Jogaço.
Um jogo de futebol envolve um monte de coisas, e não é feito só de qualidade técnica. Por isso, Corinthians x Flamengo foi um grande jogo de futebol.
Aliás, é muito bacana quando o campeonato fica embolado desse jeito, porque aumenta o número de confrontos diretos e as partidas ficam bem mais emocionantes. No Brasileirão do ano passado, por exemplo, Fluminense e Corinthians abriram distância em relação aos demais, e quando os dois começaram a patinar só o Cruzeiro conseguiu encostar. Daí que na fase decisiva houve apenas um confronto direto, que foi aquele Corinthians x Cruzeiro do famoso pênalti no Ronaldo. Esse ano, não. Depois do jogaço de ontem, domingo tem Fluminense x Corinthians, na outra rodada é a vez de Botafogo x Flamengo, depois vem São Paulo x Corinthians, e por aí vai. Só briga de cachorro grande. De times que, provavelmente, daqui a quatro rodadas continuarão com chances de título.
Qualquer que fosse o ganhador ontem no Pacaembu, a vitória significaria uma espécie de redenção. (Não foi à toa que o são-paulino Jaime saiu do Morumbi na quarta-feira dizendo que torceria por um empate entre Corinthians e Flamengo, mesmo tendo consciência de que o empate tiraria o São Paulo da provisória liderança. Esperto, Jaime sabia que liderar ou não o campeonato nesse momento não teria importância alguma e sabia também que um vencedor no clássico de ontem ganharia muito mais que três pontos, ganharia moral. Mas é isso aí: tem gente que segue o embalo da mídia e tem gente que enxerga além. Jaime enxerga.) A vitória devolve ao Corinthians o respeito que o time tinha perdido, embora continue precisando consertar coisas.
A não ser que o Willian tenha algum bloqueio psicológico incontornável, não dá pra jogar com Jorge Henrique e deixar Willian no banco. Jorge Henrique é cisqueiro e enganador, Willian é objetivo e perigoso. Mas se não rende quando entra de cara, não há mesmo o que fazer. Júlio César, Chicão e Leandro Castan precisam se acertar nas bolas paradas. E é preciso resolver a questão da lateral-direita. Alessandro é bom jogador e é um dos líderes da equipe, mas não tem mais fôlego para executar as funções de um lateral moderno. Precisou ficar mais preso por causa do Ronaldinho, ok, mas parece que já deu. São detalhes de um time forte, mas que precisam ser vistos.
O certo é que, mesmo sem jamais ter perdido a liderança, o Corinthians dava toda a pinta de que queria entregar, novamente, o título de bandeja. Ontem, voltou pro campeonato.
Curiosamente, surpreendentemente e espantosamente, acho que o mesmo pode ser dito do Flamengo. O time enfrentou uma pressão tremenda, marcou com seriedade e se defendeu com razoável competência. Perdeu um clássico, um jogo duríssimo, e futebol é isso. Claro: uma vitória ontem poderia ter a mesma força que tiveram, em dois mil e nove, as vitórias sobre o Palmeiras no Palestra e sobre o Atlético no Mineirão, mas o time mostrou personalidade. Uma coisa é perder, outra é não jogar.
Se Alex Silva e Aírton voltarem bem e as contusões derem um refresco, o Flamengo ainda pode incomodar. Não acredito em título por causa do desequilíbrio no elenco – ontem, quando o cansaço tirou Willians e Thiago Neves do jogo, entraram Fierro e Bottinelli, e aí não há quem aguente. Mas impossível não é.
Ontem foi um jogo bacana de assistir, fiz o que não é mto rotineiro, saí da agência e fui direto pra casa do meu pai, lá encontrei meu irmão e minha mãe pra assistirmos o jogo com o velho. Ok nada que se compare a ir em um estádio junto com ele, mas é sempre válido.
ResponderExcluirO Corinthians começou jogando bem e perdendo algumas chances de gol, alguns jogadores me deixaram com um pouco de raiva, como por exemplo os 2 já citados Jorge Henrique e Alessandro. Jorge Henrique parecia meio em marcha lenta, não conseguia dominar uma bola, e muito menos fazer um passe ou cruzamento decente. Alessandro defensivamente falando não foi mal, mas já deu pra perceber que tá sem fôlego, os passes dele tbm estavam muito ruins, ele estragou uma jogada ofensiva que poderia ter deixado o Corinthians em vantagem e minutos depois falhou naquele lance em que o Thiago Neves chutou e conseguiu o escanteio depois de uma defesa razoavelmente boa do Julio Cesar. De onde surgiu o gol do cagalhão. As mudanças foram boas, Alex não estava num dos dias mais inspirados ontém, mas mesmo assim ainda é melhor que o Danilo. William entrou bem demais, espero que recupere a confiança, pq o cara é bom, mas perdeu mto a confiança depois de perder aquele gol embaixo da trave. Depois daquele dia nunca mais vi ele jogar bem, ontém ele entrou melhor, ainda não compara-se com aquele William que começou o campeonato, mas fez a diferença quando foi preciso. Liedson é um caso a parte, comentamos no jogo que ele estava sumido, que estava meio em marcha lenta assim como o Jorge Henrique, mas não estava comprometendo o time. Depois que levou um soco no estomago, que poderá render um gancho de alguns jogos ao zagueiro idiota do Flamengo, começou a jogar bola e mostrou o que a gente sempre espera dele. Ok ele só empurrou pras redes? Sim. mas mostrou bom posicionamento, e não podemos esquecer que mtos outros atacantes já perderam gol mais fáceis do que estes que marcou ontem.
Apesar de ter sido um jogo bem movimentado, disputado e legal de se ver, achei que o Flamengo foi mto defensivo, talvez fosse parte de uma tática. mas só deu Corinthians, e ficou aquela sensação do time ter "achado" o gol num escanteio. Depois só dependia de cruzamentos pra área. Fato é que quando Ronaldinho não joga o Flamengo perde. Ontem ele não jogou. Teve a bola pouco tempo nos pés, e mesmo assim, quando tem, deixa time e torcida adversária apreensivos. Melhor pra gente, espero q essa vitória traga mais confiança. Com certeza isso dá moral pro time e é isso que se precisa num campeonato longo.
Laerte,
ResponderExcluirAlgumas coisas pontuais aos eu comentário:
1) Tenho a impressão que o Alex ainda está fora de forma. Começa bem e vai caindo, caindo, caindo. Esse é o maior problema que nossos times têm enfrentado com esses caras que vêm de fora. Demoram demais para encarar os noventa minutos em alto nível. Mesmo assim, você tem razão: é melhor que o Danilo.
2) Não acho que o Liédson estivesse sumido: é que o jogo estava difícil mesmo, com muita marcação. Mas ele estava se mexendo, caindo pros lados etc. É muito bom centroavante.
3) Acredito que o zagueiro do Flamengo - Gustavo é o nome do animal - pegue uns dez jogos, pra deixar de ser estúpido. Por muito menos que aquilo, o Aírton pegou, se não me engano, seis.
4) Eu não acho que o Flamengo tenha sido defensivo por opção: o Corinthians é que obrigou o Flamengo a jogar daquele jeito. Como você sabe, muitas coisas me irritam nos nossos comentaristas, e uma das piores é quando eles dizem que "não dá pra entender porque o time A fez um gol e recuou". Ora, recuou porque tem outro time jogando do outro lado, cacete! E o outro time vai pra cima, empurra, arrisca, acua. O jogo ficou daquele jeito não por culpa do Flamengo, mas por mérito do Corinthians.
5) Por fim, eu acho que o Ronaldinho jogou sim. Não brilhou, não deu show, mas o Ronaldinho não tem mais como dar show noventa minutos. Ou quarenta e cinco. Ou trinta. Ele tem que pegar na bola cinco ou seis vezes e deixar o companheiro na cara do gol duas ou três. Mas ele preocupa muito, obriga o adversário a uma atencão especial para marcá-lo e cada vez que toca na bola a gente percebe um certo respeito - como você mesmo reconheceu.
6) O melhor dessa história é que o jogo Coritnhians x Flamengo começa a ocupar o lugar que merece como um dos grandes clássicos (talvez até o maior, sei lá) do futebol brasileiro. É questão de tempo.
Abração e parabéns pela vitória.
Flamengo X Corinthians, fizeram um bom jogo, e ao fazer 1 X 0 se tivéssemos mais velocidade com o Rolandinho que foi craque nas 3 ou 4 jogadas que proporcionou, ou Thiago Neves também mais rápido e participativo junto com o Gagalhão, poderíamos ter feito um resultado melhor, porque a pressão da Corinthians aconteceria, como aconteceu, principalmente depois do gol do Cagalhão, mas se ainda sonhamos ou temos alguma chance de Libertadores, que retornem o Alex Silva e o Airton, pois além de não termos grandes zagueiros nem para a reserva, vem este zagueiro chamado Gustavo,que nem sei se joga ou não joga, e com uma imbecilidade a toda prova, dá um soco no Liedson, que ainda tivemos no final do jogo aguentar suas declarações, "eles me dão soco, eu faço gols", é duro, e se não pegar mais de 10 jogo, é armação.
ResponderExcluirHoje tem Mengão, e falar que o jogo é com um dos candidatos a segundona não muda nada, e acho que se o Luxa perder hoje entra no CTI e acho que dificilmente sai.
Abraços,
JÓ