quinta-feira, 5 de maio de 2011

Síndrome de Tolima desconstrói o futebol brasileiro na Libertadores.
Ontem, voltávamos do almoço e eu explicava ao Alê Santos por que escolhera Libertad e Fluminense para assistir à noite. Entre Copa do Brasil e Libertadores, Libertadores, porque os jogos já eram decisivos. E entre os da Libertadores, achava que o Grêmio não tinha escapatória e que Inter e Cruzeiro levariam de barbada. Temia pelo Fluminense. Há muito tempo que o time vem sofrendo de irregularidade crônica e, apesar da vitória por três a um no jogo de ida, aquele resultado caiu do céu. O Libertad dominou o segundo tempo inteiro e o que salvou o Flu foi um gol de Marquinhos parecido com o do Gérson na final da Copa de setenta. E a gente sempre deve levantar suspeitas toda vez que o Marquinhos faz algo que lembre o Gérson. 
Naquele jogo deu pra ver que o Libertad tem um time arrumadinho, dois bons laterais – principalmente o Samúdio (parente da moça?), que fez o segundo gol ontem – e um atacante perigoso, o Nuñes. Claro que não é nenhum timaço, mas poderia complicar. E complicou. A atuação do Fluminense foi covarde e ridícula, com duas conclusões no jogo todo: uma cabeçada do Marquinhos no travessão, no primeiro tempo, e um piparotezinho safado do Fred no segundo. 
Dessa vez não teve benção de João de Deus que salvasse, não teve time de guerreiros que desse jeito, não teve nenhuma dessas palhaçadas. Que sirva de lição: futebol se ganha jogando bola, o resto é conversa.
Como não lembro de nenhuma eliminação traumática da seleção brasileira em jogos noturnos de Copa do Mundo, é bastante provável que a noite de ontem tenha sido a pior de toda a história do nosso futebol. 
O Grêmio, que dos brasileiros na competição sempre me pareceu o mais fraco, não tinha muito o que fazer, a não ser sair com dignidade. Até botei o jogo pra gravar, porque ali estava a única possibilidade de heroísmo da noite, mas já desgravei. 
O Internacional vem se especializando na arte de produzir vexames. Depois da inconcebível derrota para o Mazembe, no Mundial Interclubes de Abu Dhabi, a eliminação de ontem foi mais um absurdo. E, nesse caso, nem dá pra dizer que brasileiro não sabe jogar a Libertadores – o que costuma ser verdade –, porque o meio-campo era formado pelos argentinos Guiñazu, Bolatti e D’Alessandro. 
Quem costuma ler o blog ou conversar comigo sobre futebol sabe que há muito tempo admiro o jeito de jogar do Cruzeiro, mas sempre ponho em cheque o fato de não ganhar nada. É o time do quase. Esse ano, reforçou o miolo de zaga com a chegada do uruguaio Victorino, mas perdeu força na lateral com a saída do Jonathan. O meio-campo continua muito bom, só que o ataque não me parece forte o suficiente. Outro dia vi um monte de elogios à primeira colocação geral na fase de grupos, à vitória sobre o Once Caldas lá em Manizales, aí quando fui conferir os gols, um deles tinha sido do Ortigoza. Fiquei desconfiado. Mas o maior problema parece ser mesmo o Cuca. Ah, o Cuca. Ajeita os times, dá padrão, bota pra jogar bonito, mas não ganha, uai. Loser total.

9 comentários:

  1. Murta, é que vc não viu o jogo do tricolor. Aí completaria a sua lista de pior quarta-feira da história. O número de gols perdidos já passou de de gols convertidos na história do clube rs. (tá, eu sei que eu sou exagerada), mas esse fenômeno parece que anda aumentando jogo após jogo.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Ah, e como eu sei que esse espaço dos comentários é bem movimentado eu digo: SIGAM O BLOG PESSOAL! Ali no cantinho superior direito.
    Beijoooooo

    ResponderExcluir
  3. Jaime, secando até o fim,5 de maio de 2011 às 13:47

    é o futebol voltando ao normal, murta. só falta um filhodumaputa cair. já sobre o meu time, segue o mesmo comentário q fiz no jogo contra o santos. ontem foi tudo igual. inclusive o jean conseguiu perder o mesmo gol feito.

    ResponderExcluir
  4. Thomas Newlands, só de passagem5 de maio de 2011 às 15:51

    Entrei só pra repetir uma provocação feita ao Jaime via twitter. O Muricy é o único brasileiro q sobrou na Liberta.
    E o Santos já começa a ter a cara dele. Quem viu o jogo contra o América \o/ pôde observar o motivo do 0x0. O Santos ensaiou uma pressãozinha nos 15 minutos iniciais, mas foi só pra constar. No 2º tempo, só deu América e, inacreditavelmente, Rafael fez umas boas 3 ou 4 defesas (mas nada de outro mundo), chute de longe no alto é mais fácil de defender, quero ver pegar aqueles chutes se fossem rasteiros (Berna manda lembranças).

    ResponderExcluir
  5. Camilinha:
    Pois é. Semana que vem eu vejo o tricolor. Mas não acredito que o São Paulo tenha grandes problemas não. Vi o Avaí em casa, contra o Botafogo, e não achei grandes coisas. Só se classificou porque o juiz deu um pênalti pra lá de maroto no finalzinho, e olha que o Botafogo já tava aquela água. Mas é futiba, né?
    Beijo.

    Jaime:
    Rapaz, o problema é que a maior vantagem da rodada, por incrível que pareça, ficou com o Santos. O caminho ficou mais fácil.
    Abraço.

    Thomas:
    Mandar o Ganso jogar de centroavante é pior do que o Vanderlei escalar o Ronaldinho na posição. O cara não pegou mais na bola e o time ficou sem saída de bola, sem armação, sem nada. De qualquer forma, uma coisa precisa ser contextualizada: a importância que os mexicanos dão à Libertadores é outra. Os dois melhores jogadores do América só entraram no segundo tempo, porque estavam sendo poupados. E o Berna, coitado, é aquilo que o Jaime apelidou de "chama-gol".
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Magalha achando q os 6x0 foi roubado5 de maio de 2011 às 18:12

    vamos la:
    1- qm disse q o Falcao é tecnico? o cara a unica vz q tentou foi pela selecao e foi uma merda... jogada de mkt pra tzr Ronaldos e Rivaldos da vida tudo bem agora pra tzr tecnico? tem q se fuder mesmo
    2- o Cruzeiro ja tv demorando pro Roger e o Cuca fz alguma merda...
    3- o Flu ontem eu ouvindo o CBN esporte ouvi um cara dzndo q o Flu vinha contrariando tds as expectativas... ontem nao foi diferente...
    4- o Gremio era barbada
    5- o Santos nesse caso acho q vale um comentario importante ... o Muricy nao arrumou defesa porra nenhuma ... continua uma merda... so nao leva gol por incopetencia adversaria... o SP nao marcou pq nao qz e o America mesma coisa.... nunca vi um time perder tanto gol na cara... ainda mais tento o grande Rosiney como destaque do time.... outra coisa ja tv um post sobre falsos golacos ... ta na hora de um sobre falsas defesas espetaculares... o Rafael nao fz nada de fudido ... defesas normais bolas altas no meio do gol em q ele viu a chance de aparecer bem na foto e nada mais... acho ainda o Santos o melhor q temos aqui no Brasil mas ta looooonge de apresentar um futebol seguro... da pra ver q se apertar a defesa entraga e fode o ataque...
    6- Palmeiras .... bom 6 e um numero q combina muito com a porcada hj .... chupaaaaaa (6as) kkkk

    ResponderExcluir
  7. Murta semana q vem vc vai assistir o SAO PAULO??
    o R.Souto joga... fica a dica

    ResponderExcluir
  8. Concordo, e muito com o Magalha, em relação ao Rafael do Santos, todas as defesas espetaculares dele foram no meio do gol, ele só fez o básico do goleiro espalmar, a diferença é que ele deu aqueeeela valorizada como todo goleiro precisa fazer pra ser comentado...
    Quanto a liberta, foi muito divertido ver 4 times brasileiros sairem de forma tão surpreedente, ou nem tanto assim, vamos aos fatos, Cruzeiro, talvez tenha sido minha maior surpresa, achei q os caras tinham grandes chances de levar esse caneco, mas deu tilt e o Cuca perdeu a cabeça assim como o já conhecido e odiado Roger que só sabe falar...O santos se classificou pela falta de boas finalizações do time mexicano, bom é um time mexicano não se pode cobrar muito. Inter tava se arrastando enganando que estava bom com resultados magros, o Falcão pegou uma bomba. Fluminense, ah o time de guerreiros, quem inventou essa história não deve ter percebido q o Fluminense teve é sorte, goleiros que falharam, penaltis inventados no fim do jogo, enfim, o Flu tem um time muito bom no papel, mas não é tdo isso e deu pra ver contra um time ruim mas organizado como foi o do Libertad quarta. Grêmio, nem comento muito ruim, muito fraco. Agora saindo da Libertadores.... Copa do Brasil, Flamengo perde pro forte time do Ceará, não vi o jogo mas pelo jeito deve ter sido uma beleza, Avaí e São Paulo foi muito ruim de ver, de doer. Agora o íncrivel feito do Palmeiras, o Coritiba continua com 24 vitórias em 24 jogos seguidos o de ontém só consolidou q o Coxa vem ganhando todas, mas vem ganhando de times fracos, se o Palmeiras tem um time forte, ele não entrou em campo ontém, e olha q a goleada podia ter sido maior, vi pelo menos 3 lances de gol claros pro Coritiba, Mas ontem foi algo lindo de se ver 6x0 e o início de uma crise, já estão colocando o trabalho do Felipão em dúvida e ele pode ser demitido...

    ResponderExcluir
  9. Bom....foi uma noite fantástica. Para mim Grêmio e Fluminense não se classificariam mesmo. O Inter tinha lá minhas dúvidas, já não havia jogado nada no Uruguai, quando tomou a virada logo pensei...não vão virar nem f....O Cruzeiro foi a grande surpresa....goleando todo mundo, embora o Campeonato Mineiro não signifique nada, mas não imaginei que viessem a ser desclassificados em casa. Após o jogo, pensando friamente, lembrei que o Cuca é o técnico....ahhhh Cuca...rsss...não consegue ganhar nada mesmo!!! E tem o Roger....para o Roger um chuuuuuuuuuuuupa....seu chinelinho desgraçado....
    Abraços.

    ResponderExcluir