segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Rapidinhas do final de semana.
Como todo mundo sabe, esse blog trata única e exclusivamente de futebol. Por isso, nada a declarar sobre Flamengo x Atlético Paranaense. O Flamengo está de castigo e enquanto não voltar a jogar bola, não vai ser assunto aqui. Quanto ao Atlético Paranaense, apesar da vitória, também não praticou futebol. Vamos em frente. 
Podem falar o que quiserem, mas o Grêmio com Celso Roth é outra coisa. Voltou a ser o time valente e difícil de ser vencido que a gente se acostumou a ver – já tinha dado bastante trabalho ao Corinthians, no Pacaembu – e mesmo que não consiga chegar à ponta da tabela, é certo que vai fazer uma bagunça no campeonato. Mário Fernandes, Júlio César, Fernando e Douglas jogaram à beça, e o que falta ao time é ataque. André Lima é mais um terceiro zagueiro do que propriamente um atacante. 
Alguém influente no São Paulo, ou seja, o Rogério Ceni, precisa urgentemente convidar o Casemiro pra tomar um café e falar sério com ele. O teor da conversa deve ser mais ou menos esse: ô menino, não que você seja mau jogador, pelo contrário, mas se continuar com essa máscara amarrada na cara, você nunca vai chegar nem perto de jogar o que você pensa que já joga. Lento, dispersivo, fiteiro, intocável, reclama de tudo. E se não mudar agora, não muda mais. 
Aliás, uma das queixas recorrentes da torcida do São Paulo diz respeito ao jeito blasé de alguns dos seus jogadores. Além de Casemiro e Dagoberto, a lista agora tem mais um: Cícero. É fácil perceber que o cara conhece o jogo, meio-campista que sabe defender e atacar, tem categoria e estilo, é bom na bola aérea, mas às vezes dá a impressão de que entrou em campo depois de ter encarado a Feijoada da Lana. Quem tá se dando bem no time é o João Filipe, que não teve muitas chances no Botafogo mas vem fazendo boas partidas na zaga são-paulina. Tenho até medo do que vou escrever agora, e espero que a torcida tricolor me perdoe, mas ontem eu gostei do Juan. Acontece, uai, fazer o quê? 
Quando comecei a ver futebol, uma das coisas sagradas era que barreiras não podiam se mexer. Barreira que se mexe mata o goleiro. Sempre. Mas como certas coisas evoluem pra trás, algum espertalhão inventou que a barreira tem que andar, tem que saltar etc. Ninguém precisa ser gênio pra perceber que, se a barreira anda, ela muda de posição, a não ser que haja meses de ensaio com Carlinhos de Jesus. E quando a barreira salta, aí então é um deus-nos-acuda. Barreira está ali pra dificultar a vida do cobrador, e não para atrapalhar o goleiro. O chute do Fred ontem foi quase ridículo, bem no meio de uma barreira formada por apenas três jogadores. Só que os três se adiantaram, se mexeram, pularam, foi um pra cada lado e a bola pro fundo da rede. Mas não adianta: na próxima falta todo mundo vai correr, se mexer, saltar e, depois que a bola entrar, todo mundo vai reclamar da falta de sorte. 
O bom centroavante das sobrancelhas feitas (ah, imaginem o que neguinho não estaria falando se ele jogasse no São Paulo!) sentiu falta do Emerson e ontem não viu a cor da bola. Eu gosto muito dos dois, e a cada jogo fica mais evidente que eles se completam. Quando o Corinthians não pode contar com um ou com outro, o desempenho ofensivo cai muito. No jogo de ontem, no Engenhão, Diego Cavalieri foi pegar na bola pela primeira vez aos trinta e sete minutos. E no segundo tempo sequer sujou o uniforme. 
Os últimos campeonatos brasileiros deixaram clara a importância de um sistema defensivo eficiente. O Flamengo teve Adriano e Petkovic, o Fluminense teve Conca e Fred, mas as defesas funcionavam e os times levavam poucos gols. Em seus três títulos consecutivos, o São Paulo sempre teve zagas fortíssimas. Depois de muito tempo, o Fluminense está conseguindo jogar novamente com Gum e Leandro Eusébio. Nenhum dos dois é craque, nenhum dos dois encanta, mas os dois juntos funcionam. Formaram a melhor dupla de zaga do Brasileirão do ano passado, e não é à toa que, a partir do reencontro, o time subiu. Futebol é mais complexo do que parece, e quem olhar só lá pra frente se estrepa. 
Queria entender o que aconteceu com o Botafogo, mas não consegui ver o jogo. Entretanto, as meninas do Jó e a torcida alvinegra não devem se preocupar. Essas derrapadas são comuns no Campeonato Brasileiro e não representam grandes coisas. (Escrevi isso aqui outro dia, mas vale repetir: no Brasileirão de dois mil e nove o Flamengo perdeu de cinco a zero desse mesmo Coritiba, e acabou campeão. Assim como no estadual de dois mil e dez o Botafogo perdeu de seis a zero do Vasco, e também ficou com o título.) Além do mais, o próximo jogo é contra o Flamengo, que está aí mesmo pra ressuscitar qualquer um. 
Reitero que não vou falar do Flamengo, mas quem viu o jogo de ontem em Macaé e o jogo de ontem em Porto Alegre certamente ficou sem entender como é que o técnico da seleção brasileira convoca o Renato Abreu e não convoca o Douglas. Não quero comparar talento, qualidade do toque de bola, visão, equilíbrio em campo, nada disso, mas Douglas é hoje o único jogador do futebol brasileiro que tem um estilo pelo menos parecido com o do Ganso. E o mais engraçado é que, quando podia convocar jogadores do mundo inteiro, inclusive os craques extraordinários do esfuziante Shaktar Dohnet, Mano Menezes convocou Douglas. Agora que ele só pode chamar quem joga no Brasil, Douglas fica de fora. Que diabo de critério é esse?

6 comentários:

  1. murta, vc criticou todos os jogadores q eu ja tinha listado para o comentário do post de hoje. a única diferença é q entre uma crítica e outra colocaria um "filhodumaputa", "safado", "sem vergonha", "maldito"... só faltou o cretino do carlinhos paraíba. é impressionante a dificuldade q esse asno tem em acertar o último passe, o passe do contra-ataque ou um passe que não seja pro lado. lazarento! o wellington fez a mesma cagada q fez no gol do santos. olhou a bola e não o cara q vinha de tras. não cortou o 1,2 e nem travou o chute. mas verdade seja dita, o time não tem pegada de líder. não saberia administrar essa posição. precisa amadurecer mais para chegar e segurar a posição. ontem o rogério reclamou da arbitragem. sei lá... perdeu pq tinha q perder. qto ao douglas na seleção, tem duas coisas. a primeira delas foi a cagada q ele fez num jogo contra sei lá quem. frança, holanda, não lembro... e ouviu um sonoro "douglas, vtnc!" do mano. a segunda é que ele não deve ter nenhum esquema, não sei se é emprestado e precisa forçar uma contratação definitiva ou coisa do tipo. talvez seja esse o critério. pra mim cícero e o zagueiro do palmeiras são provas disso. magalha, a operação spray tá de pé. só precisamos da moto para fuga.

    ResponderExcluir
  2. Thomas, falando de futebol12 de setembro de 2011 às 07:50

    Como estamos aqui para falar apenas de futebol, me recordo de ter visto alguém falar, não me lembro quem, que o Mano não perdoa quem perde bola no meio e cede contra-ataque. Pois bem, dê uma olhada no gol do Messi naquele amistoso com o Brasil ano passado. O jogo estava 0x0 até os 45' do 2º, e quem perdeu a bola que gerou o gol argentino? Bingo: Douglas.
    Agora, isso justificaria (na cabeça do técnico) a exclusão de Douglas, já a inclusão de Renato Abreu é inexplicável.

    ResponderExcluir
  3. Não entendo o Corinthians....na quinta jogou bem...encurralou o Flamengo...finalizou muito...fez do Felipe mercenário o melhor jogador do Flamengo e ontem....nada...absolutamente nada....só no último minuto do jogo concluiu com perigo numa cabeçada do Paulo André....não sei mais se é o Tite...se são os jogadores....se é o preparo físico....e não vou pensar mais....o negócio é deixar acontecer....ou vai nesse banho-maria e ganha o campeonato ou perde a liderança e cai lá pros quintos do inferno....
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. magalha FORA TITE FILHO DA PUTA!!!!12 de setembro de 2011 às 10:52

    Murta.. jogdor de futebol e loteria... os caras tem um puta talento jogam bem etc etc. dai vem um monte de filhodaputa e fica na orelha dele falando q ele joga pra caralho q e fudidu bla bla bla..... ai ja viu a mascara cai..... dificil fzr um cara de 20 anos pensar direito...... e raro o caso do jogador q sai dessa..... dai vem essa categoria dos Quase craque.. jaja um deses ai vai pro Quata, Arabia, e volta milhonario e chinelinho......
    Quanto ao Corinthians nao entendo um time q joga como jogou na quinta fzndo o q fz ontem. sera q e preparo? mas dai falta planejamento... armou o time errado..... fz merda depois perdendo o jogo...... o cara nao sabe o q fzr ta perdido..... o Corinthians hj e lider por sorte e nao competencia..... ate quando?? Tite Filho da puta (pra divertir o Gabriel) kkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Jaime,
    A falha do Wellington foi igualzinha à do Muralha, do Flamengo, no primeiro gol do Atlético Paranaense. Ôpa, desculpe, prometi a mim mesmo não falar do assassinato à bola que houve ontem em Macaé. Arbitragem: considero a falta do Casemiro no Adílson discutível - coisas de Heber Roberto Lopes, de quem eu também gostaria de nunca mais falar aqui -, mas concordo que a questão não é essa. Logo depois do seu comentário, o Thomas esclareceu o lance do Douglas. Mas se ninguém puder errar, que time vai entrar em campo?

    Thomas,
    Grato pelo esclarecimento na história do Douglas. Mas convocar o Renato Abreu chega a ser um insulto. E vamos combinar: se o critério é esse, Júlio César e Pato nunca mais serão chamados, certo? Se fosse o Pato no lugar do Leandro Damião, naquele gol contra Gana, ia dar um toque genial buscando a cavadinha e atrasando a bola pro goleiro. O que eu acho é que o Mano tá perdidaço.

    Luiz Eduardo,
    A verdade é que ninguém está entendendo nada desse Brasileirão. Tudo que a gente diz na quarta-feira tem que ser revisto no domingo. E não é só com o Corinthians, vale pra todo mundo. Hoje aqui no trabalho já tinha gente falando na possibilidade do Santos chegar - e olha que não é impossível. O problema é que, justo na fase final, o time vai meio que abandonar o campeonato pra pensar no Barcelona. Perde-ganha sempre houve, sobe-desce sempre foi, mas esse ano tá demais mesmo.

    Magalha,
    É realmente muito difícil um moleque de vinte anos manter a cabeça no lugar, mas é uma pena. Sei que isso é pedir demais, mas me parece que falta a todos os nossos clubes, sem exceção, um trabalho psicológico mais sério, para evitar que talentos não deem em nada. Como eu disse no post sobre Corinthians x Flamengo, perder não é o problema. Perder faz parte do esporte. Agora, não jogar é imperdoável. Ontem o Corinthians foi ao Rio passear.

    Abraços gerais.

    ResponderExcluir
  6. Thomas, uma borra de profeta15 de setembro de 2011 às 06:39

    Um profeta me disse, viu nas estrelas, na borra do café, num borra qualquer, que, com a volta de Airton, vai ser duro ganharem do Mengão e a primeira vítima será o Botafogo domingo. 2009 tá aí que não nos deixa mentir.

    ResponderExcluir