quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

O ano que não começou.
Luiz Eduardo Loureiro, leitor assíduo do blog, outro dia me disse uma frase impecável: o Corinthians só vai ganhar a Libertadores no dia em que olhar pra ela como se fosse uma competição comum. Libertadores é emocionante, tem jogos tensos e catimbados, mas tecnicamente não é nada do outro mundo, sobretudo depois da globalização que não se cansa de levar para a Europa os melhores jogadores sul-americanos. Eu continuo achando mais difícil ganhar o Brasileirão do que a Libertadores. Entretanto, a mídia e a inteligente torcida do São Paulo conseguiram fazer da Libertadores o sonho máximo de consumo do torcedor brasileiro. Partindo dessa realidade, é inevitável constatar que, se para o torneio de dois mil e dez o Corinthians fez tudo certinho e só foi eliminado porque o nome do jogo é futebol, para o de dois mil e onze o clube fez tudo errado. E os erros começaram no meio do Brasileirão do ano passado. Não me refiro a algumas partidas decepcionantes no Pacaembu, como a derrota para o Atlético Goianiense e o empate com o Ceará, porque todo mundo sabe que no Brasileirão isso acontece – o Fluminense empatou com Grêmio Prudente e Goiás em casa, e foi campeão. Mas o empate com o Vitória, em Salvador, a três rodadas do final do campeonato, aquilo não existe. Estava calor? Muito. Mas por acaso o Corinthians é um time nórdico? O Jucilei jogou suas primeiras peladas em campos de neve? Depois veio o inaceitável empate com os reservas do Goiás, que obrigou o time a disputar o fatídico mata-mata encerrado ontem à noite. Fora de campo a diretoria também errou feio, mostrando despreparo e até mesmo arrogância. Porque só a combinação de despreparo com arrogância explica a contratação do Liédson no dia trinta e um de janeiro. Ou seja: passar pelo Tolima é mole, vamos tratar de reforçar o time para o que vier depois. Outro erro cometido, e esse infelizmente com a ajuda da torcida, foi o da superavaliação do elenco. A bela e elogiável fidelidade que o corintiano tem ao seu clube às vezes cega. E aí se começa a achar que o Chicão deveria estar na seleção, que não há lateral brasileiro melhor que o Roberto Carlos, que o Ralf é craque, que ninguém segura o Jorge Henrique. O time do Corinthians é bom. Ponto. Quando foram eliminados pelo Flamengo, no ano passado, os jogadores saíram de campo aplaudidos. Houve técnica, qualidade, luta, pressão, foi um jogaço de bola e a classificação só não veio porque, apesar da bagunça institucionalizada, o Flamengo tinha caras muito bons, como Bruno, Léo Moura, Maldonado, Vágner Love, Adriano. A torcida corintiana reconheceu o esforço e não se envergonhou com a eliminação. Mas cair para o Tolima, fazendo duas partidas lamentáveis, jogando sem alma e sem marcar um golzinho sequer em cento e oitenta minutos, aí é duro. Aí não é Corinthians.
Foi bonita a festa. Surpreendentemente, Flamengo e Nova Iguaçu fizeram um jogo bastante animado. Tudo levava a crer que teríamos um repeteco das partidas anteriores do Flamengo contra os times pequenos: muito superior, mas todo enrolado, o time não correria grandes riscos e acabaria ganhando sem jogar bem. Mas o Nova Iguaçu fez um excelente primeiro tempo e só começou a entregar o ouro perto do fim, quando cansou. Lógico que, ontem, o resultado pouco importava – desde que o Flamengo não perdesse, porque aí seria o anticlímax total. O mais importante era ver a movimentação do time, que jeitão a coisa vai tomar, ver se o Ronaldinho voltou mesmo disposto a jogar bola. A boa notícia é que parece que sim. Correu bastante, pelo menos durante sessenta minutos, aguentou o tranco até o fim, não pediu pra sair, tentou as jogadas e deixou claro que com ele em campo a história é outra. Tiago Neves não brilhou, mas também brigou o tempo todo, e o argentino Botinnelli entrou muito bem no time. Duas coisas continuam a me preocupar, principalmente para o Brasileirão: a necessidade urgente de reforçar certas posições e algumas convicções do Luxemburgo. Só há uma função que o Renato Abreu pode fazer: a de segundo volante. Na armação, apenas em casos extremos; e na lateral, por incrível que pareça, o Egídio é melhor. E tem o Deivid. Bom, não sei se vou conseguir, mas eu não quero mais falar do Deivid. Até porque, como foi dito várias vezes aqui, o blog só trata de futebol. A torcida fez uma linda festa, Ronaldinho se emocionou, o time mostrou que ainda falta muita coisa, mas pode engrenar. Valeu.
Velocidade impressionante. Ainda não tinha visto a seleção subvinte em ação e me impressionaram a rapidez e o condicionamento físico do time. A velocidade que o Lucas e o Neymar dão às jogadas chega a tontear. Se eu, que estava em casa semideitado no sofá, fiquei cansado só de ver, imagino os chilenos que tiveram que correr atrás. Quem já jogou bola, nem que tenha frequentado apenas as mais vagabundas das peladas, sabe: correr com a bola cansa, mas correr atrás de quem tá com a bola mata. No segundo tempo, enquanto o time brasileiro continuava voando, os chilenos estavam mortos. Nossa seleção é forte e só não vai levar uma das duas vagas olímpicas se subir no salto alto. Todos os que estão lá podem ser titulares em seus clubes, mas o Lucas pode mais: ali eu acho que já é caso para seleção principal.

2 comentários:

  1. Perfeita a colocação em todos os casos. Não vi o flamengo ontem, mas torço pro Ronaldinho se destacar.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. Meu caro amigo Jorge, embora muitas pessoas me falassem que o Corinthians iria se classificar no fundo da minha alma tinha certeza que não. É um time de jogadores medianos, sem vontade, inspiração, nada absolutamente nada. Fui bombardeado hoje. Cheguei em casa, já madrugada, pois trabalhei no jogo e não conseguia dormir. O celular então...tinha mais recados do que o da Dilma....que dia péssimo...o duro foi tentar explicar que já temia isso. Estou pagando pela soberba de inúmeros, milhares de corinthianos. Fazer o quê? Me resta torcer para levantar mais um Campeonato Paulista...e olha que com esse time e esse técnico será difícil. Para variar seus comentários foram certeiros.
    Obrigado pelo apoio....como dizem....corinthiano sofre.....
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir