segunda-feira, 31 de maio de 2010

Jucilei acabou com Neymar, Ralf acabou com Ganso e Mano acabou com o Santos.
Mano Menezes pagou o que estava devendo. Armou o time do jeito certo pra matar o Santos, anulando os dois principais jogadores adversários e explorando as inúmeras falhas do sistema defensivo santista, quase sempre disfarçadas pela eficiência do seu ataque. Jucilei e Ralf foram perfeitos na marcação, sendo que Ralf ainda arrumou tempo para ir à frente e fazer um golaço, Roberto Carlos foi muito bem e Bruno César tem pinta de que pode resolver o problema de armação do time. O Corinthians sobrou no jogo. No Santos, é óbvio que Robinho faz muita falta, mas a questão é: será que Robinho volta a jogar pelo Santos? Felipe não é mau goleiro, mas não passa a necessária segurança e falhou naquele gol no comecinho. Bruno César estava com a bola quase colada ao pé esquerdo, o que sempre impede que o chute saia muito forte. Mesmo assim, Felipe soltou, e soltou mal, nos pés de Jorge Henrique. O segundo gol do Corinthians revelou dois problemas graves que o Santos tem na zaga: o time se defende com pouca gente, e os poucos que defendem não são lá grandes coisas. Quando a bola foi levantada para a área, lá estavam quatro atacantes corintianos e apenas três defensores do peixe – o que explica como Bruno César apareceu livre e com tempo para dominar, escolher o canto e bater. Edu Dracena e Durval são zagueiros do tipo xerifão, com muita personalidade e pouca bola. É um estilo que até funciona, desde que o time não se exponha tanto – o que, definitivamente, não é o caso do Santos. Esses problemas e essas falhas não fazem com que a equipe santista deixe de ser empolgante, mas certas coisas precisam ser vistas com calma. Às vésperas da final do Campeonato Paulista, o treinador do Santo André (Sérgio Soares) declarou que era impossível pensar em marcação individual, porque o Santos tinha cinco ou seis jogadores que desequilibravam. Alto lá. Wesley está em ótima forma e André é um centroavante perigoso, mas o Santos tem três jogadores que desequilibram. Não é fácil marcar Robinho, Neymar e Paulo Henrique individualmente, mas eles são o que o Santos tem de diferente. E, claro, tem o conjunto que se acertou e que faz a gente se iludir um pouco, achando que Marquinhos é craque, Madson é craque, Pará é craque – e não é bem assim. Acredito que, nesse momento, o ensurdecedor clamor em torno da convocação de Neymar e Paulo Henrique já começa a diminuir o tom.

4 comentários:

  1. Murtinho!
    Como sempre preciso no seu comentário. Nâo é porque sou corinthiano, mas ontem o Mano deu uma aula de futebol e, de quebra, ajudou o amigo gaúcho a ter mais argumentos do porquê NEymar e Ganso não podem jogar uma Copa do mundo. Bem marcados e com um time do mesmo nível, não conseguiram jogar!
    Abs
    Vinicius Carvalho

    ResponderExcluir
  2. Realmente o seu comentário está perfeito, no começo o santos era um time que dava medo, e time que vai jogar com medo perde, justamente pq esquece de jogar, nos últimos jogos o santos vem demonstrando suas falhas e os times estão perdendo o medo...
    Abraços
    Reinaldo Brasil

    ResponderExcluir
  3. Reinaldo, Vinicius:
    Acho que a maior bobagem que um time de futebol pode fazer é dar motivações especiais aos seus adversários - e isso o Santos cansou de fazer nessa temporada, sobretudo com aquelas desnecessárias dancinhas comemorativas. Se na pelada a gente já não gosta quando leva uma caneta, imagine um profissional com a casa cheia. E o pior é que um monte de gente defende essas baboseiras, confundindo com futebol-arte, jogar com alegria etc. O resultado é que o pessoal tá entrando mordido, querendo ganhar do Santos de qualquer maneira, marcando com seriedade e concentração total, como Jucilei e Ralf fizeram ontem. Apesar da tal punição do Dorival Jr (queria ver se seriam punidos se fosse antes da semifinal da Copa do Brasil, contra o Grêmio), acho que tá faltando gente ali para aconselhar melhor a molecada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Jorginho, você está cheio de razão quando fala que os adversários do Santos entram em campo muito mordidos. Não sei se foi em função do "lobby" da mídia -pra lá de especializada- querendo a convocação do Ganso e do Neymar, das coreografias de mau gosto, da golinha levantada do Neymar ou da enorme máscara do Ganso, acho que é tudo junto. O fato é que tenho torcido bastante para o Santos perder.

    ResponderExcluir