sexta-feira, 6 de maio de 2011

Afinal, o que quer Luxemburgo?
Qual é o problema? Qual é o mistério? Qual é a dificuldade? Aonde Vanderlei Luxemburgo quer chegar, ou o objetivo é esse mesmo: irritar? Será que a torcida do Flamengo, o Rio de Janeiro e o Brasil inteiro estão errados, e só ele está certo? Qual a razão de insistir com um centroavante que não corre, não sai pros lados, não mata uma bola, não dá continuidade a uma jogada, não chuta, não tabela, não faz o pivô e não cabeceia? Queria entender. 
Juro: o fato de ter acompanhado a trajetória do Flamengo no final dos anos setenta e início dos oitenta não faz aumentar meu nível de exigência. Não tenho muita paciência com saudosismo. Mas quero fazer uma pergunta aos rubro-negros que de vez em quando aparecem aqui nos comentários: só eu acho o time do Flamengo horroroso? Tudo bem que foi legal ampliar a hegemonia estadual, ganhar outra disputa de pênaltis do Botafogo, celebrar mais um vice do Vasco, mas com isso que está aí não vamos a lugar nenhum. Na zaga, Wellinton e David Braz são péssimos. Na lateral-esquerda, nem péssimo temos. Williams é um caso à parte, que vai merecer um parágrafo exclusivo. Com Thiago Neves e Ronaldinho Gaúcho jogando na frente, não existe armação. Os dois, aliás, têm se movimentado bastante e procurado jogo, mas é muita vontade e pouca produção – principalmente da parte do Gaúcho. Nosso centroavante talvez seja o pior que eu já vi com a camisa nove do Flamengo, e olha que eu vi coisas de arrepiar atuando ali. Lucas, Saud, Thomas e Valois: vocês não acham isso não? 
Williams pode ser um jogador bastante útil, mas é preciso cuidado para encontrar sua função exata. Quem conseguiu foi o Andrade, no Brasileirão de dois mil e nove. Com Maldonado e Aírton à frente da zaga, ele pôs Williams numa posição meio diferente, de terceiro volante pelo lado direito, cobrindo as subidas de Léo Moura e tirando do Petkovic qualquer responsabilidade de marcar. Deu tão certo que, quando Maldonado se machucou, Andrade não recuou Williams e preferiu usar o Toró. Williams não pode ser armador, porque em dez passes que dá, erra oito. E não pode ser volante, porque marca com agressividade excessiva e faz muitas faltas perto da área. Ontem ele fez mais uma totalmente desnecessária, que se transformou no primeiro gol do Ceará e mudou a história do jogo. Se não estiver no lugar certo, Williams mais atrapalha do que ajuda.

4 comentários:

  1. Thomas, candidato a técnico6 de maio de 2011 às 08:53

    Vamos por partes:
    1) O abominável (em respeito ao bloggeiro, vou mantê-lo anônimo) - não tenho tanto tempo nem conhecimento sobre futebol sobre os que aqui comentam. Mas me reservo a compará-lo com o Vanderlei que o substituiu aos 30 do 2º tempo. Diferença gritante na movimentação e oportunismo. Não à toa, fez um golzinho importante no primeiro lance que participou. Mas tá longe de ser craque de bola, é apenas um cara muito esforçado e isso por si só, já deveria garanti-lo como titular do time dadas as opções atuais do elenco. Arrisco dizer q Diego Maurício também deveria ter suas chances como titular, e no lugar do Dentuço.
    2) Luxa - Sem comentários. Tudo bem, não temos lateral esquerdo. Tudo bem, com o Leo Moura fora, não temos lateral direito. E ele inventou de colocar o Fierro pela direita, deslocando o Galhardo pra jogar na esquerda. Nem no meu time de botão eu bagunçava tanto as posições dos jogadores.
    Mas pra queimar minha língua, até q o Fierro entrou bem na lateral direita. Fez o cruzamento pro gol e ainda fez um outro cruzamento pra uma excelente cabeçada do Angelim. Muito mais do q o Galhardo fez o ano inteiro (incluindo o gol involuntário contra o Horizonte).

    ResponderExcluir
  2. Faz tempo q o Prefechô ta fzndo merda nos times q dirige..... acho q o fracasso no Barcelona lhe subiu a cabeça...... ta se achando..... segunda no Arena Sportv o cara chagou a criticar o Mourinho falando q no tempo dele de Real o time era mais competitivo....... acho q esqueceu do fiasco q ele foi na Espanha, mesmo com Zizu, Ronaldo e CIA o cara se fudeu por la e voltou pianinho....... agora essa historia de time invicto...... no posto passado falei pro meu amigo Murta...... ainda nao vi o Flamengo jogar bola..... o R10 pra mim era banco.... num ta jogando nada......
    O Felipe ontem tb querer advinhar canto e falta num da...... acho q ta com a disputa de penalti na cabeça..... perder do time do Iarley é foda......

    ResponderExcluir
  3. Thomas:
    Concordo com tudo. Mesmo pra quem se acostumou com Léo Moura e Juan, que nunca marcaram ninguém, é inacreditável a incapacidade de marcação do Galhardo. E ainda errou todos os cruzamentos que tentou. Ao acertar os dois que você falou, o Fierro já fez muito mais do que ele. Vanderlei, idem. Entrou aos vinte e nove, fez um gol aos trinta e um, deu um chute perigoso um pouco mais tarde, pronto. Isso bastou para produzir muito mais que o Cagalhão Parrudo (R$ 420.000,00 por mês. Só.)
    Abraço.

    Magalha:
    Há muito tempo ele não ganha nada importante, né? Fica nesses estaduaizinhos aí e olhe lá.
    E você tem toda razão: eu também ainda não vi o Flamengo jogar bola, e perder para um time liderado pelo Iarley é terrível.
    Abraço.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Murta. No Harry Potter tem um personagem, cujo nome não deve ser pronunciado. É o Lord Waldemort. Há uns tempos atrás eu te perguntei se esse filho de uma puta já tinha jogado futebol alguma vez. Você disse que sim. Eu acredito em você. Mas esse merda esqueceu tudo que um dia já soube. Matar bola na nuca. Errar passes de 30 cm. Atrapalhar 60% dos poucos ataques do Mengão, por causa de impedimento. E outras coisitas mais. O Flamengo tá numa fase ruim. Segundo o Luxemburgo, o time tá em formação. Mas eu te digo o seguinte: nos últimos jogos, com o Deivid e o Alvim, a gente entra em campo com 9. Não é sacanagem não. Eu fico com saudades até do Beijoca.

    ResponderExcluir