segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Post bem recheado para uma rodada bem bacana.
A rodada desse final de semana serviu pra comprovar o óbvio, e quem aparece por aqui já percebeu que o blog não gosta do óbvio. Pra ler o óbvio, é muito mais negócio abrir a página de esportes do UOL, o Lancenet etc, mas às vezes não tem muito jeito. O óbvio da rodada foi a confirmação de que no Campeonato Brasileiro ninguém ganha jogo de véspera. Os três primeiros colocados na tabela enfrentaram três pequenos, e nenhum deles venceu. Sendo que dois jogaram em casa e o outro chegou a abrir dois gols de vantagem. Alguma coisa me diz que, além do pessoal que tá lá por cima, alguém ainda vai chegar atropelando por aí. Não sei se pra ficar com o título, mas pelo menos pra dar trabalho. 
O São Paulo não tem feito valer o que sempre foi um dos seus trunfos: resolver bem os jogos em casa, sobretudo contra os times pequenos. Já empatara com o Atlético Goianiense, num jogo em que esteve duas vezes na frente do placar, e sábado empatou com o Atlético Paranaense, num jogo em que teve que correr duas vezes atrás do empate. Há os desfalques na zaga, os reforços importantes que não estreiam nunca, há um monte de coisas, ok, mas o campeonato é assim pra todo mundo, esse tipo de problema afeta todos os times em diferentes momentos e acaba levando a melhor quem segue superando as dificuldades e botando os pontinhos no bolso. 
Acho uma certa covardia essa mania de pôr a culpa de tudo no goleiro. Escrevi mais ou menos isso quando Júlio César tomou aquele gol do Neymar na final do Campeonato Paulista, e repito agora em relação ao Felipe. Me parece que isso vem do histórico que temos de, todo domingo à noite, assistirmos aos gols da rodada. Ali a gente só vê os gols que o atacante faz, nunca os que ele perde; a gente só vê os gols que o goleiro leva, nunca os que ele evita. Um exemplo: percebo aqui na agência uma certa má vontade com o Fábio, do Cruzeiro, por conta de uma fase complicada que ele passou no time mineiro, falhando em dois ou três fins de semana seguidos. Aí, pronto, virou frangueiro. Eu, que conheço o Fábio dos tempos do Vasco e sempre que posso vejo o Cruzeiro jogar, acho um goleiraço. Mas voltemos a Florianópolis. É claro que Felipe errou o tempo da bola e falhou feio no gol de empate do Figueirense, mas se houve um vilão rubro-negro no jogo de ontem foi o Thiago Neves. Não viu a cor da bola, não ajudou Ronaldinho Gaúcho e Léo Moura que estavam bem mas cansaram, e ainda perdeu a chance do jogo: quando estava dois a um, concluiu pra fora, cara a cara com o goleiro, mais uma grande jogada do Ronaldinho. Um gol naquele instante mataria a reação do Figueirense. Em outras palavras: o cagalhão parrudo de ontem foi o senhor Thiago Neves, que vai ter uma grande responsa na próxima quinta-feira, quando Ronaldinho desfalcará o time mais uma vez. Aliás: o homem voltou a jogar bola, mas seis cartões amarelos em dezesseis rodadas é um pouco demais, não? Já o verdadeiro Parrudo fez o que dele se espera: gols. Eu confesso que espero de um centroavante bem mais do que isso, mas no caso dele seria injusto. O primeiro gol foi muito bonito, com ótima colocação na área e uma cabeçada perfeita. O segundo foi puro oportunismo, escorando uma cobrança de escanteio perfeita do Ronaldinho. Continua sendo o Parrudo, mas considero aceito o requerimento para que ele volte a ser tratado pelo nome próprio. De qualquer forma, o tribunal do blog pediu mais prazo para aplicar o veredicto. 
Eu não gosto do Héber Roberto Lopes. Nunca reparei como ele se comporta nos jogos dos outros clubes grandes, mas sempre que ele apita uma partida do Flamengo tenho a nítida sensação de que ele sofre de uma certa crise de afirmação, querendo mostrar pra todo mundo que tem personalidade e não se impressiona com camisa. Já o vi cometer erros absurdos contra o Flamengo e nunca o vi cometer erros semelhantes a favor. Leitores do blog sabem que não entro nesse papo de que o time A ou B perdeu ou ganhou por causa do juiz. Acho um porre, e a verdade é que isso não aconteceu ontem, quando o Figueirense até jogou melhor do que o Flamengo. Mas Héber intimidou. Numa conversa ocorrida há algum tempo, eu e Jaime concordamos que é possível um juiz interferir na atuação de um time sem cometer nenhum erro grave. Espezinhando, invertendo faltinhas bobas, coagindo. Ontem o jogo foi muito equilibrado, os dois times correram bastante, marcaram firme etc, e como é que num jogo assim o Flamengo leva seis cartões amarelos e o Figueirense nenhum? No mínimo, é estranho. 
O Corinthians fez um bom primeiro tempo e deveria ter resolvido o jogo. É a história do óbvio no Campeonato Brasileiro. Ou, como dizia o Velho Guerreiro, só acaba quando termina. A grande questão é que o Corinthians não precisa somente dos pontos que tem perdido, até porque que está em primeiro na tabela: o Corinthians precisa de uma grande atuação, de uma grande vitória, pra recuperar o bom caminho e provar que a fase de queda chegou ao fim. Mas tá complicado. Nas últimas seis partidas, jogando três vezes em casa e três fora, o time fez apenas seis pontos em dezoito. Pra quem vinha de nove vitórias e um empate em dez jogos, é uma queda brutal. A gordura dos pontos acabou, Flamengo e São Paulo já encostaram e tem mais gente chegando. Tá na hora de acordar e, bom, o Cuca taí pra isso. 
É muito bacana, no futebol, essa história dos gols que mudam a história dos jogos. Não falo de gols marcados nos últimos minutos, porque aí é óbvio e já se disse lá no primeiro parágrafo que o blog não gosta do óbvio. Nessa última rodada, tivemos dois gols desses: o de Elkeson do Botafogo, contra o América Mineiro, e o de Somália do Figueirense, contra o Flamengo. Quem vê o placar de Botafogo e América Mineiro pode imaginar que foi uma teta, mas com dez minutos o time carioca perdia por dois a zero. Se Elkeson não acerta o chutaço que acertou e não faz o golaço que fez ainda no primeiro tempo, ia ser osso virar aquele jogo. Com o gol de Somália aconteceu a mesma coisa. A total desatenção do Flamengo – o que, justiça seja feita, tem sido raro – permitiu ao Figueirense voltar para o jogo, que parecia definido quando o Flamengo fez dois a zero. Gols como o de Elkeson e o de Somália mudam tudo. 
De um lado, Gilberto Silva, Fábio Rochemback, Marquinhos e Lúcio; do outro, Fernando Bob, Valência, Marquinhos e Souza. Esbanjando indigência criativa em seus meios-de-campo, Grêmio e Fluminense fizeram uma partida quase que de ataques contra defesas, onde as poucas oportunidades surgiram muito mais por falhas de quem devia defender do que por méritos de quem queria atacar. O final do jogo foi gozadíssimo, pela bagunça tática que Abel implantou no Fluminense, enchendo o time de atacantes que corriam alucinadamente pra todos os lados e pouco se entendiam. E o pior é que o time quase empata num bonito chute de primeira do Araújo, com seu sensacional look de capanga de Carlito Brigante, personagem de Al Pacino no filme “O Pagamento Final”, de Brian de Palma. Mas ficou no quase.

5 comentários:

  1. Magalha FORA TITE FILHO DA PUTA!!!!15 de agosto de 2011 às 10:54

    Bom vou falar do Cavalo Paraguaio pq do Bambi Paraguaio deixo nosso amigo Jaime 11 falar......
    Pra vairaum bosta. o Tite deveria ter feito esse monte de merda antes e assim ja tinha caido . agora fudeu........ o cara tem q entender q o Castan num da.. o Renan tv no gol era frangueiro dai trocaram pelo outro la Danilo tv levou gol ai volta o Julio e leva 2... acho q o problema nao ta no goleiro nao acha senho Tite Filho da Puta.......... LEvar gol do Osvaldo!!! Justo o Osvaldo Murta... ta foda de engolir essa...... se o tite continuar vai ser igual ano passado vamos trminar em 4 e tentar a Libertadores do memso jeito q esse ano.......

    ResponderExcluir
  2. Grande Murtinho,
    Estava propenso e muito animado a ver o jogo do São Paulo no sábado, simplesmente por 2 motivos: era o melhor jogo da fraca rodada naquele horário e estaria também secando o time do Morumbi.
    Que merda que fiz, pois para não acharem que estou falando um monte de abobrinhas do Ganso, resolvi acreditar que poderia ver um jogo melhor tanto do Santos quanto do Ganso.
    Me enganei feio, vi um Santos parar diante de um time “pequeno”, com o Neymar tentando individualmente resolver a partida em alguns poucos lances, pois também cometeu erros bisonhos se embolando com a bola pela lateral, e se o Santos pensa em alguma coisa diferente para jogar contra o Barcelona, a primeira é que o Ganso seja o Ganso enaltecido por uma unanimidade a voltar a jogar o futebol majestoso , que seu amigo aqui ainda não teve a sorte de ver.
    Tenho mostrado a todos a minha boa vontade de que ainda assistirei este Ganso, pois continuei a ver jogando o Zanata, com diversos passes para o lado e para trás, sem objetividade, e que hoje se tivesse um jogo do Santos no horário do Clone, assistiria ao Albieri.
    Preciso ter mais fé com o Ganso? Será que ele é tudo isso mesmo, eu é que não enxergo?Será que não estamos diante de um outro Diego, que tanto brilhou no time do Santos com Robinho, Elano, Renato e SUMIU?Para o bem do Mano e da seleção, espero estar errado quanto ao Ganso, e não sei se devo desculpas ao Zanata por esta comparação, mas tá difícil de engolir essa ave,e ele como um bom paraense e eu com as minha raízes, desejo que tenha a mesma qualidade que um Pato no Tucupi.
    Uma rodada diferente, com mais uma vez Mengão deixando escapar com falhas no setor defensivo e do seu goleiro, também não vou crucifica-lo pois vem fazendo boas partidas, mas sua falha ocasionou a não ganharmos os 3 pontos, e o zagueirão que veio do São Paulo, quando estréia?
    As chances dadas ao nosso centro avante aqui no blog tem dado resultado, poderia melhorar e caprichar um pouco mais, mas só o nosso querido blogueiro manter o nome de Parrudo, já é um prêmio.
    Fiquei feliz por minhas filhas pelo jogo do Botafogo, para mim o melhor jogo da rodada por tudo que aconteceu, pois com aquele início comecei a ver a crucificação de Caio Junior, e com o golaço de Elkeson, mudou tudo, e vi um Botafogo partindo pra cima e virando um jogo contra o lanterna , mas que botou as manguinhas de fora contra o Flu e ameaçou a paz alvi-negra.
    Quanto ao careca e fraco Heber Roberto Lopes, sem comentários, já deu, e concordo, não influenciou no placar, mas intimidou, quis ser o dono da festa, e conseguiu, pois o que já ouvi sobre esses 6 cartões hoje como diz o canhota, “ é brincadeira”.
    Continuamos líder, só não sei até quando.....
    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Pois é, Magalha.
    Um gol do Osvaldo e outro do Rudnei. Parece o time aqui da criação. Mas vamos com calma: no sobe-desce do campeonato, com Tite ou sem Tite, daqui a pouco o time se acerta de novo. Confesso que, se isso não acontecer, vou ficar surpreso.
    Abraço.

    Jó,
    Uma coisa é indiscutível: o Ganso está jogando pedrinha. E a gente já viu um bando de gente que pintou como craque e sumiu - o exemplo que você deu do Diego é excelente. Insisto: não acho que seja o caso do Ganso, mas sei lá.
    Também não estou entendendo essa demora do Alex Silva em estrear. O cara jogou naquela partida da Copa do Brasil em que o São Paulo foi eliminado pelo Avaí, não deveria estar tão fora de forma assim. E ali ele pode escolher no lugar de quem vai entrar. Não fossem aqueles três - Airton, Willians e Renato - se matando na frente da área, a coisa estaria de doer. Quanto ao Parrudo, tá quase recuperando a identidade. Torço por ele.
    O jogo do Botafogo foi bom mesmo, e acho que seria legal se o time voltasse a brigar pelos primeiros lugares da tabela. A defesa ainda é insegura e falta banco, mas todos nós temos a obrigação de torcer pelo Cortês, nem que seja pela festa de casamento no Habib's, e pelo Loco Abreu, que é um figuraço.
    Vou te falar uma coisa: se Heber Roberto Lopes estivesse apitando aquele Flamengo e Cruzeiro, ele teria arrumado um jeito de anular o gol do Parrudo, alegando falta do Ronaldinho naquela disputa com o zagueiro. Ainda bem que não era ele.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olha concordo com o Magalha, a zaga ESTAVA numa fase boa, mas deu pra perceber que tá ficando muito desligada em alguns momentos dos jogos. Particularmente, acho aquele Wallace da reserva melhor que o Castan, mas como a fase do Castan estava boa nas 10 primeiras rodadas ele acabou ganhando moral com o técnico e com a torcida, mas essa moral com a torcida parece estar acabando.... Ele e o Chicão parecem não se entender ficou bem claro naquele gol do Craque de seleção Osvaldo, repito o q o Magalha falou: Osvaldo é sacanagem né? o outro pior ainda, Rudnei um sujeito q não soube nem chutar pro gol, a bola mais bateu nele do q ele chutou a redonda, foi de doer aquele golzinho chulé no final. Mas enfim, o Corinthians precisa acordar, e não perder pontos idiotas como já fez no ano passado, os caras estão entregando pontos pros times fracos, e jogaram um clássico totalmente sem graça. No primeiro tempo do jogo do Ceará achei q eu ia ver o Corinthians das 10 primeiras rodadas, jogando com raça, com vontade, com aqueles passes legais q deixam o cara na frente do gol e ele só precisa empurrar, mas aí veio o segundo tempo e botou tudo abaixo....

    O William: Não sei o que aconteceu com ele, deve estar com problemas pessoais, unha encravada, ou enxaqueca. Não é possível a quantidade de gols que tem perdido. Lógico que ele ajuda muito no esquema tático, mas convenhamos, desde que ele perdeu aquele gol que chutou no outro estádio debaixo das traves, ele não consegue mais achar o caminho do gol... o Alex me parece q começou a render um pouco, mas ainda é pouco, marcou um golaço, mas no segundo tempo desse último jogo, ficou apagado, tudo bem que todo o time ficou apagado e se defendendo, mas ok. Vamos ver se a volta do Liedson ajudará o time todo a se encontrar.

    O Corinthians tem pela frente Atletico MG, Figueirense e Palmeiras pra terminar bem o 1º turno, todos esses jogos são pra levar 3 pontos pra casa, principalmente pela facilidade dos 2 primeiros e por se tratar de um clássico contra um Palmeiras aparentemente num inicio de crise... é só jogar bola.

    ResponderExcluir
  5. Meu....o Magalha e o Laerte escreveram tudo, acrescento que o time está jogando de acordo com a mediocridade do técnico....faz um gol, não recua porra....faz 02..03...que merda!!!
    Tudo está caminhando como no ano passado...perdendo pontos para times que lutam contra o rebaixamento ou estão na zona do lamaçal, exceto contra o Flamengo. Acho que o medíocre do técnico vai sacar o Willian para entrar com o Liedson, mas sinceramente, tiraria o Jorge Henrique....daria mais uma chance ao Willian...
    PS: Como o Cacharrel (Rogério Ceni) é mau caráter....gosta de falar da zaga e não admite as falhas....

    ResponderExcluir