quarta-feira, 31 de agosto de 2011

A malandragem dos nossos treinadores.
O que faz um técnico de futebol? Reformulando: o que faz um técnico de futebol pra ganhar quinhentos, seiscentos e até setecentos mil reais por mês? Todo início de ano o filme se repete: os grandes perdedores da temporada passada começam a se movimentar e pelo menos metade deles afirma que o técnico dos sonhos é Abel Braga. Alguém viu o segundo gol do Botafogo contra o Fluminense, no último sábado? Um escanteio a favor do Flu, o goleiro Jefferson defendeu o cruzamento sem dificuldade e rolou a bola na entrada da área pro Loco Abreu, que tinha descido para ajudar na marcação e estava livre por ali. Sem ser incomodado por ninguém, Loco Abreu atravessou o campo todo com a bola até chegar à meia-lua do Flu, de onde rolou para a precisa conclusão do lateral Lucas. O Fluminense não tem uma jogada treinada para evitar isso? Ou será que o técnico treina e, chega na hora, o time não faz? Aí a pergunta ganha força: se o cara ganha uma fortuna e dentro de campo neguinho não faz o que ele manda, pra que pagar uma fortuna a ele? Por isso é que foi bacana o Flamengo conquistar o Brasileirão de 2009 dirigido pelo Andrade, que ganhava menos de vinte mil reais por mês e tinha, disparado, o menor salário entre todos os treinadores dos nossos times grandes. 
Aliás, nossos técnicos podem ser o que forem, mas de bobos não têm nada. Mano Menezes e Dorival Jr. parecem investidores astutos: só entram na baixa e saem na alta. Ganhar algo de peso mesmo, até agora não ganharam nada. Mas não há quem supere Felipão com seu marketing do pessimismo. Desde que chegou ao Palmeiras, há mais de um ano, Felipão faz questão de esculhambar o elenco, pedir reforços e reduzir a zero as possibilidades do time em todas as competições. Óbvio: se perder – como até agora perdeu todas –, é porque não dava pra fazer melhor. No dia em que ganhar algo, o mérito vai ser todo dele. Espertalhão.

2 comentários:

  1. É, Murta, post da mais alta sabedoria.
    Já não fazem mais Telês Santanas no futebol. O tipo de técnico que ensinava pra marmanjo desde fundamentos básicos como passe, cruzamento e escanteio, até falta e pênalti, mesmo que não tivesse decisão pela frente.
    Jogador chiava, mas obedecia.
    Mas hoje em dia tem mídia demais em cima de jogador, então é mais fácil mesmo achar que o técnico ali no banco é uma peça meramente ilustrativa.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Murtinho,
    Com a sua permissão reformulo novamente a sua pergunta : o que faz entidades completamente devedoras assumirem contratos com esses "grandes" técnicos por esses valores?
    Cansamos de ver publicado na imprensa que os grandes clubes brasileiros tem dividas faraônicas com a Previdência, alguns tem suas rendas penhoradas para pagamento de dividas trabalhistas, salários de jogadores que nao são pagos pelos patrocinadores atrasados 3 meses ou mais, e assim por diante,ou
    seja, enquanto houver quem pague, os "técnicos bobos" essas fortunas os Felipoes, os Manos e os Dorivais estarão rindo ate de injeção na língua.
    Abel Braga em entrevistas após o jogo do Flu e Botafogo, disse que nao conseguia entender como um jogador como o Louco Abreu que foi para a sua área defensiva na hora de um corner, receber a bola do seu goleiro e foi, foi , foi e foi, ate quase dentro da área sem que ninguém chegasse pelo menos perto dele e desse de bandeja ao lateral Lucas e, pimba GOL, se ele mesmo nao consegue entender , volto de novo as suas perguntas, eles nao tem jogada treinada para esse tipo de jogada, ou sera que treinam mas jogadores "cagam
    e andam"?
    Por isso como voce e o Danil citaram, valeu Andrade , valeu Tele, como e bacana ver o sucesso profissional de vocês.
    Abraços,
    JO

    ResponderExcluir