quarta-feira, 2 de março de 2011

Acordando daquele futebol que dava sono.
“A equipe vem mostrando um futebol muito seguro, muito firme e gostoso de se ver. Porque, antigamente, muitas vezes você assistia ao São Paulo e dava sono.” 
Quem disse isso aí não fui eu. Não foi nenhum palmeirense, nenhum santista, nenhum corintiano roxo. Não foi nenhum torcedor ou comentarista carioca bairrista. Quem disse isso foi o Dagoberto, que faz esse ano sua quinta temporada pelo São Paulo, foi campeão brasileiro em 2007 e 2008, já defendeu o time sob o comando de vários treinadores e atuando em diferentes esquemas táticos. 
Quem lê o blog sabe que não tenho acompanhado com a devida atenção os jogos do São Paulo, mas como os elogios têm vindo de todas as partes, vou me policiar. Já havia perdido a paciência com Juan há muito tempo no Flamengo, apesar de reconhecer a história vitoriosa dele na Gávea, e vi muito marketing e pouco proveito na contratação do Rivaldo – dois motivos que talvez tenham me afastado das partidas do clube. Mas acho o Lucas um jogador sensacional, presença obrigatória na próxima convocação do Mano pra nossa seleção principal. (Nos jogos que vi do São Paulo esse ano, e que foram a chatice de sempre, Lucas estava na seleção subvinte.) Tenho certeza de que ele é o que está fazendo o time jogar de um jeito diferente. É dali que sai a velocidade, a agressividade, a objetividade, ou seja, tudo que não havia antes. 
É lógico que as ausências do Rodrigo Souto e do Fernandão também têm contribuído, mas creio que sem o Lucas o time ia continuar perseguindo o insuportável “futebol de resultados”. Além disso, tenho enorme simpatia por equipes que jogam sem um cara grosso e paradão lá na frente, e torço muito pra que elas deem certo. 
Agora, sem querer comparar nada e ninguém, o São Paulo precisa vencer as mesmas resistências e desconfianças que o Santos teve que superar no ano passado, e ganhar títulos. Até porque outro dia eu ouvi do PVC, num dos programas esportivos da ESPN, que o último título do Carpegiani como técnico foi o Campeonato Brasileiro de 1982 pelo Flamengo. 
Gente, é isso mesmo: de lá pra cá, sequer um estadualzinho, uma copinha do brasil, nada. Tá mais do que na hora.

7 comentários:

  1. Jorge, lendo sobre sua simpatia por times q jogam sem um grosso paradão lá na frente, lembrei-me de algo q havia pensado assim que vi a escalação do Flamengo no domingo e achava q veria um comentário teu a respeito aqui na segunda: As invencionices (?) do Dr. Luxemburgo, escalando o time sem o Deivid, apenas com o Ronaldinho mais à frente.
    Já antecipando minha opinião, sem o Deivid, ok, o cara não tá jogando nada, mas o Ronaldinho na frente? Tudo bem que o Wanderlei tava machucado, e acho q ele deveria ser titular, mas temos Drogbinha e Negueba. Acho q ambos precisam amadurecer, mas já se mostraram aquele tipo de atacante chato, rápido e habilidoso, mais até o segundo que o primeiro.
    Fiquei curioso pra saber tua opinião.

    ResponderExcluir
  2. se o pvc entrar em campo, ele não sabe pra q lado fica o gol. grande bosta de comentário. como todos os q ele faz. esse gênio q tanta gente insiste em ouvir. mas o carpegiani é fraco, mesmo se fosse campeão todo ano. o muricy tem uma série incrível de títulos (pernambucano, gaúcho, paulista - qdo ninguém disputou) e é uma merda tb. o dagoberto é um dos maiores motivos do sono q te dá assistindo aos jogos do São Paulo. total falta de comprometimento, só joga contra timinho ou em jogos q não valem nada. domingo, embaixo daquela tempestade, eu torcia pra um raio caisse nele a cada lance se escondia da bola ou não se aproximava para uma tabela. qdo estava com a bola fazia graça e até deu um toque ridiculo de calcanhar q fodeu com um contra-ataque q mataria o jogo, já no primeiro tempo. e não adianta vc, flamenguista, defender esse desgraçado. tem jogador q você só sabe q é ruim qdo torce pra ele. ainda em tempo: parabéns pela linda conquista da disputada taça guanabara. e com um belo gol do ronaldinho, q agora sim se iguala ao zico, né? campeão e herói da conquista da taça guanabara. a não... lembrei. o gaúcho nunca foi campeão no templo do futebol chamado japão. opa! foi sim. campeão do mundo, pela seleção conta, murta?

    ResponderExcluir
  3. Thomas:

    É importante deixar claro que eu não tenho nada contra os centroavantes de verdade. O que não aturo são os washington da vida, os souza da vida, os val baiano da vida, os peter crouch da vida. Isso não é jogador de futebol.
    Agora, me parece óbvio que escalar o Ronaldinho de centroavante é desespero. O Vanderlei também não me parece a solução, e creio que o melhor ali seria mesmo o Diego Maurício. Negueba continua para o segundo tempo, com o adversário já mais cansado.
    Entretanto, independentemente de qualquer uma dessas soluções, ainda falta muito pra gente ter um time forte. O estadual engana toda vida.

    Jaime:

    1. Os comentários do PVC podem não ser grandes coisas, mas as curiosidades são. Isso aí não é comentário, é curiosidade.

    2. Você tem, em relação aos técnicos, uma visão diametralmente oposta ao que você tem em relação aos jogadores. Não caio de amores por treinador nenhum, acho todos super-hiper-extravalorizados, mas se o cara ganha toda hora, algum mérito há de ter. E acho que você foi muito parcial ao falar dos estaduais vencidos por Muricy e omitir os brasileiros.

    3. Perfeito: a gente só conhece um jogador quando ele está no nosso time. Foi aí que passei a odiar o Souza e por isso considero a contratação do Juan, pelo São Paulo, um desastre.

    4. Quanto à Taça Guanabara, não adianta: por incontornáveis questões geográficas, você jamais sentirá o gostinho de ser campeão em cima do Boavista.

    Abraços pros dois.

    ResponderExcluir
  4. eu omiti os 3 brasileiros que ele ganhou (e até o osvaldo de oliveira ganharia) e tb omiti as 4 libertadores que ele perdeu de maneira ridícula. pra matar curiosidade, eu entro no google. não preciso ouvir aquele cdf de merda contar que em "tlinta e tlês" jogos entre noroeste e enterriense, quem ganhou o cara ou coroa tb ganhou o jogo.

    ResponderExcluir
  5. O blog errou: não foram três brasileiros, foram quatro. O último com aquele time muito meia-boca do Fluminense. E não é justo dizer que o Carpegiani é fraco: ele ganhou a Libertadores (não é isso que vale?) com aquele timeco do Flamengo, que tinha como principal destaque o perna de pau do Zico.

    ResponderExcluir
  6. Mesmo q um pouco mais tarde da noite queria deixar meu comentário sobre o Lucas.... Não pelo SP .... eu tb assisto muito pouco jogos q não sao do meu time .... Mas como vc disse q espera q ele possa ser convocado ai como torcedor do Brasil me permito.... Acho q ainda e cedo demais pra falar q ele já e uma realidade.... Ano passado ele foi muito irregular pelo SP quando jogava bem realmente era o cara do jogo .... Mas se escondeu muito.... Acho q na seleção agora ele realmente jogou bem mas jogou contra times da américa do Sul .... Enfim acho q falta arroz com feijão pro menino

    ResponderExcluir
  7. Magalha:

    Pode ser sim. Mas, sei lá, tem que botar o cara e ver qual é. A gente precisa de um meia-direita que jogue daquele jeito. Na meia-esquerda, se o Ganso voltar sem problemas, estamos bem. Mas ali pelo lado direito ainda não tá resolvido não. Põe o moleque e vê se rola. Se fosse uma convocação pra Copa do Mundo, concordaria plenamente. Como são amistosos, acho que vale o teste.

    Abraço.

    PS: acabei de ver que o Mano convocou o Lucas.

    ResponderExcluir