quinta-feira, 24 de março de 2011

Fluminense e América do México: Libertadores na veia.
O jogo entre Fluminense e América do México foi a cara da Libertadores. Tecnicamente sofrível, mas brigado e emocionante. Muita marcação, pouca criatividade, gols esquisitos, critério de arbitragem bem diferente do que estamos habituados – a maioria dos nossos juízes teria dado falta, que não houve, no primeiro gol do América. 
O time mexicano chegou apenas três vezes à área do Fluminense, e contou com a ajuda de Ricardo Berna e Digão pra fazer seus dois gols. O time carioca também se beneficiou de lambanças da zaga do América, mas contou, sobretudo, com a capacidade técnica do Deco. Partidas que são decididas como a de ontem só aumentam minha decepção com técnicos que não entendem que futebol deve ser jogado por quem sabe. Falo de forma geral e não especificamente do Deco, até porque o cara precisa estar em campo, e correndo, pra gente poder avaliar se ele sabe ou não. Foram dois toques simples, dados como quem tá batendo bola com o filho de seis anos no quintal de casa. Dois tapinhas. Um pra pôr a bola na cabeça de Araújo, no lance do segundo gol, e o outro para encobrir o goleiro e garantir a vitória. Fosse o Diguinho nas duas jogadas e o Fluminense estaria eliminado. 
Enquanto isso, na arquibancada, foi interessante ver o vertiginoso crescimento do movimento antimuricysta liderado pelo Jaime. A torcida do Flu levou faixas com juras de amor eterno ao técnico. Uma delas dizia “Muricy amarelão”. (Bastante apropriada a um treinador que não ganha nada em mata-mata.) Outra afirmava “Muricy traíra e mentiroso. O Fluminense tem ética e não precisa de você.” O cara saiu bem de lá, não?

8 comentários:

  1. Murta e Jaime,
    Outro dia vi uma entrevista do Muricy falando que pontos corridos é competência e mata-mata é sorte, o que vcs acham disso?
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Camilinha,

    Quanto ao Jaime, não sei. Mas eu assino embaixo da tal faixa da torcida do Fluminense ontem:

    "MURICY AMARELÃO"

    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Óbvio q mata-mata e pontos corridos são critérios diferentes de como escolher um campeão, mas sorte?! Se fosse sorte, todos os times teriam exatamente a mesma chance de vencer um mata-mata e aí, sei lá, o Murici de Alagoas teria tantas chances de vencer a Copa do Brasil quanto Flamengo, Palmeiras, São Paulo ou qualquer outro.
    E sim, a escolha do Murici (o time) como exemplo foi provocação gratuita.

    ResponderExcluir
  4. bom ontem tive q me contentar com o Harry Potter pra fzr a prole dormir e perdi o futebol.... pelo q li o q de mais importante rolou acho q foi o gol 99 do Rogerio de resto mais um jogo treino no Pacaembu e o SP mostrando q depende mesmo do Lucas e q o Rivaldo foi uma piada de mal gosto mesmo... o q vale e o Brasileiro alias ta valendo bem o Corinrhians fechou ontem com a Globo 143 milhas .... da pra imaginar o quanto o clibe dos 13 embolsava nisso... sem querer colocar maia perguntas fora do post no ar... como vai ser um jogo entre um time da globo x time da record...????

    como sistema de jogo eu gosto de final... nao me lembro de um time ter ganho um Brasileiro com final sem merecer nem o Santos de Robinho entrou em 8 lugar com ajuda de terceiros mas jogou muito e mereceu....

    quanto ao Flu bem possivel esse time resolver embalar ir pra segunga fase do Torneio e ainda ser campeao... tai a graca do futebol!!!

    bjs e abracos

    ResponderExcluir
  5. Na quarta-feira trabalhei nos jogos do Santos e Corinthians, nada de novo, vitórias em ritmo de treino. Pouco pude acompanhar o jogo do Fluminense, mas neste pouco, pude notar era um time que corria muito, contudo, sem inspiração alguma, exceto nos lances do Deco, como o Murtinho comentou. Marcel, concordo com você, até pode acontecer, mas acho mais provável que o Santos se classifique (se o Ganso e Neymar jogarem bem, é lógico)e o Flu fique pelo meio do caminho.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. ele tá certo. é sorte. a copa do mundo vai mudar seu esquema de disputa pq tem muito nego cagado ganhando isso ae. acho q muito time ruim q vai longe em mata-mata mesmo, mas na hora q o bicho pega quem tem q ganhar. e ele é um bosta q não ganha nunca. pq não falava isso de mata-mata qdo conquistava os gloriosos campeonatos gaúchos e pernambucanos? ou qdo ganhou o disputadíssimo campeonato paulista, q só os pequenos jogaram? a máscara vai cair. é só ele assumir o santos q tudo isso acaba e ninguém vai mais falar tão bem dele e o número de dúvidas qto a esse filhodumaputa vai aumentar. mais faixas vão surigir e mais gente pra xingar. ele é safado. já demonstrou q não cumpri contratos como sempre se vangloriou. e outra a coisa, acho q ele só não fechou com o santos ainda pq o time não está eliminado na libertadores. pra mim ele só pega esse time qdo tiver fora da competição. assim não fica mais uma eliminação da libertadores na sua conta. o juan é um merda é um merda, o fernandinho é um burro e, infelizmente, dependemos muito do dagoberto, mais q do lucas nos últimos jogos.

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que todo mundo respondeu à Camilinha.

    Óbvio que o mata-mata permite mais zebras, mas elas costumam ficar pelo meio do caminho. Pra chegar no fim e levantar o caneco, tem que ser bom. Como foi bom o exemplo do Magalha, citando o Santos de dois mil e dois. Sorte, Muricy? Ah, conta outra.

    Jaime: quarta-feira eu não vi o jogo, não botei pra gravar, não tenho culpa de nada. E quanto ao Juan, eu avisei, não avisei?

    Abraços gerais.

    ResponderExcluir
  8. Não sei se alguém vai ver, porque daqui a pouco tem post novo e a caixa de comentários antiga fica esquecida, mas vou nadar contra a corrente. É tolice dizer que mata-mata é só sorte, mas é inegável que no mata-mata a sorte tem uma influência muito maior do que nos pontos corridos. Nos Brasileiros, um bom exemplo é o campeonato de 1996, em que um jogo ruim do Cruzeiro levou o time a ser eliminado nas quartas-de-final pela Portuguesa. Para não falar da excrescência que foi aquela final entre Vasco e São Caetano.

    Mas meu exemplo preferido vem da França: no campeonato de 2006/2007, o Lyon foi campeão com 17 pontos de vantagem sobre o SEGUNDO colocado. Agora imagina que inventam um mata-mata e no dia do jogo de ida contra o Auxerre o Juninho come um peixe estragado no almoço.

    Também acho furada a ideia de que com pontos corridos não tem emoção. Os dois últimos brasileiros estão aí para quem quiser ver. E Atlético Paranaense (em 2004) e São Paulo (em 2009) provaram que, nas circunstâncias certas, o campeonato de pontos corridos também pune amarelões.

    ResponderExcluir