segunda-feira, 21 de março de 2011

Atirando em Adriano, Luxemburgo periga acertar o próprio pé.
Vanderlei Luxemburgo sempre foi bom técnico, mas sempre foi irritantemente teimoso. Agora virou também pedagogo, e além da inexplicável irredutibilidade em relação a Adriano, cismou de colocar o Diego Maurício de castigo, deixando-o no banco. Com o que existe hoje na Gávea, Diego Maurício tem vaga no time mesmo com Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves em campo. Pois ontem, com os dois suspensos, ele ficou mais uma vez na reserva e só entrou no segundo tempo. Dos quatro atacantes que o Flamengo utilizou no jogo, Diego Maurício foi o único a levar perigo ao Cabofriense, com duas boas jogadas individuais que terminaram com dois perigosos chutes a gol. E por falar em Adriano, um PS rápido em relação ao texto de sexta-feira: Vanderlei pode até achar que o atacante não vai resolver dentro de campo e vai atrapalhar o ambiente fora dele. Claro que Adriano é uma incógnita, e é preciso dar esse direito ao técnico. Mas é de uma falta de habilidade completa se recusar a sentar com o jogador pra conversar – nem que seja pra dar uma satisfação à torcida, que quer o Imperador de volta. Conversa com o cara, ouve, propõe acompanhamento terapêutico vinte e quatro horas por dia, impõe um contrato com cláusulas especiais, sei lá. Mas com essa estratégia turrona e equivocada, Vanderlei está trazendo toda a responsabilidade para si e correndo o risco de ser enxotado da Gávea, caso não consiga títulos importantes e se os seus atacantes continuarem com atuações lamentáveis como a de ontem. 
Bidu: o enfadonho Campeonato Paulista continua com os quatro grandes nos quatro primeiros lugares. O Santos perde em Bragança, o Palmeiras empata aqui na terra, o Corinthians ganha em casa, o São Paulo vence em Presidente Prudente, e nada muda. Pura perda de tempo. Outro dia o Jaime propôs, aqui no blog, uma excelente fórmula para a disputa do Campeonato Brasileiro. Enquanto não se decide pelo fim dos estaduais – coisa que vai demorar, se é que um dia vai vir –, bem que ele poderia pensar num jeito de deixar o paulistinha um pouco mais animado. Porque do jeito que tá, tá duro de ver. 
Aos domingos o celular costuma ficar perdido pela casa, daí que não vi quando um amigo são-paulino mandou uma mensagem com esse texto curto e acusatório: “você tá vendo o jogo, né?” Já que ele costuma afirmar que dou azar ao São Paulo, imaginei que o time estivesse num daqueles dias. Não, eu não estava vendo o jogo, mas tinha posto pra gravar, pra poder conferir caso acontecesse uma exibição impecável – o que, definitivamente, não foi o caso. Dei uma espiada depois, e a tal velocidade do time parece que cansou. Só vi velocidade nos vinte minutos finais, quando Henrique entrou no lugar do Casemiro e, com isso, Lucas recuou um pouco e voltou a jogar no meio. Porque, até ali jogando quase que como um ponta-direita avançado, Lucas pegava pouco na bola e não participava da armação das jogadas. Coisas de Carpegiani. Depois não gosta quando o chamam de Professor Pardal. 
Sábado, no Engenhão, o Fluminense jogou contra o Boavista com três volantes de marcação. Perdeu de dois a zero, levou bola na trave, tomou olé no final e Ricardo Berna teve que fazer duas ou três grandes defesas. O que adianta jogar com três volantes de marcação? 
Há muito tempo eu não via o Vasco jogar bem, e ontem o Vasco jogou muito bem contra o Botafogo. Dominou o primeiro tempo, do qual só não saiu vitorioso porque Jéferson fez os milagres de sempre, e massacrou no segundo. Dois a zero foi pouco. Diego Souza e Éder Luís marcaram bonitos gols, em lances de hesitações da zaga do Botafogo, mas a verdade é que não há defesa que resista a um domínio tão grande. Chega uma hora em que você acaba falhando. O time de Joel Santana apostou no de sempre: marcação disciplinada, Jéferson salvando a pátria e Loco Abreu tentando resolver nas bolas altas. Pra quem gosta de futebol bem jogado, é quase nada.  
Faltam nove meses para o ano acabar, mas dificilmente o futebol brasileiro verá, em dois mil e onze, um jogo tão ruim quanto Flamengo e Cabofriense. Ronaldinho Gaúcho e Thiago Neves ainda não fizeram o que deles se espera, mas a ausência dos dois fez o Flamengo voltar a ser o patético time do Brasileirão do ano passado. Sem saída de bola, sem passe, sem agressividade ofensiva. A melhor jogada de gol aconteceu aos trinta e três minutos do segundo tempo, quando Egídio chegou à linha de fundo, cruzou na medida e, subindo sozinho na risca da pequena área, o centroavante que ganha quatrocentos mil reais por mês cabeceou pro alto e isolou. Mas ele serve, porque é disciplinado, não falta aos treinos e não assa carne nas lajes da Vila Cruzeiro.

12 comentários:

  1. da próxima vez a mensagem vai ser a seguinte: "não tá vendo o jogo, mas tá gravando, né?" com o time jogando daquele jeito e o r.souto em campo eu tinha certeza que a mulher do mestre cartola estava ligada na tv. podemos mudar mesmo. esse paulista tá uma merda. pra piorar esse ano classificam 8, ninguém tem vantagem de porra nenhuma e se empatar é penalti. acho q no lugar dos regionais deveriam voltar com o "rio/são paulo", q na verdade seria o "ria, são paulo". pq duvido q os 4 primeiros não seriam os 4 grandes de são paulo. igualzinho ao enfadonho campeonato paulista. melhor deixar como tá e assim os times do rio não passam vergonha. um assunto antigo do blog, mas tenho mais um caso para acrescentar: os jogadores brasileiros presepeiros na europa. agora temos o breno querendo voltar. como um cara de 22 anos, jogando num dos 5 melhores times da europa pode falar em voltar para o brasil? é ser muito cagão, sem vergonha ou vagabundo. tem o mundo inteiro olhando pra ele, faz uma cagada, entrega o ouro na champions e já vem falar em voltar. só queima o filme dos brasileiros. sabe qdo vc não comia tudo e sua mãe falava: "olha só... vc jogando comida fora e aquelas criancinhas, lá na áfrica querendo um prato de comida"? a mãe do breno deveria falar pra ele: "olha só... vc jogando essa chance fora e o r.souto, lá no brasil querendo jogar na europa."

    ResponderExcluir
  2. escrevi um PUTA Post..... mas ai deu um pau e perdi tudo....... resumindo ... regionais tão uma Bosta, o Jaime ta certo quanto ao Breno e Pau no Cú do Pelé pq é tudo culpa dele......

    ResponderExcluir
  3. Jaime:

    Agora você foi injusto. Rodrigo Souto só entrou no finalzinho, pra segurar o jogo com aquela categoria que a gente conhece.

    Eu não gosto de pontos corridos, sou muito mais o mata-mata, mas veja só como são as coisas: se fosse por pontos corridos, esse paulistinha até que estaria bem interessante.

    Também acho que a sua proposta terminaria com os quatro paulistas nos quatro primeiros lugares, mais ou menos como aconteceu nos dois últimos Campeonatos Brasileiros, ambos vencidos por clubes cariocas (sem choro, por favor, sem choro) e com os paulistas sem chegar sequer em segundo lugar.

    Quanto ao Breno, não sei. Vai ver tá com saudade da feijoada.

    Magalha:

    Isso também já aconteceu comigo. Quando o comentário for muito extenso, é mais seguro escrever no word e importar. Texto grande dá cagada mesmo. De qualquer modo, valeu pela capacidade de síntese.

    Abraços nos dois.

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez o comentários inteligentes do Jaime. O tal do Breno tem barulho de trem na cabeça. Detalhe, poucos sabiam quem era o David Luis, hoje no Chelsea e o cara tá jogando muito bem. Jaime, nos bastidores da Folha corre um comentário que se o Muricy não fechar com o Santos e caso o São Paulo seja derrotado no domingo, ele pode voltar...rssss. E não é praga de corinthiano não...rssss...
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  5. Jaime, com taquicardia,22 de março de 2011 às 06:28

    rapaz... luiz do céu... não fala uma coisa dessa. eu sou hipertenso! não brinca com uma coisa dessa. comprei o carnê de jogos até o fim do ano, será que eles devolvem meu dinheiro?

    ResponderExcluir
  6. Não se preocupe.....acho que ele fecha com o Santos...rssss. Se tiver outras notícias aviso.
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Bom sobre, o Adriano estou vendo bombardeios de notícias que ele está apalvrado com o Corinthians nesses termos do contrato cheio de cláusulas de comportamento e rendimento, sinceramente, acho q não vai adiantar mto, seria um bom reforço contanto que ele fosse mais concentrado em jogar bola, ele até marca uns gols tem presença em campo e o que a torcida quer mesmo é resultados, então pra nós torcedores tanto faz se o cara dá problema com bebida ou seja lá o que raios ele curta fazer, mas se ele vier e fazer gols que ajudem o time a ganhar alguma coisa nesse ano ai será bem vindo....

    Quanto ao Paulista cada vez fica mais fácil de se tornar comercial isso, afinal ninguém vai querer ligar na globo e ver uma final de Santos e Santo André a não ser eu que torço pro Corinthians e o meu segundo time é o Santo André por ser o time da minha cidade né.... o pessoal quer ver final com clássico e isso não aconteceu, então facilitaram...

    ResponderExcluir
  8. Breno veio de um clube de garotos criados a leite com pera e pessego em calda, o que poderia esperar do garoto promissor que saiu cedo demais sem nem ter amadurecido aqui primeiro... os jogadores estão cada vez saindo mais cedo e voltando mais cedo ainda, precisa criar bases aqui primeiro dpois sair fazendo o que bem entende, mas enfim, logo logo sai o Ganso do Santos e ele volta daqui uns 3 ou 4 anos....

    ResponderExcluir
  9. hj jogador é refem de empresário.. com 13 anos ja tem agente.... ja tem carinha falando na orelha q um dia ele vai ter dinheiro....... ai o cara fica com isso qr ir embora canhar 2 ou 3 milhoes da porcentagem da venda..... o q eles nao sabem é q tem q cumprir um contrato de 4 ou 5 anos num lugar q neva, não tem pagode, ninguem fala a mesma lingua, ninguem olha na sua cara ou te da importancia..... enfim..... o cara fica contando os dias pra voltar pra boa vida no Brasil....... ai volta. cheio da grana.... e sem a menos vontade de comer grama...... fica de clube em clube jogando uma bolinha mais ou menos e esperando o fim da carreira.....

    ResponderExcluir
  10. os clubes falam mal dos empresários, mas não dificultam em nada a entrada deles em seus centro de formação de jogadores. no caso do São Paulo, centro de formação de escoteiros. já falei sobre isso aqui, mas para quem não leu, explico: o São Paulo só forma bundão, cagão e menino bonzinho. isso não cabe no futebol. futebol é pra maloqueiro. mas voltando ao assunto empresários: qdo o jogador tem 13 anos, interessa para o clube que alguem ajude a família do garoto, q pague sua condução, q tire o menino de um barraco e dê uma casa pra ele e a família morar. isso faz com q o menino não deixe o futebol e q as preocupações e custos do clube com o futuro jogador sejam reduzidos. principalmente pq ninguém garante q ele vai virar alguma coisa no futebol. com 13 anos joga pra caralho, chega aos 17, vira uma merda. perdeu-se dinheiro e tempo com ele. com os empresários fazendo esse papel, a naba maior é no rabo deles. porém esse bando de sem vergonha vem depois e cobra cara, bem caro por esses "serviços prestados". aí não querem nem saber se o menino vai jogar no sol ou na neve (q não é o caso do breno. tá numa cidade bem bacana e num país do caralho). os empresários querem morder logo a grana deles, jogar o cara de um lado pro outro, fazer esquemas com técnicos pra trazer de volta, mandar de novo pra fora, até a última chupada de sangue com um contrato na china, chipre, uzbequistão... aí depois ele pode voltar pro brasil de novo e roubar nos times daqui.

    ResponderExcluir
  11. Rapaziada,

    Caixa de comentários do mais alto nível. Mas nada se compara ao susto que o Luiz Eduardo deu no Jaime, ameaçando-o com a volta de Muricy ao tricolor. Faz isso não, Luiz Eduardo. Você viu que o homem virou bicho e deitou conhecimento no comentário sobre a relação clubes/empresários. Show de bola.

    ResponderExcluir
  12. É verdade Murtinho...rssss....não achei que o Jaime ficasse tão assustado....rsss, mas tem muito tricolor torcendo para que aconteça e olha que o São Paulo já perdeu ontem...sei não, vamos aguardar o decorrer dos fatos....Ahhh...o Jaime conhece muito...está de parabéns mais uma vez.
    Abraços

    ResponderExcluir