quarta-feira, 12 de maio de 2010

Não concordo com a lista do Dunga. Mas também discordo de todo mundo.
Sei que vou desapontar os pouquíssimos e fiéis leitores desse blog, mas eu também não teria convocado os jogadores que todos estão pedindo. Hoje tá muito na onda esse papo de que futebol é alegria, futebol é ser feliz, futebol é cabeça fresca, entra lá e se diverte. Sei. Alguém aí se lembra de Portugal e Holanda na Copa de 2006, considerado por muitos o jogo mais violento da história das copas? Então: entra lá e se diverte que eu quero ver. Seleção é seleção. E Copa do Mundo, nem se fala. Dois exemplos para ilustrar. O primeiro é do grande Maradona. Depois de eliminar a seleção brasileira na Copa de 90, com uma jogada sensacional que terminou no gol de Caniggia, Maradona foi entrevistado. Um dos nossos repórteres perguntou como ele explicava o fato de ter sido anulado pela equipe brasileira um ano antes, na Copa América, e de ter superado a marcação com facilidade no último jogo. A resposta de Maradona foi tão genial quanto a bola que jogava: “Copa do Mundo é Copa do Mundo, Copa América é Copa América.” O segundo exemplo é do Edmundo. Pouco depois da Copa de 98, com toda a confusa e mal explicada história da convulsão de Ronaldo na concentração brasileira, vi o Animal numa mesa redonda confessar que sentiu um frio na barriga, ao receber a notícia de que jogaria a decisão contra a França. Justo o Edmundo, reconhecidamente um cascudo – o que só serve pra reforçar: Copa do Mundo é Copa do Mundo. Se por um lado o talento de Neymar e Paulo Henrique é indiscutível, por outro fica a constatação de que nunca foram testados na seleção brasileira principal. E cá entre nós: quando foram testados nessas subseleções que existem por aí, decepcionaram. Tanto Neymar na sub-17, quanto Paulo Henrique na sub-20. O problema é que eles começaram a arrebentar, de verdade, só esse ano, quando a temporada de amistosos da seleção já terminara. E aí, fazer o quê? Levar pra Copa do Mundo dois caras que nunca vestiram a camisa da seleção principal? Eu não levaria. Isso aconteceu com Maradona em 78, aconteceu com Zico em 74. Tivessem jogado em 2009 o que estão jogando em 2010, com certeza Neymar e Paulo Henrique estariam na lista. Como não jogaram, agora só na próxima. Minha opinião sobre Adriano está em um dos primeiros posts do blog, publicado em 15 de março com o título “Os dois Adrianos”. Resumindo: o Flamengo precisa ter paciência com Adriano; a seleção, não. Todo mundo que gosta de futebol é (ou foi) fã do Ronaldinho Gaúcho. Mas já deu, não? Nessa última temporada, ele até ameaçou. Olhou para um lado e tocou pro outro, dançou, ciscou, deu passes preciosos contra times pequenos, fez gols bonitos em jogos fáceis, mas não ajudou o Milan a chegar a lugar algum e está longe, muito longe de ser vinte por cento do jogador que já foi. O grande problema da lista do Dunga não está nos jogadores esquecidos: ao contrário, está em alguns nomes que foram lembrados. Mas isso é assunto para outro post.

5 comentários:

  1. Murta, tudo bem que esse time do Dunga foi mais do que testado e aprovado nas Copas América e das Confederações. Que todos os "chamados" tem no mínimo vinte convocações pela Seleção, mas ramires e Josué, não jogariam de titulares nem na Seleção de Honduras, você não acha? Mas tudo bem, Ganso e Neymar serão titulares na Copa de 2014 aqui no Brasil, mas o Dunga não.

    Abs,
    Marcus Weber

    ResponderExcluir
  2. Mudando de assunto, vc que é um pesquisador do esporte Bretão, poderia me dizer por anda Mcnelly Torres? aquele que acabou com u Flu em pleno Maracanã na Libertadores? Lembro que em janeiro ele estava apalavrado com a antiga Diretoria do Santos, que perdeu a eleição. Já a nova,ao sentar pra assinar com ele, descobriu que tinha que arcar com porcentagens a diversos agentes e desistiu do negócio. Um desses agentes falou em diversos jornais que o mercado é assim mesmo, e que o Santos iria ser boicotado, que nenhum jogador iria para a Vila este ano e etc.
    Disse mais: iria colocar o Torres num dos grandes do Brasil em uma semana. Sei que foi oferecido a Flu e Bota no Rio, Atletico mineiro e Palmeiras. Mas até agora, nada. Será que o novo presidente santista começou o enterro desta prática abusiva? Investigue este caso para nós.

    Abs.
    Weber

    ResponderExcluir
  3. É isso aí, Weber. Maradona, que não disputou a Copa de 78, foi titular em 82, 86, 90 e vinha sendo em 94, até ser suspenso. Zico, que não disputou a de 74, jogou em 78, 82 e 86. Não ter ido àquela primeira copa não estragou a carreira de nenhum dos dois. Neymar e Paulo Henrique podem ficar tranquilos: como cantaram para o Vanderlei Luxemburgo, a hora deles vai chegar. Quanto ao Macnelly Torres, ele disputou a Libertadores desse ano pelo Colo-Colo, que não avançou para as oitavas de final. E não se impressione muito com esses jogadores que "acabaram com o Fluminense no Maracanã". Guerrón também fez isso e hoje é terceiro reserva no Cruzeiro.

    ResponderExcluir
  4. Eu penso que a lista do Dunga é a melhor possível. Gostaria de ver Adriano no time, era só ele não ter feito tantas bobagens que estaria convocado, acabou se desconvocando. Outra coisa, esse "lobby" pra convocação do Neymar e do Ganso encheu o saco. Coisa mais chata!

    ResponderExcluir
  5. Mário: eu também não levaria os meninos, mas não creio que a lista seja a melhor possível. (Como já disse, esse vai ser assunto para outro post.) Apesar do Gilberto, do Kléberson e do Robinho, incomoda um pouco essa aversão a jogadores que atuam no Brasil. E tem gente boa por aí. Vou ver se consigo escrever sobre isso em breve.

    ResponderExcluir