terça-feira, 20 de julho de 2010

Uma pergunta da Dani e outras perguntas minhas. 
Minha amiga Dani Carvalho ontem perguntou por que os jogos da Copa não podem ser no Pacaembu. Aproveito o embalo para reforçar a pergunta, estendendo-a ao Morumbi, e fazer outras. 
A primeira delas é essa: por que temos que fazer a nossa Copa seguindo um padrão europeu de qualidade? Como escreveu Ary Barroso e cantou João Gilberto, isso aqui, ioiô, é um pouquinho de Brasil, iaiá. Não vamos nos curvar à bagunça e ao improviso, ok, mas nem oito nem oitenta. Vai dizer que a Copa de 2010 na África do Sul teve infraestrutura tão poderosa quanto a de 2006 na Alemanha? E se tivesse, alguma coisa estaria errada. 
Eu vi, na ESPN, o José Trajano dizer que lá na África do Sul essa história de estacionamento, por exemplo, não tinha em estádio nenhum. A torcida do São Paulo lotou o Morumbi no jogo contra o Cruzeiro pela Libertadores, vai lotar novamente contra o Inter, não vai caber uma pulga a mais se o time chegar à final, e os caras vão de metrô, trem, van, a pé, quem vai de carro estaciona onde der; mas para receber três ou quatro jogos da Copa tem que construir um mirabolante estacionamento pra não sei quantos mil carros? Como assim? Por acaso os abastados, belos e cheirosos turistas do primeiro mundo virão para a nossa Copa em seus confortáveis automóveis? É claro que é necessário melhorar muito a rede de transportes, apertar a segurança, dar um tapa no estádio, conservar bem o gramado. Mas isso é mais simples, não? 
Voltando ao Pacaembu: se a abertura da Copa vai ser vista pela tevê por bilhões de pessoas no mundo inteiro, qual a diferença entre ter quarenta ou sessenta mil no estádio? É óbvio que ninguém vai pensar em fazer o jogo de abertura aqui no Anacleto Campanella, mas não seria justo relevar certas coisas em nome da história, da tradição e de tudo que o Pacaembu representa para a cidade de São Paulo? E outra: nunca fui lá, mas já ouvi de vários amigos paulistanos que o Pacaembu é fantástico para se assistir a jogos de futebol. A torcida corintiana lota o estádio o ano inteiro, promovendo espetáculos emocionantes e inesquecíveis. Não é exatamente isso o que se espera de uma Copa do Mundo? 
Para continuar com esse tão sofisticado padrão de exigências, seria melhor abandonar a ideia de uma Copa itinerante e democrática – que foi o que a levou para a África do Sul –, e fazê-la sempre na Suíça.

Um comentário:

  1. E exatamente isso que pensamos qdo a Dani postou a foto! Não há sentido em tantas exigências; A copa tem que ser a Copa DO Brasil e não a Copa da Fifa NO Brasil, não é mesmo?
    Vinicius

    ResponderExcluir