quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Trocando as bolas.
O Corinthians continua líder, o Flamengo continua vice-líder, mas os jogos de ontem mostraram uma inversão do que vinha acontecendo com os dois times. No início do campeonato, o Corinthians fazia jogos equilibrados com extrema segurança, e apesar de não vencer com facilidade – quase nunca há jogo fácil no Brasileirão –, mostrava equilíbrio e controle. Já o Flamengo, vencia ou empatava sem empolgar e sem convencer. Ontem, a coisa inverteu. 
Jogar contra o Cruzeiro é sempre difícil (o Flamengo vinha de seis derrotas consecutivas para o time mineiro), em Minas mais ainda, mas em momento algum a partida ameaçou ter outro resultado que não fosse a vitória rubro-negra. Claro, futebol às vezes surpreende com uma bola perdida, um erro do goleiro, um chute de longe, mas o Flamengo foi o dono do jogo. 
Depois do memorável Flamengo x Santos de quarta-feira passada, decidi promover o Cagalhão Parrudo a simplesmente Cagalhão. E mais: em consideração à sugestão feita pelo Jó na caixa de comentários, aceitei trocar Cagalhão por apenas Parrudo. No jogo seguinte, contra o Grêmio, ele quase foi rebaixado outra vez, e ontem foi salvo pelo gol. O Parrudo tem se movimentado melhor, tem participado um pouco mais dos jogos, teve frieza na hora da conclusão, mas é uma enorme irritação vê-lo jogar. Não tem atrapalhado tanto, mas se o Flamengo tivesse um bom centroavante, o time estaria voando. 
Não vi o jogo todo do Corinthians, mas não gostei de nada do que vi. Ganhou, mas ficou devendo. O América Mineiro talvez seja o time mais fraco do campeonato, e ao contrário do Corinthians seguro e firme dos dez primeiros jogos, vi um Corinthians atabalhoado, afobado, tenso e sem o domínio do jogo. Subidas e descidas são normalíssimas no Campeonato Brasileiro, mas é preciso atenção, porque às vezes o time desce e não consegue subir mais – como aconteceu com o Palmeiras em dois mil e nove. 
E vem cá, treinador de futebol é pra isso? Pra ficar o tempo tempo azucrinando os ouvidos de seus jogadores e gritando: “No pé! No pé! No pé”? Ora, faça-me o favor.

7 comentários:

  1. seis jogos com derrota... estatística, em futebol, só serve pro pvc pensar que entende de alguma coisa. oq aconteceu com o palmeiras em 2009 foi um ouuuutro problema. que eu conheço muito bem e tá lá na zona de rebaixamento.

    ResponderExcluir
  2. Jaime,

    1) Também desprezo estatísticas no futebol, mas desconfio de algumas coincidências.
    Lá na virada da década de sessenta para a de setenta, todo jogo do Flamengo contra o América era complicadíssimo. Aí vinha o Fluminense, sacode. Vinha o Vasco, sacode. Vinha o Botafogo, sacode. Todo mundo sacudia o América sem maiores problemas, menos o Flamengo. Ninguém entendia muito bem aquilo, e a explicação mais aceitável era que o jeito daquele time do América jogar complicava o jeito daquele time do Flamengo jogar. (Naquele tempo os times duravam quatro, cinco anos, e não os seis meses de hoje.) Tinha algo a ver com os estilos dos jogadores, esquemas táticos, sei lá que porra era.
    O Cruzeiro tem um estilo de jogar - se ganha ou não título importante é outra conversa, mas tem um estilo -, com bola no chão e ligação rápida do meio para o ataque. Quer dizer, tem não: tinha. Com a chegada do Joel Santana, esse estilo mudou, o que eu pude ver claramente contra o Corinthians, o Botafogo e o Flamengo. Ontem, por exemplo, a única jogada de ataque do time era levantar bolas na área. Ou seja: não me parece ser uma questão de estatística, nem tampouco de coincidência. Tem mais a ver com o jeito de jogar.

    2) Não vou ficar aqui defendendo o cara, porque também não sou exatamente fã dele, mas não é justo. Esse problema que você conhece muito bem e tá lá na zona de rebaixamento foi campeão no ano passado e tricampeão com o seu time - estamos falando exclusivamente de campeonatos brasileiros disputados por pontos corridos. Além disso, o Palmeiras de dois mil e nove foi o exemplo mais recente, mas não foi o único.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Como nao consegue fazer 2 partidas, na verdade eu ainda nao consegui ver uma espetacular, o nosso Parrudo merece ter o nome mantido, tem corrido, nao vejo ele se esconder do jogo e ontem nos brindou com um gol seu em mais uma vitoria rubro-negra, ate porque quando Luxa olha para o banco,nao vê grandes opções, mas se vamos manter essa regularidade ate o final do campeonato eu nao sei,mas o time tem mostrado uma regularidade, nao acho que um padrão de jogo, mas sim uma regularidade.
    Mudando de jogo e assunto, meu irmão estou contigo e nao abro, escutar os comentaristas na TV, ou ate mesmo no radio e uma tarefa desgastante.
    Ontem vi vários comentários sobre a atuação do Diego Souza no jogo do Vasco, em que ele atreve riu, e ao ouvir na radio Globo o Gilmar Ferreira sobre quem seria o melhor em campo, todos outros elegeram o Diego Souza, ele simplesmente votou no Dede, pois explicou que numa única jogada individual do Diego ele nao passou a bola para o Diego, e ao ver a jogada na TV qualquer um teria feito a mesma coisa, ate nos em nossas saudosas peladas do Arosa Esporte Club, LAMENTÁVEL, saudades dd João Saldanha, Sandro Moreira entre outros, mesmo botafoguenses declarados, sabiam tudo de futebol.
    Que venha o Coritiba,
    Abraços JO

    ResponderExcluir
  4. Jó,

    Pois é. Eu não escuto. Se ligo a tevê a ponto de pegar as escalações dos times, tiro o som na hora. Se não, deixo o som por uns cinco ou dez minutos, até sacar os vinte e dois que estão em campo, e a partir daí assisto sem áudio. É tanta besteira que me deixa tenso.

    PS: Ah, que saudade do esquadrão infantil do Arosa Esporte Clube!

    Abração.

    ResponderExcluir
  5. Renan filho da puta e Tite vai toma no cu!!! segue o jogo

    ResponderExcluir
  6. Murta....o Devid tava jogando mal mesmo, mas melhorou muito....pega mais leve com o cara...rssss.
    Magalha....
    É isso aí mesmo....Renam e Tite...vão de fuder!!! E eu que meti a lenha do Julio César....espero que volte logo. Não sou de crucificar jogador, mas o Renan está provando que a camisa pesa mesmo...e o porra do Tite tem que mudar o estilo do time jogar, já manjaram e estão marcando os volante....Acorda Tite burro!!!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  7. Magalha,
    Isso. Segue o jogo.

    Luiz Eduardo,
    Mas eu tô pegando mais leve. Tanto que o promovi a Cagalhão, puro e simples, e logo depois a Parrudo. Já essa história de camisa pesar é mesmo impressionante, quem não acompanha futebol não consegue entender, mas os exemplos são muitos. Não tá pesando pro Welder, não tá pesando pro Willian, mas justo o Renan, que até já tinha sido convocado pra seleção brasileira, tá inseguro ali.
    Não acredito que o Tite mude o jeito do Corinthians jogar. Tem que ser muito técnico pra isso, e o Tite não é. Vai continuar na beirada do campo, enchendo o saco dos caras com seus gritos de "no pé, no pé, no pé".

    Abraços.

    ResponderExcluir