quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Corinthians irregular, Fluminense voando.
Para seguir na briga pelo título até o final do campeonato, o Corinthians precisa resolver dois problemas: a falta de vitórias fora de casa e um ataque meio capenga. A única partida vencida fora foi contra o Grêmio, mesmo assim num momento em que o tricolor gaúcho ainda estava às voltas com a disputa da Copa do Brasil e poupava jogadores. Enquanto isso, o Fluminense já soma cinco vitórias fora de casa, inclusive contra adversários dificílimos como o Santos na Vila e o Avaí na Ressecada. O Corinthians tem um time bastante bom até o meio-campo. O goleiro pode não ter carisma, mas está indo bem, os laterais funcionam, a zaga é ótima, o meio-campo é excelente. Mas na frente a coisa complica, ainda mais depois de Ronaldo ter afirmado que o corpo começa a pedir para parar. Souza ajuda, mas não decide. Iarley se esforça, mas não resolve. Jorge Henrique é um jogador muito útil, mas é mais um ala do que propriamente um atacante. Gosto do Dentinho, só que um time para ser campeão brasileiro não pode depender do Dentinho. Não conheço William Morais. Se ele entrar e funcionar, acaba o problema. Mas se não for o caso, a ausência de um ataque mais incisivo pode ser fatal. 
Já o Fluminense está muito bem. O time encontrou um jeito simples e eficiente de jogar, semelhante ao que deu certo no São Paulo do recente tricampeonato e no Flamengo do ano passado: defesa sólida, saída rápida, contra-ataques mortais e conclusões precisas. Vale lembrar que o Flamengo chegou ao título de 2009 assim. Adriano e Petkovic ficaram como os destaques, mas a defesa era muito firme: nos últimos seis jogos, tomou apenas dois gols. Eram poucas oportunidades por jogo, só que muito boas e quase sempre aproveitadas. Ontem, no Serra Dourada, Deco jogou os noventa minutos, participou dos gols com jogadas descomplicadas e de enorme eficiência, e mostrou que ele pode ser, para o Fluminense 2010, o mesmo que foi o Pet para o Flamengo 2009. Percebo que aqui em São Paulo as pessoas continuam sem acreditar muito no Fluminense – é possível, aliás, que a autorreferência do futebol paulista seja tema de post em breve. Só que, enquanto ninguém acredita, o Flu vai abrindo vantagem. Daqui a pouco, pode ser tarde demais.

2 comentários:

  1. Murtinho, acredito no Fluminense como favorito ao titulo, mas já a muito tempo que o lider do primeiro turno não é o vencedor do campeonato. Exemplo foi o ano passado, que o titulo praticamente todos davam para o Palmeiras e quem foi o campeão. Flamengo. Vamos aguardar.

    ResponderExcluir
  2. Sim, Rodney, nesse momento seria bobagem dizer que o título do Fluminense é barbada, até porque o Corinthians está ali, na cola, e eu acho que o Inter ainda vai crescer. Também levava fé no Santos, mas com a parada do Ganso fica muito difícil. Claro que não tem nada decidido, só que tá todo mundo apostando nessa história de que o Brasileirão se decide nas dez rodadas finais. Pode ser e é assim que tem sido. Mas eu lembro que, no ano passado, os caras que gostam de estatísticas, como o PVC, diziam que nunca um campeão brasileiro tinha virado líder muito perto da última rodada. O Flamengo passou trinta e seis rodadas sem saber o que era ser líder. Assumiu a liderança só na penúltima e foi o campeão. Agora em 2010, é certo que muita água ainda vai rolar. Por exemplo: como o campeonato é longo, bastante disputado e os gramados são ruins, não é nenhum absurdo o Fluminense perder o Conca e o Emerson, por contusão, durante doze dias. Normalíssimo. E se nesses doze dias tivermos quatro rodadas - domingo, quarta, domingo e quarta -, só aí são doze pontos em jogo. Sem o Conca e sem o Emerson, o Fluminense vira um time igual aos outros, pode pontuar pouco e ser ultrapassado. Quanto a isso, concordo. O que não quer dizer que devemos ignorar a diferença que o Flu está abrindo. E outra: eu não apostaria nesse raciocínio de que até hoje nunca tivemos um campeão definido tão cedo. Tem sempre uma primeira vez, né?
    Abração.

    ResponderExcluir