sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Algumas coisas da última quarta-feira.
O futebol tem um monte de coisas inexplicáveis, e o Brasileirão mais ainda. O Flamengo fazia um campeonato muito do meia-boca, até a sensacional vitória sobre o Santos. Aquele jogo deu moral ao time, e na sequência vieram vitórias importantes sobre o Grêmio, o Cruzeiro e o Coritiba. Como não há bem que sempre dure, o Flamengo voltou ao momento meia-boca e precisa urgentemente de outro jogo como aquele. Se não, vai sair da briga. Perder para o Avaí em Florianópolis não é nada do outro mundo; o problema é que o time parou de jogar. No Brasileirão não tem parada fácil, e quando você entra muito desfalcado a dureza só aumenta. Não é nem uma questão da qualidade individual dos ausentes, mas do desequilíbrio que um monte de desfalques provoca em qualquer time. Anteontem o Flamengo não tinha Alex Silva, Welinton, David Braz, Júnior César, Aírton e Thiago Neves. Ahn? Como? Thiago Neves estava em campo? Acho que não prestei muita atenção no jogo. 
Pra gente ter uma ideia de como a questão dos desfalques é importante: na quarta-feira eu estava interessado em ver Botafogo x Palmeiras, dois times que vêm crescendo no campeonato. Mas quando vi que o Palmeiras ia jogar sem Kléber, Valdívia e Luan – brincadeiras à parte, ele cumpre um papel importante ali –, perdi o interesse. No dia seguinte, meus amigos palmeirenses Kride e Gobato confirmaram: o time não existiu. Tomou o gol cedo, desarticulando a retranqueira armada por Felipão e posta em prática por seu fiel escudeiro, levou o segundo logo depois e desmoronou. Segundo eles dois não teve nem graça, mas não há mesmo o que fazer naquele time se o Kléber e o Valdívia não puderem entrar em campo. 
A vitória sobre o Grêmio quase foi, para o Corinthians, o tal jogo que eu falei aí em cima que o Flamengo precisa. (Apesar da liderança, o Corinthians tá precisando também.) O Grêmio melhorou com Celso Roth no comando, porque pelo menos voltou a mostrar a raça que parecia perdida. Mas a zaga é atabalhoada, o que pra mim é novidade: os times do sul, que sempre foram muito fortes na marcação, agora afrouxaram. (Desde quando um time gaúcho faz três a zero em casa aos vinte e seis do segundo tempo e deixa o adversário empatar?) Além disso, o Grêmio jogou fora o fato de estar com dois a mais nos últimos quinze minutos, fazendo a pior coisa que pode ser feita nessa situação: cruzar bolas altas na área. Aí, claro, a vantagem desaparece. O Corinthians não mostrou brilho, mas foi aplicado. E há jogos no Brasileirão que precisam ser vencidos dessa forma. A arbitragem de André Luiz de Freitas Castro serviu para fortalecer a tese que defendo aqui: nossos juízes não são tendenciosos, são confusos. O pênalti que ele deu no Emerson foi um absurdo completo; por outro lado, as expulsões de Liédson e Edenílson foram excessivamente rigorosas. Não é má intenção. É ruindade mesmo. 
Durante a partida com o Fluminense, no Morumbi, o são-paulino Jaime Agostini tuitou praguejando contra seu próprio time. Consegui assistir ao jogo ontem e sou obrigado a admitir: nosso ilustre conselheiro tem toda a razão. Os jogadores do São Paulo ganham mal? Recebem com atraso? O clube está numa situação na tabela que não permite brigar pelo título? Como a resposta para essas perguntas é “não”, inexiste explicação para um time jogar de forma tão apática e desinteressada. Tudo o que Dagoberto fez foi dar um chute com relativo perigo no primeiro tempo e cavar um pênaltl, que também não houve, no segundo. Lucas precisa decidir o que vai ser da vida. Continuo achando que ele tem muito futuro, mas o futuro vai chegar quando? Eu acreditava que ele vinha sendo escalado no lugar errado: Lucas tem que jogar onde jogava quando apareceu, quarto homem do meio-campo, sem obrigação de marcar, podendo cair para os dois lados, agredindo o tempo todo, mas sem compor a dupla de área com o centroavante. Entretanto, foi exatamente nessa função que ele atuou no segundo tempo de anteontem, quando Willian José entrou no lugar do Rivaldo. E o que ele fez? Deu um bom chute a gol por volta dos cinco minutos. Um chute. Só. Juan não ganhou uma jogada sequer do Mariano, mas isso não chega a ser novidade pra quem é flamenguista: Juan nunca marcou ninguém. O São Paulo tem um elenco equilibrado, mas é impossível ganhar um campeonato como esse sem ambição. E isso tá faltando. 
Para encerrar: no jogo entre Avaí e Flamengo, no primeiro gol do Avaí o cara que cruzou a bola estava completamente impedido. Logo depois, o Flamengo teve um gol mal anulado. (Gol dele.) Acho isso irrelevante e não serve para justificar nada. Só espero que ninguém venha me cobrar quando erros semelhantes de arbitragem acontecerem a nosso favor.

2 comentários:

  1. murta, no último post falamos sobre o cicero na função do paraíba, lembra? pois é. não mudou porra nenhuma. o jean tem q morrer. o juan fez com q eu fosse o último a sair do setor azul do morumbi, a pedido do senhor policial. ele ficou dando entrevista para um repórter, q não posso admitir q seja brasileiro (ninguém fica mais de 10 minutos entrevistando o juan), e enquanto ele não foi pro túnel eu não parei de falar frases de apoio para esse craque. a atuação do rivaldo só comprova oq eu pensava sobre o qto o carpegiani foi burro batendo de frente com ele. o casemiro... aaaa o casemiro... lucas foi o de sempre e, como vc falou, dessa vez jogou na dele e não fez nada. o cañete jogou e realmente não dá pra entrar num jogo profissional. num rachão talvez. enfim... tomamos outro nabo (mais um pra time carioca, pedro). é time pra cair. a média das últimas rodadas comprova isso. ainda bem q tem um monte de time ruim nessa merda. caso contrário são paulo, corinthians e flamengo, perdendo o monte de ponto q perdem, estariam lutando pra segurar a vaga na sulamericana. murta, vamos quarta?

    ResponderExcluir
  2. magalha FORA TITE FILHO DA PUTA!!!!2 de setembro de 2011 às 14:01

    Alessando q va toma no cu tb...... como pode fzr uma cagada daquela no segundo gol do Gremio..... se foder.... (desculpe Gabriel).... mas nao da.... tomar sufoco d eum time do Celso Roth so mesmo um timedo tite...... vao pra putaquepariu..(desculpe Gabriel) mas o merda vai conseguir perder esse brasieliro q nunca foi tao facil ganhar.......Quanto ao arbitro ctz q alguem falou q nao foi penalti no intervalo....... e o Douglas vai a merda. uma hora ele para de fzr golaço contra a gente.......

    ResponderExcluir