quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Pênaltis absurdos e Marcelinho comendo a bola.
Lord Agostini ontem me esculachou pelo msn, só porque eu não meti o pau no Muricy depois da derrota do Fluminense, em Campinas. Tentei explicar que eu não tinha visto o jogo e não podia comentar o que não vi, mas não adiantou. O homem estava possesso e chegou a me acusar de levar dinheiro do treinador do Fluminense pra não falar mal dele. Já consultei os advogados do blog – pagos por Muricy, evidentemente, já que eu não tenho grana pra isso – e pretendo levar o caso às barras dos tribunais. Tais desavenças, no entanto, não reduziram o prestígio que o Lord mantém junto ao blogueiro e decidi ver Fluminense e Ceará, abrindo mão de um dos maiores clássicos do futebol brasileiro, Cruzeiro e Internacional. Vai que o Fluminense tropeça e eu não falo nada? O homem ia garantir meu bilhete em seu famoso avião dos infernos. Mas quando o Fluminense fez dois a zero, com apenas vinte minutos, e liquidou a fatura, tratei de me mudar para o jogo de Uberlândia. Para minha surpresa, Cruzeiro e Inter fizeram uma partida chocha e chata. Coisas do futebol. Fora isso, ontem tivemos mais um aborrecido festival de pênaltis inexistentes, assinalados por conta da incompetência dos nossos péssimos árbitros. Tivemos o Corinthians firme e forte em sua saga de não vencer fora de casa. Tivemos o São Paulo confirmando a boa recuperação – na tabela, porque o futebol continua meia-boca. E tivemos o Flamengo se aproximando de uma posição mais adequada às suas apresentações no campeonato. 
No final da década de sessenta, fazia sucesso um treinador chamado Tim. Era inteligente, gostava do futebol bem jogado e montava algumas surpresas táticas nos times que dirigia, alterando-os em função do adversário. Tim era fã de um meia chamado Bráulio, que apareceu muito bem no Internacional de Porto Alegre, brilhou no Coritiba e ficou bastante tempo no América do Rio, numa época em que o Ameriquinha tinha sempre boas equipes. Aonde Tim ia, o Bráulio ia junto. E Tim dizia o seguinte: com o Bráulio no meio, eu tenho um time sempre organizado. Toda vez que eu vejo em campo um bando de loucos como o do atual time do Flamengo, eu lembro do Tim e ponho a responsabilidade por toda aquela desorganização no meio-campo. A defesa pode falhar, como na pixotada de Jean no segundo gol do São Paulo. O ataque pode ser improdutivo, como tem sido durante todo o campeonato. Mas se o meio-campo tiver gente que conheça o assunto, a coisa vai. E no Flamengo não está indo não. O técnico Silas, ontem, conseguiu a proeza de fazer a torcida sentir saudade do Rogério Lourenço. Escalou mal e fez uma substituição aos vinte minutos, tirando Corrêa e colocando Vinícius Pacheco. Não tenho nada contra tirar o Corrêa, um jogador de meio-campo que não arma, não desarma e não acerta passe. Mas tenho tudo contra colocar o Vinícius Pacheco, que já provou em três dúzias de ocasiões que não resolve bulhufas. O São Paulo não jogou bem, mas não há a menor necessidade de jogar bem para ganhar do Flamengo. Bastou o belo passe do Marcelinho, a quem eu já tinha elogiado depois do jogo contra o Atlético Mineiro, no lance do primeiro gol, para o Flamengo desabar. Só não entendi por que Sérgio Baresi – ou Rogério Ceni, como andam dizendo por aí – decidiu pôr o Renato Silva no segundo tempo. Entrou fazendo as lambanças de sempre, cometendo faltas bobas na entrada da área e ajudando a levantar o ânimo do Flamengo. Estranhamente, até porque estava com um a mais, o São Paulo sumiu do jogo e só criou mais uma boa chance, em outra linda jogada do Marcelinho. Sempre ele. Ao perder só de dois, o Flamengo se consolidou como uma das três defesas menos vazadas do campeonato, ao lado de Fluminense e Cruzeiro. O que só serve para comprovar – como se ainda fosse necessário – a inaceitável mediocridade de um time que é seis vezes campeão brasileiro, mas que hoje se contenta em perder de pouco.

2 comentários:

  1. Murta, vc dá azar. Não assista mais jogos do time daquele filhodumaputa. Além de ganhar, o uóxitou ainda fez 2 gols.

    ResponderExcluir
  2. Como vocês podem ver, tá difícil agradar o Lord. Levo pancada quando vejo o jogo, tomo cacete quando não vejo. Acho melhor cancelar minha assinatura do PFC, assim o dilema acaba.

    ResponderExcluir