segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Equilibrado até o fim.
Impressiona e preocupa a necessidade que Vanderlei Luxemburgo tem de se mostrar sempre um estrategista surpreendente e genial. O Flamengo fizera ótima partida contra o Cruzeiro, com Aírton, Renato Abreu e Bottinelli no meio-campo. Mas, gênio, no jogo contra o Coritiba ele pôs Luiz Philipe Muralha no lugar do Bottinelli. Não tenho nada a favor do Bottinelli, que é meio atrapalhado, cai à toa e perde bolas fáceis, mas o Brasileirão também é feito de reservas assim – outro deles é o Fierro – e o importante é que, ao entrar por lesão, suspensão ou cansaço do titular, eles não joguem o time pra baixo. Dentro de suas limitações, Bottinelli tem funcionado. Luiz Philipe não funcionou, e ainda expôs outro erro recorrente de Luxemburgo: o fato de desperdiçar boa parte do tempo dos jogos com suas teimosias. Flamengo x Coritiba foi muito parecido com Flamengo x Grêmio, que aconteceu uma semana antes. Muita gente marcando, poucas oportunidades etc. Até o golzinho salvador de Jael, neste sábado, foi uma cópia do de Thiago Neves, no sábado passado. Claro que o maior problema do Flamengo não foi o Luiz Philipe: Ronaldinho, Thiago Neves e Léo Moura, que estiveram muito bem contra o Cruzeiro, contra o Coritiba jogaram mal e até com certa displicência – revelando que o Flamengo pode ser prejudicado, na sequência do campeonato, pelo mesmo fantasma que assusta o Corinthians: o time achar que é melhor do que é na verdade. Meu amigo Jó: não vou falar da atuação do Parrudo. Meu filho Lucas (que andou se engraçando e defendendo essa praga no twitter): não vou falar do gol que o Parrudo perdeu quase embaixo da trave. Pelo que deu pra perceber, Jael parece ser uma reedição do Wanderley, o centroavante esforçado que foi embora pro Qatar. Seja bem-vindo, Jael. Qualquer coisa que respire é melhor que o Parrudo. 
E o Corinthians segue em seu inferno astral. Empatar com o Atlético Paranaense na Arena da Baixada não é nada do outro mundo, mas é nítido que a maré virou. Nas primeiras rodadas do campeonato, todo chute do Willian entrava; agora, até passe tá difícil de acertar. E depois de queimar o goleiro Renan, botando em seu lugar um cara que nunca tinha jogado no time principal, Tite queimou Welder, substituindo-o no intervalo, depois da bobagem que o lateral fez no lance do pênalti. Welder errou, ok, mas vem fazendo um bom campeonato. Renan falhou feio no gol do América Mineiro, no meio da semana passada, mas Leandro Castan também vacilou naquela jogada e ainda atrapalhou o goleiro. Castan continuou no time, Renan dançou. Domingo passado, contra o Avaí, Emerson perdeu um gol porque quis colocar, e a massa reclamou porque ele devia ter enchido o pé; ontem, Willian perdeu um gol porque encheu o pé, e a massa vai reclamar porque ele devia ter colocado. Urubu quando tá de azar, o de baixo caga no de cima. Mas como acumulou um exagero de pontos até a décima rodada, e a gangorra certamente vai continuar, o Corinthians segue como um dos favoritos. 
Tô achando que, assim como foram os de 2009 e 2010, esse campeonato vai ser pau a pau até o final. Quem está indo muito bem é o São Paulo, sem fugir àquele recente jeito São Paulo de ser: não brilha, não encanta, não empolga, mas vai vencendo. Não jogou bem quinta-feira contra o Bahia – mesmo num campeonato difícil como o Brasileiro, ganhar de três a zero nem sempre é sinônimo de jogar bem –, não jogou bem ontem contra o Avaí, mas vai seguindo e botando os pontinhos na poupança. Acho que ainda falta uma certa paudurecência ao time, que às vezes fica meio apático com Lucas, Dagoberto, Marlos, Fernandinho. Mas a verdade é que, com tanto oba-oba em cima do Corinthians e do Flamengo, o São Paulo tá ali coladinho, comendo em silêncio e pelas beiradas. Vai brigar. 
Tenho pensado em escrever um post com elogios ao Botafogo, mas o time sempre dá uma derrapada e aí o elogio fica sem sentido. Além disso, meu santo não bate com o do Caio Jr. desde 2008, quando ele dirigiu o Flamengo. Recebeu do Joel Santana um time limitado mas muito bem armado, fez um monte de bobagens, tirou o Flamengo da briga pelo título e acabou chegando num decepcionante quinto lugar. Mas esse ano o Botafogo trabalhou direito, manteve a base do ano passado e trouxe jogadores interessantes. Renato é o tipo de meio-campista que não desequilibra jogos, mas dá equilíbrio ao time. Apesar do Alê Santos implicar com ele, elogiei várias vezes o Elkeson quando ainda jogava no Vitória. Se esse Felipe Menezes, meia que tem entrado aos poucos no time, é quem estou pensando, também é bom. Vinha fazendo um ótimo campeonato pelo Goiás em 2009, mas saiu na janela de meio do ano para o Benfica e não tive mais notícias dele. Não sei de onde veio o zagueiro Gustavo, mas mostrou segurança e tranquilidade na partida contra o Cruzeiro. O Botafogo está longe de ser um timaço, mas tá se arrumando e pode fazer um Brasileirão bastante bom. Ah, e ainda tem o Cortês, melhor lateral-esquerdo do último Campeonato Carioca jogando pelo Nova Iguaçu e autor da jogada mais sensacional do ano: casou e fez a festa de recepção do seu casamento no Habib´s de Campo Grande. Nessa época em que jogadores de futebol viraram alguns dos seres mais deslumbrados do planeta, chega a ser um alento.

8 comentários:

  1. Murta. Também gostei da festa no Habib´s, apesar da esfiha de carne conter papelão entre os ingredientes. Mas o cara jogou muito contra o vasco. Desequilibrou. Abração

    ResponderExcluir
  2. Flamengo na ponta, Corinthians e Sao Paulo na cola. Muita coisa ainda vai mudar e eu ainda acho que campeonato vai se decidir nas ultimas 10 rodadas. Entao o importante é se manter na ponto, e o Flamengo esta fazendo a liçao de casa.

    ResponderExcluir
  3. Magralha.....Eu tite Vai timar no cu8 de agosto de 2011 às 10:09

    Murta. vc como um bom jogador q é sabe bem q o grande atacante é aquele q sabe a hora de bater forte e a hora de bater de chapa...... acho q tai o dilema dos dois atacantes do meu time....... ate nosso Ronaldo fz gol de bico em copa do Mundo.... isso é ser atacante..... qr dar so de bico vira zagueiro. qr so bater de chapa vira lateral pra cruzar da linha de fundo..... o Corinthians ta vacilando. fzndo jogo facil vira rum dilema. vem ai o Santos na quarta vamso ver se contra time bom a gente acorda.........
    Murta!!! Botafogo e uma bosta. time ruim da porra...... meu tima sofreu contra eles num jogo facil..... aquela defesa e uma baba.. pelamordedeus....... nem vou falar do Elkeson pq com esse nome nao merece ser falado..... muda pra um apelido qualquer q a gente ve.....
    O Brasileirao ta do jeito q aGlobo gosta os dois maiores times brigando pau a pau.....
    PS: Ei Tite vai tomar no cu!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Valois,
    Gravei Botafogo x Vasco, mas tinha levado trabalho pra casa no final de semana e não consegui ver. O Cortês tem um jeitão meio desengonçado, mas parece ser bom jogador. E o Habib's foi uma ideia genial.

    Rodney,
    Nas últimas dez? Rapaz, eu acho que vai embolado até o final. Vou ficar surpreso se alguém levantar o caneco com uma rodada que seja de antecipação. E esse ano, na última rodada tem Flamengo x Vasco, Fluminense x Botafogo, Corinthians x Palmeiras, Santos x São Paulo, Cruzeiro x Atlético e Inter x Grêmio, todos às dezesseis horas. O bicho vai pegar.

    Magalha,
    Aí você apelou. Eu tô falando de Emerson e Willian, você me vem com Ronaldo Fenômeno? Covardia.
    Claro: o Botafogo não tem time pra disputar o título, não deve nem brigar por Libertadores, mas o que eu acho é que esse ano eles fizeram a coisa certa. Normalmente, o time sofria no Brasileirão pra não cair, chegava na virada do ano e mandava todo mundo embora, começava a montar um time novo e a história se repetia. Esse ano, mantiveram a base, contrataram razoavelmente, devem terminar ali pela sétima ou oitava colocação, sem maiores sustos. Aos poucos, o Botafogo vai se reerguendo.
    É, se Flamengo, Corinthians e São Paulo seguirem brigando até o final, a Globo vai soltar foguetes e encher o rabo de audiência.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Murtinho,

    Apenas poucas coisas hoje me impedem de assitir aos jogos do Mengão em qualquer campeonato, e uma dessas coisas aconteceu no dia e hora do jogo contra o Coritiba: minhas filhas.

    Sou ainda um nostálgico torcedor que assiti aos vídeos tapes dos jogos do Mengão, incluindo alguns jogos que vi ao vivo, mas os comentários que escutei sobre esta sofrida vitória me fizeram desistir, vendo somente o gol, feito aos 44 minutos do 2º tempo por Jael.

    Aguardei seu comentário sobre a atuação do Parrudo para ver como ele tinha se portado em campo, mas já tendo a certeza que os comentários sobre ele não seriam positivos, e mais feliz fiquei em seus comentários sobre o Luxa, que continua se achando o melhor estrategista e técnico do mundo, mas também pelas pífias atuações de Leo Moura, Thiago Neves e Ronaldinho, então mesmo com o gol perdido quase embaixo da trave, nosso Parrudo não poder ter a sombra preocupante de um Jael, pois vibrei muito com a saída do Wanderley, onde boa parte da torcida já pedia a sua escalação, e será que Jael também deverá ser escalado no lugar de Parrudo?

    Conto com o apoio do Lucas em mantermos o nosso Parrudo em alta, até que a volta do "cagalhão" seja justificável.

    Lembro que o "grande" Ganso perdeu um gol debaixo da trave no jogo contra o Ceará, esta minha comparação é muito simples, pois em algumas rodas de discussão sobre futebol, apesar de ser apontado por todos ou quase todos torcedores, técnicos comentaristas com um jogador fenomenal, não vejo absolutamente tudo isso, um bom jogador, com certa habilidade com a sua canhota, mas me lembra de mais o Zanata, algumas poucas enfiadas e passes para o lado o jogo todo, podem me crucificar, e espero até estar errado e que ele seja o dono da copa 2016.

    PS: As minhas três filhas botafoguenses vibraram com a vitória de domingo sobre o Vasco, mas não querendo desmerecer o alvi-negro, o que vi neste jogo não foi o Botafogo jogar horrores e sim o Vasco não jogar nada.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  6. Grande Chehin,

    A verdade é que o Parrudo não teve maiores responsabilidades sobre a atuação meia-boca de sábado. Como escrevi no post, Ronaldinho, Thiago Neves e Léo Moura estiveram mal, e cabe a eles levar o time à frente. Aliás, justiça seja feita: quem jogou muito bem foi o Renato Abreu, que melhorou bastante depois que Luxemburgo passou a escalá-lo como uma espécie de falso terceiro volante, se é que isso existe.
    O mais bacana do futebol é que a gente não precisa concordar em tudo, e eu discordo completamente da sua opinião sobre o Ganso. Não tem jogado nada, mas mesmo sem jogar nada ele ainda é muito melhor do que todos os outros meias brasileiros, incluindo os que estão fora do país. Quanto ao gol que o Ganso perdeu, a história é diferente. Se o cara arma, desarma, não erra passe, toca, lança, cruza, chuta, e perde um gol embaixo da trave, isso é uma coisa. Agora, se o cara não ajuda em absolutamente nada, entra em campo só para empurrar pra dentro as bolas que sobram e quando a bola sobra ele empurra pra fora, aí não dá pra engolir.
    Três filhas botafoguenses! Como cantava Nara Leão naquele velho samba, você é daqueles que quando morrer (três batidinhas na madeira) vai diretinho pro céu.

    Grande abraço pra você e beijos para as muitas mulheres da casa.

    ResponderExcluir
  7. Grande Amigo Murtinho,

    O mais importante é o nosso respeito, e como disse,devo ser o único a ter esta opinião sobre o Ganso, então devo estar errado, mas não sendo teimoso eu ainda vou preferir aguardar.

    O que fazer na Sul-Americana, torcer para seguir em frente sem atrapalhar o Brasileirão (ou temos um elenco para as 2 competições?) ou torcer para sair logo(não vou conseguir, vou torcer), mas prefiro o Brasileirão.

    Quanto as minhas filhas, fazer o que né....

    Abraços,

    ResponderExcluir
  8. Jó,

    Pois é, às vezes a gente vai mudando. Por exemplo: naquela ocasião, achei certo o Dunga não levar Neymar e Ganso para a África do Sul, quando o Brasil inteiro pedia o contrário. Eles tinham estourado muito em cima da Copa, não puderam ser testados com a amarelinha etc. Mas depois do bi estadual, da Copa do Brasil, da Libertadores, aí é preciso reconhecer o mérito dos caras.
    Sul-americana: torcer pra perder não dá. Mas acho que, se seguirmos na competição, o melhor é ir mesclando, botar os caras que não vão jogar a próxima do Brasileirão por causa de cartão amarelo, escalar aquele moleque Luiz Antônio que fez um partidaço contra o Santos, lançar o Alex Silva etc. Ou seja: fazer um mistão, sempre poupando as peças-chave. Autonomia pra fazer isso o Luxemburgo tem; resta ver se vai ter peito.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir