quinta-feira, 12 de maio de 2011

Libertadores com cara de Copa do Brasil. Copa do Brasil com cara de Libertadores.
O Santos foi treinar em Manizales. Joguinho chocho, lento, frio, na verdade um coletivo com um pouco mais de pegada. Estranhamente, o Once Caldas vem seguindo na competição sem ter vencido uma partida sequer em casa – foram três derrotas e dois empates –, mas acho que agora deu. Além de eventuais contusões, não vejo o que possa tirar o Santos da próxima fase. O melhor do jogo, novidade!, foram as diabruras do Neymar, que fez e aconteceu pelos dois lados do campo, e ainda largou Alan Patrick cara a cara com o goleiro Martinez pra fazer o gol da vitória. O pior do jogo foi o tenebroso uniforme santista, com a camisa em listras verticais e o meião em listras horizontas. Ok, elegância no figurino também não é o meu forte, mas aquilo ali é feio de doer.
No jogo contra o Peñarol, o goleiro Garcés, da Universidade Católica, levou um gol que nem um improvisado goleiro da nossa finada pelada, aqui no Playball de São Caetano, levaria. E digo mais: se levasse e fosse do time dele, Jaime Agostini viria lá da frente xingando até a oitava geração do pobre-coitado. Pra piorar, foi aos quarenta e oito do segundo tempo. Fiasco total.
O Flamengo foi eliminado da Copa do Brasil pelos mesmos motivos que, no post de sexta-feira passada, escrevi que o rubro-negro não pode ter maiores ambições no Campeonato Brasileiro. O Flamengo tem um miolo de zaga muito fraco, e ontem o time tomou dois gols em jogadas de bolas paradas levantadas na área. O Flamengo não tem lateral esquerdo, e ontem quem jogou ali, sem velocidade e sem o menor jeito para a posição, foi Ronaldo Angelim, que acabou matando o time com sua expulsão. O Flamengo marca mal, por isso faz muitas faltas perto da área, o que ontem mais uma vez foi fatal. Apesar de ter feito, pela primeira vez em quatro meses, duas jogadas dignas do jogador que foi – o lançamento para Thiago Neves no primeiro gol e a arrancada que terminou com o passe para Vanderlei diante do goleiro, quando a partida estava dois a dois – Ronaldinho continua sem mostrar o mínimo que se espera de quem foi Campeão Mundial em 2002 e melhor jogador do mundo em 2004 e 2005. Um cara desses, com o placar em dois a zero a favor, tinha que pegar a bola no meio-campo, botar o jogo no bolso e deixar claro, para companheiros, adversários e torcida, que a partida tinha acabado e a tarefa estava cumprida. Por fim, o Flamengo tem um técnico confuso, que não conseguiu dar padrão à equipe e a cada jogo dá mostras de que não sabe o que quer. Ontem o Flamengo fez sua melhor partida no ano, deixando claro que a classificação foi perdida no Rio, onde Luxemburgo fez questão de jogar setenta e cinco minutos fora, ao insistir com o centroavante que eu me recuso a dizer o nome. O reserva Vanderlei está longe de ser o atacante dos meus sonhos, mas ontem deu um chute perigoso logo aos dois minutos, cabeceou uma bola na trave, tentou uma bonita bicicleta e largou Thiago Neves sozinho diante do goleiro. É verdade que perdeu um gol à frente de Fernando Henrique, mas tentou, brigou, bateu, apanhou, ajudou. O Flamengo cometeu, nas quartas de final da Copa do Brasil 2011, o mesmo erro das quartas de final da Libertadores 2010. Ano passado, entrou apático e arrogante no Maracanã e perdeu de três a dois para a Universidade do Chile. Já em Santiago, mordeu trave, comeu grama e ganhou de dois a um. Foi pouco. Esse ano, entrou apático e arrogante no Engenhão e perdeu de dois a um pro Ceará. Em Fortaleza, mordeu trave, comeu grama e empatou em dois a dois. Foi pouco. Quando o Flamengo vai aprender? E será que Luxemburgo é o cara certo para ensinar?

2 comentários:

  1. Thomas, profetizando13 de maio de 2011 às 14:49

    Passei aqui apenas para deixar meu chute em relação ao campeão da Libertadores. Dar pitacos em partidas ou campeonatos de futebol é bom pelo seguinte: vc dá seu chute. Se não acertar, pode ser pq o juiz deixou de dar determinado pênalti, o principal jogador do time teve uma caganeira e ficou debilitado (alô Marcinho) ou qualquer outro motivo bizarro que influenciou no resultado de um jogo e acabou com as chances daquela sua aposta. Mas se acertar, meu amigo, se acertar vc é um profeta.
    Pois bem, concluindo, quero apenas deixar minha aposta para Santos e Vélez na final da Libertadores com o time argentino terminando campeão. Pelo pouco que vi da Libertadores esse ano, e do Santos no Paulista e do Vélez no Argentino, acho q os argentinos são bem mais time q os 11 do Muricy, ainda por cima com Ganso a meia bomba (o que é uma grande pena para o futebol).
    Quanto aos comentários sobre a eliminação do Flamengo, irretocáveis, não trocaria uma vírgula de lugar.

    ResponderExcluir
  2. Thomas:

    Não vi as chaves (talvez você tenha feito isso) e, se essa final for possível, a aposta em Santos x Velez é mesmo muito boa. Mas, sei não: sou mais o Santos.

    Quanto à eliminação do Flamengo, eu vi isso, você viu isso e quase quarenta milhões de rubro-negros viram isso. Só quem não tá vendo é o Luxemburgo.

    Abraço.

    ResponderExcluir