terça-feira, 14 de setembro de 2010

Campeonato italiano e interatividade.
De todos os esportes que conheço, o campeonato italiano é o que mais se assemelha ao futebol. Pouco, é verdade, mas parece. De qualquer modo, influenciado pelo Alex Borba e seu padrão europeu de exigências, me animei para ver Cesena e Milan, pra conferir a formação com Robinho, Pato, Ronaldinho Gaúcho e Ibrahimovic. E eles tomaram um couro legítimo. A defesa do Milan é uma baba. No meio-campo joga o Pirlo, que atualmente talvez pegasse uma reserva no Avaí. Robinho entrou quando o caldo já entornara, procurou se movimentar, fez uma ou duas papagaiadas com a bola, mas não teve tempo de produzir nada. Ronaldinho Gaúcho fez mais ou menos a mesma coisa que Robinho, só que ficou em campo bem mais tempo. Pato pelo menos tentou jogar em velocidade, atuando pelo lado direito e fazendo jogadas perigosas. Ibrahimovic é o Fernandão ganhando em euro. E bota euro nisso. Lento e dispersivo, embora sem dúvida habilidoso e com ótima visão de jogo. Depois daqueles olhares lânguidos para o Ronaldo Fenômeno e do delicado tête-a-tête com Piqué, acho que ele faria uma bela dupla de ataque com a Marta. Mas o melhor do jogo foi a transmissão da ESPN. Compreendo que o mundo caminha para a interatividade, é inevitável, mas as situações que isso provoca são inusitadas. Enquanto o narrador passava o tempo inteiro pedindo aos assinantes que entrassem no site e mandassem mensagens com suas perguntas, o comentarista mostrava absoluto mau humor com a – óbvia – impossibilidade de responder todos os e-mails que chegavam. Aí os assinantes começam a espinafrar, reclamando que as mensagens não são lidas, o comentarista tenta se explicar alegando o grande número de e-mails que chegam, o narrador insiste em pedir ao assinante que escreva, é uma balbúrdia só. E para arrematar, o comentarista (Sílvio Lancelotti) gasta a maior parte do tempo dando receitas da culinária italiana, frequentemente interrompidas por causa de um ou outro lance importante. Quando a bola para, a receita volta. Posso garantir que a transmissão é divertidíssima, mas quem quiser ver futebol deve procurar outra coisa.

2 comentários:

  1. Fala ai Murtinho, depois q eu digo q o difeicil ee jogar aqui nego torce o nariz, campeonato espanhol, uma baba sem tamanho com 2 times meia solas q não enganam ninguem, itliano vc já traduziu, campeonato alemão igual a tornei de varzea em itaquera, se bem q em itaquera devem ter caras muito, mas muito mais habilidosos e o campeonato inglês deve ser um casado e solteiro com muita grana, Abraco, martorelli.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Renato. Eu não tenho a menor dúvida de que o Brasileirão é o campeonato mais equilibrado e o mais difícil do mundo, com vários times com chances reais de conquistar o título. Ano passado, no campeonato espanhol, Barcelona e Real Madrid chegaram com vinte e cinco pontos a mais do que o terceiro colocado. Vinte e cinco! No alemão, só dá Bayern de Munique. No inglês, ou é Chelsea ou é Manchester United. E no italiano, um pouquinho mais complicado, tem Milan, Inter, Roma e Juventus, mas os jogos são chatos de doer.
    Abração.

    ResponderExcluir