segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Pílulas do final de semana.
O Flamengo venceu os quatro jogos que disputou até agora, mas não jogou bem em nenhum deles. Ontem quase entregou a rapadura num jogo facílimo, contra um time que só conseguiu criar sua primeira jogada de perigo aos vinte e cinco minutos do segundo tempo. No primeiro tempo o Vasco parecia um bando de meninos assustados, acuados e que erravam tudo. Pudera: são quatro derrotas em quatro jogos, e a lanterna do campeonato. As medidas adotadas pela diretoria vascaína me pareceram contraditórias. Se os jogadores faziam corpo mole, por que demitir o técnico? Se a culpa era do técnico, por que afastar os jogadores? Ou uma coisa, ou outra. E se o futebol do clube está essa bagunça absoluta e precisando de uma faxina geral, cadê a modernidade e a competência do Gerente Executivo Rodrigo Caetano? Já vi muita gente boa defender a tese de que, quando o caos está instalado, cair para a segundona pode ser bom para reorganizar o clube. O Vasco é a prova cabal de que essa história é uma falácia. 
Os jogadores de meio-campo são os caras que dão ritmo no jogo, mas não há time que consiga ser rápido se tiver atacantes lentos. Na partida de ontem, Tiago Neves correu, cavou, brigou, se mexeu, mostrou calma e categoria no lance do gol. Com Maldonado reassumindo seu lugar na vaga do fraquíssimo Fernando, a zaga já se mostrou mais firme, apesar da lambança generalizada no gol do Vasco. Ronaldinho Gaúcho estreia na próxima quarta-feira, e é válido acreditar que isso faça o time mudar da água pro vinho. Mas é importante ver o que Luxemburgo vai fazer quando Diego Maurício voltar do Subvinte. O Drogbinha precisa aperfeiçoar um monte de coisas, às vezes é afobado, às vezes prende demais a bola, às vezes usa a força quando é questão de jeito, mas pelo menos é um jogador que não vai travar o ataque por lentidão e falta de mobilidade. Se Luxemburgo insistir com Deivid, em nome única e exclusivamente do que ele fez no passado, temo que a coisa continue feia. 
Com a volta de Neymar e Ganso, e com a contratação de Jonathan e Elano, o Santos vai ficar com um time muito forte para encarar a Libertadores. Mas, do mesmo modo que o Flamengo, precisa resolver com urgência o problema do comando do ataque. Keirrison é o Deivid vestido de branco. Paradão, lento e dispersivo, incorpora o clássico centroavante que só sabe empurrar a bola pra dentro, e o Santos não pode jogar com um cara assim. Acostumado com André e depois Zé Eduardo – que é bom jogador –, são grandes as chances do time sentir o estilo diferente do Keirrison. Vai ser uma pena montar uma equipe que tem tudo pra ganhar e encantar, e morrer na praia por apostar num atacante que não se encaixa naquele jeito bonito e eficiente de jogar bola. 
No final de dois mil e dez, havia junto aos torcedores são-paulinos um certo consenso em relação à necessidade de renovação do elenco. Até alguns ídolos inquestionáveis, caso do Miranda, tiveram sua continuidade posta em dúvida. Pois bem. Começa a temporada e já no primeiro clássico o time mostra a mesma falta de ofensividade. Dagoberto, Fernandão, Fernandinho, Marlos, todos continuam lá. E para suprir a perda do Ricardo Oliveira, desencavaram o Marcelinho Paraíba. Aí não dá. Nenhum deles é mau jogador, mas não há por que acreditar que funcionará esse ano o que já não funcionou no ano passado. Tá certo que o Lucas faz muita falta e que o Casemiro pode ajudar, mas é preciso uma fé quase que fundamentalista para crer que o Rivaldo vai resolver os problemas do time. A verdade é que faltou coragem e ousadia nas mudanças. E a pergunta que fica é essa: será que o planejamento, do qual os são-paulinos se orgulham tanto, não passa de uma lenda? 
Li em algum lugar que, caso o São Paulo não ganhe títulos nos dois próximos anos, Rogério Ceni pretende encerrar a carreira no final de dois mil e doze. Do jeito que vem espalmando bolas para o meio da área, desconfio que ele tá mesmo querendo parar. 
Uma última pilulazinha para encerrar o post de hoje: depois de fazer o primeiro gol do Flamengo contra o Vasco, um gol daqueles que até o Paulo Asano faria, Deivid comemorou com uma dancinha. E eu ainda tenho que aturar isso.

6 comentários:

  1. Luiz Eduardo Loureiro31 de janeiro de 2011 às 05:23

    Meu caro amigo Jorge.
    Fiquei de castigo este final de semana na Folha de São Paulo, trabalhei no jogo entre Linense x Paulista, embora tenha sido um jogo movimentado, é terrível saber que poderia estar assistindo o jogo do meu timão ou estar acompanhando Flamengo x Vasco. Como dizem...são ossos dos ofício. O torcedor são paulino está dormindo sob os louros das boas administrações anteriores e está achando que o Rogério Ceni é eterno. Vários clubes tem se movimentado rumo a modernidade, enquanto eles, pararam no tempo e só se preocupam em arrumar pêlo em ovo com os rivais. Que se cuidem!!!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. dizem que o jogador de futebol morre duas vezes: a primeira é quando para de jogar. torci muito para que com o "uóxitou canela" acontecesse o contrário. inclusive que ele fosse dessa pra uma pior dentro de campo, tamanha a minha raiva com esse ser. infelizmente ele manteve o curso natural e sua primeira morte veio antes da segunda. mas ainda tenho esperanças que isso aconteça com o rodrigo souto. não é possível alguém fazer oq esse cara faz em campo, ou melhor, não faz. como são paulino concordo com o luiz eduardo, chega ser ridículo oq a diretoria do São Paulo vem fazendo. aquele método de contratação "só de grátis" já não funciona mais, o milton cruz já não acerta faz tempo, a reformulação no elenco tem q ser prioridade da nova diretoria ou da mesma, que pelo visto é a q vai continuar... falta compromentimento. miranda já não tem nem mais q jogar. contrata o substituto logo e manda ele pro banco. o dagoberto tem q ser vendido, usado como moeda de troca ou doado para o vasco. fernandão, fernandinho, c. santana, r. souto, r. silva e marlos não têm a menor condição de jogar no São Paulo. faz um pacotão com esses caras e troca em 2, 3 de outro time. já fizemos isso com o cruzeiro uma vez e deu certo. e na época trocamos um monte de lixo por 2 laterais, exatamente as posições carentes no momento, pq esse juan aí é outra merda. qto ao rogério tb concordo, já tá na hora de treinar e preparar seriamente um substituto, q não minha opnião, poderia ser aquele neto do atlético paranaense, mas que já foi embora pra itália.
    murta, tava com saudade de desabafar, xingar e falar minhas asneiras no seu blog.

    ResponderExcluir
  3. Jaime, fique à vontade: o blog está aí pra isso mesmo. E é legal ver um são-paulino soltando fogo pelas ventas, já que a torcida do clube costuma ter um comportamento meio blasé - em relação ao time, claro. No ano passado, Fernandão estreou dando dois toquinhos de calcanhar e todos acharam que era o máximo, que a Libertadores tava no papo. Fernandinho estreou marcando um monte de gols em cima de um desses timecos do interior e todos acharam que ele era o cara. Rodrigo Souto chegou, trocado pelo Arouca, e todos acharam um puta negócio. A lógica era simples: se essa magnífica diretoria do São Paulo contratou, é porque o cara é bom. E tome de Cléber Santana, de Marcelinho Paraíba, de André Luís. Já tá mais do que na hora de abrir o olho.

    Agora, apesar de toda a raiva do Jaime, eu fiquei com pena mesmo foi do Luiz Eduardo: passar a noitinha de domingo vendo Linense x Paulista é castigo que nem Eurico Miranda merece.

    Abraços nos dois.

    ResponderExcluir
  4. Pois é meus caros...rsss. É doído mesmo, um domingo à noite assistir um jogo como eu assisti não é fácil não. O engraçado é que as defesas são tão horríves que, por mais que os ataques também fossem ruins, os gols saíram aos montes, se fosse um 7 x 6 não seria de se estranhar. Chega a ser engraçado.
    Jaime, parabéns pela sua atitude. Os são paulinos, normalmente, se vê que não é o seu caso, não dão o braço a torcer. Desabafa mesmo! Solta esse torcedor da geral...rsss.
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom voltar a ver o que seu blog trouxe de novidades Murta, parabéns mais uma vez.

    Dando meus pitacos, acho que o Ronaldinho pode sim render no Flamengo, por um momento pensei: Agora como Ronaldinho, Thiago Neves e até mesmo o Felipe, que é um bom jogador quando está calado na dele, o time do Flamengo ficou realmente forte pelo menos na minha opinião. Com certeza que todo time tem seus defeitos, como por exemplo o Deivid citado como o cara que não domina a bola, faz um bom tempo que não assisto um jogo do Flamengo que não seja contra o Corinthians, meu time de coração, então não posso opinar muito em relação a ele.

    Já sobre o Corinthians que posso falar um pouquinho mais, veio um bom reforço, Liedson, ele está mais velho e não tenho acompanhando o incrível campeonato português, por motivos óbvios, um campeonato fraco onde em terra de cego quem tem olho é rei. O fato é que o Liedson foi um grande jogador no Corinthians, mas já fazem 7 anos que ele saiu do Brasil para as terras lusitanas para virar ídolo e naturalmente português. Espero que eu esteja em enganado ao afirmar que é uma contratação boa porém arriscada a ser muito comparada com os casos de Ronaldo e Deco da atualidade. 2 jogadores com status de ídolos que não vingaram muito desde a segunda metade do brasileirão passado. Enfim vamos torcer para que as apostas da diretoria façam efeito, jogadores desconhecidos já renderam bons frutos ao clube, mas nem sempre é assim que funciona. Acho que o Corinthians até passa para a próxima fase da Libertadores, como corinthiano torço muito por isso, mas o grande medo mesmo é passar e ser o Saco de Pancadas do grupo mais forte da competição.

    é isso, Abraços
    Laerte Souza

    ResponderExcluir
  6. Grande Laerte,

    A contratação desses caras é sempre uma incógnita. Antes de jogar no Corinthians, Liédson teve uma passagem rápida - e boa - pelo Flamengo. Muito rápido, muito perigoso, bom centroavante. Mas o Deivid também era, né?

    Agora surgiram informações de que, quando Felipão andou conversando com o Flamengo, na época da Copa de 2010, parece que perguntaram a ele se o Deco seria ou não um bom reforço. E a resposta foi negativa, por causa de algo muscular crônico que o meia teria. Se a informação procede, não sei, mas que o Fluminense não pode contar com o Deco, tá mais do que claro.

    Não há o que fazer, a não ser aguardar.

    Abração.

    ResponderExcluir