quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Caso Neymar: um festival de lambanças. 
Você acha que o Neymar ganhou a queda-de-braço com Dorival Júnior? Pois eu acho que quem ganhou foram seus empresários. 
Na revista Piauí de outubro de 2007, há uma longa matéria sobre o agente da FIFA Wagner Ribeiro.* Fala da venda do Kaká, da venda do Robinho, da briga do agente com Leão, no Corinthians, por causa do Lulinha – e que acabou provocando a saída do técnico, exatamente como aconteceu agora. E fala sobre o Neymar, então com quinze anos. Ali a gente percebe claramente quem é que manda de verdade no atual futebol brasileiro.
Evidente que, nessa história, todo mundo errou. 
Neymar não poderia ter feito o que fez. Jogador de futebol, quando é bom e fominha, quer bater todos os pênaltis, todas as faltas, todos os laterais e todos os tiros de meta. Mas se o técnico disser que não, pode amarrar a cara, fazer beicinho, não dormir à noite, mas tem que segurar a onda. Claro que não é o único, mas um dos problemas do Neymar é que, ao ser incentivado no desrespeito aos jogadores e torcedores adversários, em nome do “futebol-arte” (ver post da última sexta-feira), ele extrapolou e passou a achar natural desrespeitar o técnico, os colegas de time e até os torcedores do Santos. 
Dorival Júnior também errou, por transformar um problema disciplinar grave numa briga quase que pessoal, além de tentar dar ao país uma declaração explícita de que “quem manda aqui sou eu”. Não entendo exatamente de que forma o Neymar seria punido com o afastamento no jogo contra o Corinthians. Na verdade, os maiores punidos com essa decisão seriam o Fluminense, o Cruzeiro e o Inter, além do próprio Santos. Um belo desconto no salário, por sinal anunciado pela diretoria santista, seria mais do que suficiente. Na entrevista coletiva após o episódio da semana passada, Dorival Júnior declarou que “treinador de futebol é, acima de tudo, um gerenciador de problemas”. Concordo plenamente, só acho que, esse aí, ele não soube gerenciar não. 
Ao demitir o treinador, a diretoria do Santos talvez tenha cometido o pior de todos os erros. É a bagunça tolerada, autorizada, oficializada. Mesmo que Dorival Júnior tenha ultrapassado os limites hierárquicos da sua função, como o Santos afirma na nota oficial, a decisão abençoa os desatinos de Neymar e, indiretamente, pode fazer muito mal ao futuro do jogador. 
Finalmente, um recado pra torcida do São Paulo: Dorival Júnior parece mesmo ser bom técnico, principalmente por ter compreendido o que tinha nas mãos no início do ano e ter feito a parte que lhe cabia para aquele time ser tão espetacular. Ok. Mas não pensem que, com Dorival Júnior no comando, o Jorge Wagner vai jogar tanto quanto o Ganso, o Marlos quanto o Robinho e o Fernandão quanto o Neymar. 
Treinador treina. Quem joga é o time. 
* http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao_13/artigo_377/O_agente_globalizado.aspx

4 comentários:

  1. Boa Murtinho!!!! Kkkkkkkk o ultimo parágrafo e pro Jaime e pro Roger kkkkkk

    ResponderExcluir
  2. Murta,
    Não vi o programa, mais vc me fez ter uma apreço pelo Mano.

    lalica

    ResponderExcluir
  3. Murtinho, largamão de propaganda e vai comentar futebol.

    XD

    ResponderExcluir
  4. Murtinho concordo quando diz que "quem joga é o time", por isso mesmo torço para ele vir pro tricolor, quem sabe ele não afasta estes três perna de pau e mais alguns que estão ali só comendo e dormindo..... abs...

    ResponderExcluir