segunda-feira, 19 de abril de 2010

A vitória do feijão com arroz bem feitinho.
Botafogo e Flamengo fizeram um jogo muito ruim, que só mesmo um juiz horroroso conseguiria piorar. Gutemberg de Paula Fonseca conseguiu. Passei os três meses de Campeonato Carioca inconformado com os critérios de arbitragem no Rio, mas ontem os absurdos chegaram ao auge. Que fique bem claro: não foi por causa do juiz que o Botafogo ganhou o jogo e não foi por causa dos juízes que o Botafogo ganhou o campeonato. Eles erraram o tempo inteiro, a favor e contra todos. E, sobretudo, contra o futebol. Não são desonestos: são ruins mesmo. Muito ruins. O Botafogo ganhou, o jogo e o campeonato, porque a partir da chegada de Joel Santana passou a jogar um feijãozinho com arroz bastante simples, mas suficiente pra chegar ao título. O Vasco se iludiu com o enganoso sucesso obtido na sofrível segunda divisão. O Fluminense se iludiu com a heroica arrancada que livrou o time do rebaixamento. E o Flamengo caiu por causa da soberba de sempre – a mesma que fez o time ser eliminado das duas últimas Libertadores que disputou, em 2007 e 2008. O Botafogo do Joel joga fechadinho atrás, se defendendo de tudo quanto é jeito, e força faltas nos lados do campo, pra levantar bolas na área. Nada contra. Futebol é assim. Quem sabe jogar com a bola no chão, joga; quem tem um bom cobrador de faltas, cava faltas na meia-lua; quem tem bons chutadores de meia distância, bate muito de fora. O time do Joel cruza bolas. O mais bacana foi o título ser sacramentado com a defesa do Jéfferson no pênalti do Adriano. Ele foi, de longe, o melhor jogador do Botafogo no campeonato. Quanto ao Flamengo, nenhuma surpresa. Sem inspiração (a pouca inspiração que o time tem só entrou em campo aos trinta e oito do segundo tempo) e sem pernas (por que será, hein, comissão técnica do Flamengo?), foi vencido pela disposição física e pela disciplina tática alvinegra. Mas a torcida do Botafogo que não se engane: sem três ou quatro bons reforços – não me venham com ednos e sandros silvas – o time vai, uma vez mais, lutar desesperadamente pra não cair no Brasileiro.

2 comentários:

  1. Um colega de trabalho estava dizendo outro dia que achava que o time do Flamengo estava muito cansado. Pode ser, mas para mim a equipe está desanimada mesmo. Não é nem empáfia, pelo menos não totalmente: é uma falta quase desesperadora de interesse no jogo.

    Por isso eu estava pensando que, se o Andrade sair (e se o Flamengo for eliminado da Libertadores não sei se é má ideia), não seria bom trazer um dos famigerados "técnicos-família", como o Felipão ou o Joel. Na situação atual do Flamengo um autoritário como Muricy não duraria nem dois segundos; talvez o melhor seja alguém que una e seduza o grupo. Com empolgação a coisa pode andar.

    ResponderExcluir
  2. Lucas, "técnicos-familia" não pelo amor de Deus. Já bastam os do volei.

    ResponderExcluir