segunda-feira, 19 de setembro de 2011

O campeonato só tá do jeito que tá porque o Santos não está nele pra valer.
Três coisas interessantes no jogo entre São Paulo e Ceará. Primeira: esse time está com um jeitão que lembra aqueles do tricampeonato. Vai ser campeão? Não sei e acho difícil, mas joga naquele mesmo estilo, sem encantar, sem convencer, mas botando os pontinhos no bolso. Depois do Flamengo, o São Paulo foi o time que eu mais vi jogar nesse Brasileirão, e a única vez que vi jogar bem de verdade foi contra o Grêmio, no comecinho do primeiro turno. Mas não larga o osso e está brigando com força lá em cima. Segunda: o Lucas foi mal de novo e só apareceu quando a partida estava três a zero. Aí driblou fácil, deu caneta, arrancou, fez uma bela jogada no gol do Rivaldo. Continuo apostando no Lucas, mas aquilo ali me deixou com a pulga atrás da orelha. O futebol tem vários caras que eu chamo de “artilheiro de jogo fácil” e minha amiga Fernanda chama de “ampliador de placar”. É gente que faz graça quando a partida está liquidada, que só brilha quando o adversário está morto, que lidera o olé depois que os outros se mataram pra definir o resultado. Tenho uma antipatia infinita por esse tipo de jogador, e como gosto do Lucas, espero que tenha sido só um acaso e que a suspeita não se confirme. Terceira: São Paulo x Ceará foi um bom exemplo pra gente compreender por que o futebol é o que é. O Ceará fez um primeiro tempo melhor, mais firme na defesa, mais rápido na saída de bola, mais envolvente e perigoso no ataque, enquanto o São Paulo parecia estar num daqueles dias. Mas a partir dos quarenta e dois minutos, tudo mudou. Uma falha do goleiro Fernando Henrique, que não saiu pra cortar o cruzamento no gol de cabeça do Juan, e outra do lateral Vicente, que estava bem à frente do Piris no lance do segundo gol, mataram o jogo. O segundo tempo foi um treino. 
Fernando Prass, Fágner, Dedé, Renato Silva e Jumar; Eduardo Costa, Rômulo, Felipe Bastos e Diego Souza; Éder Luís e Élton. Quem vê futebol só no papel e enxerga apenas as individualidades não acredita que essa escalação tenha saído da vigésima-quarta rodada na liderança. Só que a gente esquece que futebol é conjunto, e se você vai conseguindo montar o quebra-cabeça, de forma que uma ou outra qualidade compense um ou outro defeito, pode ser que a coisa funcione. No papel, o time do Vasco não mete medo em ninguém; no campo, é difícil de ser batido. O primeiro tempo contra o Grêmio foi pau a pau, e o gol logo no início deu ao Vasco a possibilidade de jogar com mais segurança, enquanto o Grêmio teve que se abrir. E assim como aconteceu lá no Morumbi, o segundo gol em São Januário matou o jogo. Não acredito que o Vasco consiga segurar a gambiarra até o fim. Não creio que tenha time pra ser campeão. Mas com a tranquilidade trazida pelo título da Copa do Brasil, que pôs o time na Libertadores do ano que vem, tá fazendo um campeonato muito acima das suas possibilidades. 
Não dá pra dizer que o Flamengo jogou bem, mas pelo menos jogou. Assim, o time sai do castigo e volta a ser assunto no blog. Alex Silva cometeu um erro infantil de marcação no gol de Loco Abreu, mas é inegável que deixou a defesa mais firme. A volta de Aírton também ajudou. Entretanto, o Botafogo só não fechou o jogo no primeiro tempo porque Felipe fez duas ou três boas defesas, enquanto o Flamengo pouco chegou. Já vi centenas de vezes times terminarem os jogos com um a menos, mas devido à irritante teimosia de Vanderlei Luxemburgo, que quer provar o improvável, o Flamengo é o único time da história do futebol que começa os jogos com um a menos. Com a entrada de Jael no intervalo e um mínimo de movimentação na frente, o time empatou aos quatro minutos, foi melhor que o Botafogo no segundo tempo e teve a bola do jogo, num chute de Renato Abreu, livre e já dentro da área, em que Jefferson fez grande defesa. Jael é desajeitado e briga com a bola, mas pelo menos se movimenta e perturba o adversário. Já o centroavante queridinho do Luxemburgo é um poste dentro de campo. Haja paciência. 
O miolo de zaga do Corinthians trava um sensacional duelo com o do Flamengo pra ver qual deles leva mais gols em bolas paradas. Semana passada escrevi sobre a importância de defesas firmes para a conquista do Brasileirão, e vendo Corinthians e Flamengo fazerem tanta bobagem ali atrás, fiquei curioso e dei uma espiada na tabela. No período em que abriu boa vantagem no campeonato, o Corinthians levou apenas quatro gols em nove jogos. A partir da derrota para o Cruzeiro, o Corinthians disputou quinze partidas e só não levou gol em duas. (Com o Flamengo vem ocorrendo algo semelhante, mas não é do Flamengo que se trata nesse parágrafo.) Ontem o time fez um bom primeiro tempo, mas no segundo o Santos botou a bola no chão, saiu pro jogo, e aí não há quem segure. O Santos é o único time diferente do atual futebol brasileiro. Mas como perdeu pontos demais no início, por causa da Libertadores, e deve se desinteressar do campeonato justo na parte decisiva, por causa do Mundial Interclubes, não dá pra considerar o time candidato ao título. Por isso o Brasileirão está do jeito que está: tirando o Santos, os outros times são muito parecidos e tudo pode acontecer. Ontem, jogando de um jeito diferente, um pouco mais na armação do que na frente, Neymar só fez confirmar que é, disparado, o maior jogador do país. Dá gosto ver o que o moleque faz com a bola.

4 comentários:

  1. ampliador de placar é muito bom. duas perguntas que ouvi bastante na arquibancada: "o gol foi mesmo do juan?" "percebeu como o dagoberto não fez falta nenhuma?". a primeira foi respondinda segundos depois qdo o nome do autor do gol apareceu no placar. a segunda vai ser respondida nas próximas rodadas. a verdade é que ninguém ficou batendo os braços qdo não recebia a bola. o lucas foi o mesmo de sempre. é bom correr bastante na quarta. o rivaldo tem q entrar sempre q o outro time cansar e ampliar o placar pra alegria da torcida. aturar a mala do casemiro, depois do gol de sábado, não vai ser fácil. quarta-feira os dois times vão mostrar o q realmente querem da vida.

    ResponderExcluir
  2. vaitomanocu time do caralho.. perde e um coisa, perder de 3 e foda agora perder de 3 e de virada so mesmo pra fuder.... mas posso falar? perder desse time do santos nao tem novidade... o Tite ja ta acostumado em perder deles e ate o placar... mas um time nao pode ter um rendimento tao ruim assim como vem acontecendo.... to achando q a coisa interna nao anda boa... primeiro trocam o preparador fisico e colocam meio q a culpa nele pela derrta do Flu... dai essa merda toda... enfim... fudeu... viola em caco
    so pra nao perder o costume
    EI TITE VAITOMANOCU!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Jaime,
    Pois é, rapaz, o Juan tá se revelando, mas gol de cabeça já é um exagero. É muito chata essa história de jogador ficar batendo os braços (à la Washington, lembra?) quando não recebe a bola. Mas, apesar dos pesares, eu acho que o Dagoberto faz falta sim. Quarta-feira vai ser bom demais.

    Magalha,
    Tá feia a coisa. Também desconfio de alguma coisa no ambiente lá que ainda não foi pra mídia. Tem neguinho que vinha arrebentando e tá jogando pedrinha. Quarta-feira, ou vai ou racha.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Também gostei do ampliador de placar....Porra Magalha e Murta....é de fuder mesmo.....o Corinthians entrou jogando diretinho...tocando...chutando....mas do nada...parece que alguem aperta o botão de desliga....que porra....O Castan tava fazendo um puta campeonato....agora parece zagueiro de churrasco....quando o cidadão já tá com umas na cabeça e entra com o copo de caipirinha na mão pra jogar....estou desanimado....Dizem que o Corinthians fez uma proposta para o Ney Franco...mas ele não aceitou....não é louco né!!! Mas que seria uma boa...ahhh...seria....Qto. ao jogo de quarta...acho que será um jogão....vamos ver quem tem mais garrafa pra vender como diziam antigamente.
    Abraços.

    ResponderExcluir