segunda-feira, 9 de maio de 2011

Ficou um pouco mais equilibrado.
Nossa pior campanha em Copas do Mundo aconteceu em 1966, na Inglaterra, quando não passamos da primeira fase. Na tentativa de restaurar a autoestima despencada, os comandantes do futebol brasileiro apelaram para o prestígio popular de João Saldanha, admirado e querido comentarista de rádio. 
Logo na primeira convocação, ele deu aos seus selecionados o apelido de “As Feras do Saldanha” e passou a alardear que não havia no mundo futebol melhor que o nosso. Das vinte e duas “feras” escolhidas, oito eram do Santos. Oito. Mesmo assim, se quiséssemos apontar os dois maiores jogadores brasileiros daquele momento, claro que um deles seria o Rei, mas o outro dificilmente seria santista: o Cruzeiro tinha Tostão e Dirceu Lopes, o Botafogo tinha Gérson e Jairzinho, o Corinthians tinha Rivellino. 
Pelé à parte, havia equilíbrio, e isso vale para quase todos os melhores momentos do nosso futebol, até chegar ao Santos atual. Me parece indiscutível que os dois maiores jogadores em atividade no Brasil são Neymar e Ganso – o que representa um fato inédito e dá ao Santos a condição de favorito em qualquer competição da qual participe. 
Entretanto, falta ao Santos a qualidade dos coadjuvantes que os nossos grandes times sempre tiveram, e a ausência de Ganso ou de Neymar pode provocar estragos irremediáveis. Ou seja: com Ganso e Neymar o Santos era favorito absoluto ao título estadual e fortíssimo candidato à Libertadores – ainda mais depois que a brasileirada amarelou vergonhosamente. Sem o Ganso a Libertadores vai ser osso, e no estadual o desacertado e confuso Corinthians pode aumentar suas esperanças. 
O jogo de ontem foi fracote.

5 comentários:

  1. O jogo foi realmente muito fraco. O que mais me preocupa não é perder o título e sim o "futebol" que o Corinthians vem apresentando. Um técnico burro como o Tite e um time limitado como o que temos, definitivamente não é uma boa combinação. Magalha....o Atlético/MG já ganhou o primeiro jogo....sei não....mas o Dorival Junior está ficando longe do Timão.

    ResponderExcluir
  2. Realmente o jogo de ontém foi fraco, mas comparado ao patético Corinthians e Palmeiras da outra semana, foi bem melhor, pelo menos teve bola na trave, um pouco mais de correria... concordo que o Santos tem os 2 melhores jogadores brasileiros em atividade por aqui, mas realmente falta o resto do time, o Santos antes me deixava bem assustado com o que seria a final, eu imaginava um time mais agressivo, tem cansaço tem, mas o restante do time é tão fraco como o Corinthians... a zaga queria entregar a paçoca de qualquer jeito, oportunidades não aproveitadas pelo fraco aproveitamento do meio pra frente. O Bruno Cesar erao único que partia pra cima, tentava jogadas e foi substituído, prefiro pensar que ele tenha se cansado, pq se foi uma questão técnica reforço que o Tite foi burro, mas em contrapartida o Morais foi bem, deu mais velocidade ao time, fez uma bela jogada não aproveitada pelo craque Paulinho. Dentinho, um lixo fica sempre no mesmo lenga lenga, não cria, não corre só sabe cair... péssimo... Laterais, o Fabio Santos é razoavel, seria um bom reserva, mas reserva... fato é que o Santos só assustou quando Neymar resolveu jogar bola e partir pra cima... é bom os jogadores do corinthians irem ligados pra Vila, pq ontem foram bem defensivamente, mas o poder ofensivo precisa melhorar MUITO.

    ResponderExcluir
  3. Magalha yes we can!!!!9 de maio de 2011 às 11:32

    é impressionante como no futebol a parte fisica conta demais...... a 15 20 anos o Santos ia atropelar o Corinthians com esse time.... mas ontem a perna pesou e muito.... o Tite ate q armou certo....... chicao na sobra com Wallace e Cabeça de Castanha no combate deixaram a zaga mais forte..... impressionante como o Ralf se entrega no jogo, foi um guereiro..... mas pra variar faltou foi a leitura do Tecnico durante o jogo... o pensar rapido. o Tite demora, ta insseguro..... o Wallace implorou aos 10 min do segundo pra sair..... correr com o Neymar não é facil....... e o cara nao tinha um Plano B. achou q ia assim até o fim...... só nao levamos um gol por pura incopetencia santista...... na terceira substituicao ele resolveu colocar o Ramirez q nao é volante nem lateral ...... ai virou baguça.... Ditamos o jogo no final por pura condicao fisica ....... o Dentinho num ta querendo mais...... qr so regar Samambaia.... melhor comer banco..... o Jorge Henrique nao ta ligado no jogo ha muito tempo..... se é pra ser volante entao joga com o Ralf e o Paulinho no lugar dele vale um cara mais criativo..... o cara nao acerta um passe!!!!! ai falam q jogam muito. joga o caralho o cara é um puta caxias q corre pra kct na hora de chutar num tem folego pode falar o q qzr nao curto o Jorge Henrique....... Liedson ta em final de temporada ele e o Elano sofrem com o "fuso" Europeu...... Bruno foi bem não sei pq o Tite tirou ele e nao o Jorge Henrique se foi por fisico ok se foi tatico pra vairas fz bosta....... O Julio Czr não é goleiro pro Corinthians.... sabe fechar o angulo no cara a cara mas tds ja perceberam q se chutar de longe vai dar merda..... ontem quase levou um Gol Dirceu Borboleta....
    Domingo o Alessandro volta e ai quero ver como o time vem pra campo..... vai ter q sair pro jogo mas vai ter q segurar o Neymar...... acho q o Paulinho dv ficar na cola do ponta e deixar o Alessando apoiando e segurando o Leo....

    Santos tem uma parada dura vai viajar de avião e depois encarar mais uma hora e meia de Buzao pra chegar ao local do jogo... Libertadores sem Ganso vai ser foda. o Neymar vai ter q correr por 2 ....... Temos chances de levar essa...... Alias pro bem maior do Santos e o Meu espero q eles joguem tudo agora e deixem o Domingão pra nós.......

    Luiz.. fudeu...... se o Atletico levar vamos ter q aguentar esse merda..... ai ja sabe.. sao 10 rodadas mandam ele embora e ai fudeu ..... kkkkk Oremos

    ResponderExcluir
  4. Jaime, o repetitivo,9 de maio de 2011 às 12:03

    oq fode o santos é a merda de técnico q eles contrataram. pode ter até a pqp jogando lá. a boa vai começar a sair do pé desses caras e o chuveirinho vai ser a grande jogada.

    ResponderExcluir
  5. Luiz Eduardo tem razão: com ou sem título, o Corinthians tá jogando pedrinha. (Mais ou menos como o Flamengo lá no Rio.)

    Na mesma linha, Laerte está certíssimo: tem que melhorar muito. Tem que melhorar tudo.

    Magalha: o Jorge Henrique é o único atacante que conheço com alma de volante. Tem gente que gosta. E o condicionamento físico tomou proporções assombrosas, mas esse é um caminho sem volta. Futebol agora é assim. Melhor para o Corinthians, porque o cansaço santista pode pesar na decisão.

    Finalmente: o repetitivo - e implicante - Jaime tem uma boa dose de razão. Basta olhar o tanto de zero a zero que passou a acontecer nos jogos do Santos depois que o hômi assumiu. É o diabo mostrando seu rabo.

    Abraços gerais.

    ResponderExcluir