sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Uma seleção cada vez mais distante dos torcedores. 
Fiquei preocupado por causa de um post que não escrevi. O cara se mete a ter um blog sobre futebol, há um jogo entre as duas seleções que mais vezes estiveram numa final de Copa do Mundo, e não sai uma linhazinha sequer sobre o assunto? E a preocupação aumentou quando percebi que a indiferença não era só minha, mas geral. 
Amistoso da seleção brasileira sempre foi uma festa. Era a chance que se tinha de ver, no mesmo time, os ídolos por quem você torcia e os adversários que você temia. Era a oportunidade rara de ver, jogando juntos, o Pelé do Santos, o Gérson do São Paulo, o Tostão do Cruzeiro, o Rivelino do Corinthians, o Jairzinho do Botafogo. Os estádios lotavam e, de certa forma, os amistosos eram pra valer – tão pra valer que, como escrevi aqui outro dia, num desses jogos vi Pelé quebrar a perna de um botinudo da seleção alemã. 
Em relação à seleção brasileira, foi nesse ambiente que me criei. Por isso, fiquei espantado ao perceber meu comportamento nessa última disputa de pênaltis entre Brasil e Paraguai, que eliminou nossa seleção da Copa América. Pra mim, pouco importava ganhar ou perder. Em vez de me aborrecer, cheguei a rir com as cobranças de Elano e André Santos. 
Como não sou jornalista nem cientista social, não faço entrevistas nem pesquisas, não posso saber o que as pessoas sentem e sigo minhas intuições. Nada contra o profissionalismo ou o direito que cada um tem de trabalhar onde quiser, mas me parece que a internacionalização criou uma distância agora impossível de encurtar entre a seleção brasileira e os torcedores. Claro que um time bom ajudaria, um futebol bem jogado empolga, mas a seleção brasileira sempre foi diferente, e a empatia que havia morreu. Por causa do massacre da mídia, o amor renasce nas Copas do Mundos; fora daí, a identificação é zero. 
A gente se acostumava a torcer pelo cara que a gente acompanhava no campo todo domingo. Ou por aquele atacante adversário que nos deixava preocupados três ou quatro vezes por ano, quando nosso time enfrentava o dele. Na boa: quem vai torcer por esse Fernandinho que entrou em campo contra a Alemanha? Quem já se empolgou com o Fernandinho? Quem já teve medo de enfrentar o Fernandinho? Ninguém, porque ninguém jamais conheceu o Fernandinho. O mesmo vale para o Michel Bastos, nosso lateral-esquerdo na última Copa do Mundo. Para o David Luiz. Para o Jádson. 
Não estou falando da qualidade dos jogadores. Não me refiro à possivel e indecorosa influência de empresários nas convocações e escalações. Não estou falando de nomes, critérios ou atitudes, falo de conceito. 
Mudou muito e mudou pra muito pior. É uma pena.

8 comentários:

  1. É isso mesmo Murta....concordo com cada vírgula e te digo mais, desconfio que nem na Copa do Mundo os torcedores se abatem com uma eliminação da seleção brasileira. A Copa de Espanha em 82 me marcou muito, futebol maravilhoso, craques jogando no Brasil, menos o Falcão....foi um pecado para o futebol mundial não termos levado da taça. Depois disso, um pouco em 86 por conta da magia da seleção de 82. Hoje não ligo muito, talvez se a seleção encantar com um futebol de primeira....quem sabe....mas que é uma pena é....

    ResponderExcluir
  2. pois é. pra saber só de flamengo e do sccp - sport clube cavalo paraguaio, eu vejo sportv e band na hora do almoço.

    ResponderExcluir
  3. Amigo Murtinho,
    Mais uma vez nao tive a mínima vontade de assitir ao jogo da seleção, e serei também teimoso da mesma forma que nossos técnicos são.
    Fazer um trabalho de renovação depois do fiasco do Dunga e super louvável ao Mano,técnico que tenho ate uma certa simpatia, mas novamente vendo a convocação/escalação do lateral esquerdo o senhor André Santos (e isso?), sendo este convocado em todas as listas do Mano, deixando de fora nomes como Marcelo, ex-Flu,atual Real Madrid, pelo menos para uma observação, e escalando um tal de Fernandinho no lugar do Ganso, voce sabe que nao morro de amores pelo Ganso, mas nao sou tão radical e muito menos burro, alem se ser uma sacanagem com todos os torcedores brasileiros, pois voltam os comentários que este tal de Fernandinho e empresariado pelo mesmo empresário do Mano, será verdade?isso existe? Só rindo viu.
    Nao faremos parte das eliminatórias para a Copa, o que acho péssimo, ficaremos somente nos amistosos, e ainda acredito no trabalho do Mano,alguns comentaristas daqueles que detestamos já falam ate em mudança comando, tremenda sacanagem, mas nosso Mano tem que ficar mais alerta, algumas convocações nao se tratam de renovação, nem eu mesmo consigo entender a razão, será que e a mesma do Fernadinho , espero sinceramente que nao.
    Nao ganhamos de nenhuma seleção top ate agora, e vitoria x renovação, a vitoria tem que vir também, senão continuaremos descrentes, e dependente das próximas convocações, vou continuar a assitir a reprise da novela O Clone, pelo menos vejo a Juliana Paes e as dançarinas marroquinas.
    Um grande abraço,
    JO

    ResponderExcluir
  4. Porra Jaime....é só seu time dar audiência...rssss
    Abração.

    ResponderExcluir
  5. Meste, vc ta sempre certo. Acho que antigamente os jogadores não iam tão novos jogar fora do país, e hoje em dia ninguém sabe quem são. Eu fico imaginando que só o técnico da seleção deve assistir os campeonatos russos, hungaros, e etc pra escolher essas pérolas. Fora a politicagem que a gente imagina que rola pra colocar Fernandinho na seleção né? Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Esporte Clube Magalha Paulista12 de agosto de 2011 às 12:42

    Luiz o time nao da audiencia nem na Globo nem no estadio... O Jaime pode chegar na hora q ele qzr q o lugar q ele gosta ta sempre vago... Quanto a selecao Murta vc tem q entender q O Ricardo Teixeira tem q viver Kct !!! como vai tirar o sustento dele??? com salario??? ah tenha dó....
    Luiz sobre o outro post ... escreve ai... se o Flamengo for campeao na semana seguinte e Luxa na selecao... ja li q vamos os proximos jogos vao ser contra selecoes babinhas (Egito e mais outra) q e pra dar tempo!!!

    ResponderExcluir
  7. Luiz Eduardo,
    Não entra nessa não. O Jaime é manhoso, é catimbeiro. Na semana passada ele reclamou, pelo msn, que eu só falava do Flamengo e do Corinthians. Resultado: eu, que estava com vontade de assistir a Vasco x Botafogo, às 18h30 do domingo, acabei vendo Avaí x São Paulo - e até escrevi elogiando o comportamento do tricolor no Brasileirão. É um milongueiro do cacete!
    Abraço.

    Jó,
    Acho que a coisa tá meio confusa. Se a intenção era renovar a qualquer custo, nada mais natural do que um técnico tipo Mano Menezes, Dorival Jr., por aí. Mas você tem toda razão: pra que Júlio César? Pra que Lúcio? Daqui a pouco volta o Gilberto Silva. Não sei se o Fernandinho é agenciado pelo mesmo empresário do Mano (creio que o nome do cara é Carlos Leite), mas o André Santos é, o Lucas Leiva é, tem mais um ou outro lá. Quer dizer: se o cara não entrar e arrebentar, vai ficar sempre uma suspeita.
    Abraços pra você e pro Albieri.

    Pois é, Camilinha. Eu fico pensando: esse tal de Shakhtar Donetsk deve ser o maior time do mundo, porque todo mundo de lá acaba na seleção brasileira. Tô doido pra ver esse time jogar.

    Magalha,
    Parece que tá confirmado mesmo. Em vez de Espanha e Itália, a seleção brasileira vai encarar Egito, Costa Rica, México, Suíça e Gabão. É, meu camarada, pegaremos o Gabão. E sobre a grana do Ricardão, é bom o Mano ficar esperto: já começaram a pipocar aqui e ali notícias sobre descontentamentos de patrocinadores. Aí, é mexer no bolso do homem. E mexeu no bolso do homem, o bicho pega.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Sou completamente a favor da renovação, mas como toda renovação, isso leva um tempo, o brasil não joga bem, está apático, perdido em campo, mas acho bacana ir tentando com alguns jogadores q prometem, resta torcer pra q não sejam novos Robinhos, Patos etc...

    Sinto falta de ver um jogador q impõe respeito, de nome, parecia bobagem essa coisa d jogar com nome, mas a seleção atual não assusta ninguém, e não empolga a torcida pq não tem um sujeito de nome fudido lá. Achei que eu não ia dizer isso tão cedo, na verdade achei q depois das mudanças nunca ia dizer isso.. Mas acho q caberia nessa seleção um Ronaldinho Gaucho, Kaká, Adriano e Luis Fabiano se ambos voltarem a jogar bem.... Pq a coisa tá feia. Se parar pra pensar quem pode ser melhor pro Meio Campo do Brasil? Ronaldinho e Kaká ou Fernandinho e Jadson? chega até a soar como piada isso mas é a realidade, tá certo q o Mano está testando jogadores pra posição, mas tá exagerando um pouco. Antigamente me parecia q pro cara ir pra seleção ele tinha q estar arrebentando e convencendo em todos os jogos que jogasse, Hoje em dia parece q se o cara está numa fase boa ele pode ir pra seleção. O cara não vai pq joga bem, pq é bom, mas sim, pq está numa fase boa e o brasil não deve viver de fases de jogadores, isso passa muito rápido.

    ResponderExcluir