quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Aonde será que Muricy e o Fluminense querem chegar?
Não sou antimuricysta ferrenho e não pretendo transformar o blog numa espécie de manifesto permanente da Liga Antitreinadores do Futebol Brasileiro, mas algumas coisas são incompreensíveis. 
No jogo de ontem contra o Nacional de Montevidéu, no Engenhão, Muricy conseguiu ampliar os erros que já havia cometido sábado passado, contra o Boavista. Pouco antes da partida começar, o repórter do SporTV perguntou ao técnico como o time jogaria, já que era muito importante vencer e a escalação mostrava três zagueiros, três homens de marcação no meio-campo e apenas um atacante. Impaciente como sempre, Muricy disse que o Conca encostaria no Rafael Moura. Ouvi aquilo e pensei: não vai dar certo. 
Quem viu os dois últimos jogos do Fluminense há de concordar comigo: por incrível que pareça, o Nacional deu muito menos trabalho que o Boavista. O time de Saquarema, pelo menos, tem três ou quatro caras que tocam bem a bola, outros tantos que batem bem de fora, um ou dois mais abusadinhos que partem pra cima. O Nacional não tem nada e só fez duas jogadas: uma logo no início, desperdiçada porque o último passe foi um pouco longo e tirou a chance do gol, e outra quase no final, num lance grotesco envolvendo Leandro Eusébio e o desastrado atacante uruguaio Santiago, que terminou com um drible no goleiro Ricardo Berna e um risível chute pro alto, isolando a coitada. Sábado, o Boavista fez muito mais que isso. 
Eu não entendo. Se Araújo não é escalado, mesmo com Fred, Emerson e Rodriguinho machucados, o que faz Araújo no Fluminense? E as contratações de Diego Cavalieri, Edinho e Souza, vendidas na mídia carioca (depois, quando o Jaime fala, a gente não gosta) como reforços espetaculares que deixariam o time muito mais forte do que na conquista do Brasileiro? Ontem os três, mais Araújo, estavam sentados no banco, enquanto os outros batiam cabeça em campo e pouco ameaçavam. 
Essa primeira fase da Libertadores tem vários participantes de nível fraquíssimo e ainda é bastante possível o Fluminense garantir uma vaga. Mas o time está errando muito, e Muricy mais ainda.

2 comentários:

  1. murta, vc sabe que odeio esse cara com força e pode imaginar o qto eu sequei ontem, mas num jogo que tem o conca e o destaque da partida foi o lateral mariano, mostra que nem precisei gastar minhas mandingas. o jeito que esse idiota coloca seus times pra jogar, com a merda de chuveirinho da entrada da área, ou da intermediária é rídiculo e muito fácil de marcar. foi assim com meu time, foi assim no palmeiras e é assim no fluminense. ele é fraco e campeonato assim é bom pra que as máscaras caiam. e o driguinho, hein? cada um tem o r.souto que merece.

    ResponderExcluir
  2. Jaime: o Conca tá completamente fora de forma, por causa da operação. E a história do Mariano se explica pelo jeito que Muricy montou o time, e que parece mesmo ser o esquema dos sonhos dele: com três zagueiros e três volantes de marcação, os laterais viram alas e se mandam, com o objetivo evidente de chegar ali na intermediária ou no máximo na lateral da área e rifar as bolas. Tenho a impressão de que, sempre que pode, Muricy joga assim. Só não jogou no Brasileirão do ano passado porque não tinha como pôr Deco e Conca no banco, e aí teve que sair pro quatro-quatro-dois. Diguinho, Rodrigo Souto, Fernando e Lúcio Flávio. Meio-campo de responsa.

    Abraço.

    ResponderExcluir