quinta-feira, 10 de março de 2011

Sambando com a bola no pé.
No sábado de Carnaval o São Paulo veio fazer uma visita à próspera cidade de São Caetano do Sul. Não riam, mas eu cheguei a pensar em ir ao glorioso Anacleto Campanella. Só que chovia, fazia um friozinho, Gabriel tava empolgado lá no Call of Duty, daí que achei melhor arquivar a ideia. Peguei uma coberta lá no quarto, estiquei as pernas no sofá e comecei a ver o jogo. Dagoberto que me desculpe, mas voltou a dar sono. Acho que a ausência do Fernandinho, a volta do Rodrigo Souto com sua lentidão contagiante e a fraqueza absoluta do São Caetano impediram o São Paulo de desenvolver a tal velocidade cantada em prosa e verso nas últimas partidas. Não valeu como teste. Entretanto, um alerta se faz necessário: não sei se foi por causa do Carnaval, mas o Lucas estava com um negócio no rosto que, do sofá de casa, sonolento e com algumas caipivodkas na cabeça, me pareceu ser uma bela de uma máscara. Tomara que eu esteja enganado. 
Semana passada, um dos assuntos da caixa de comentários do blog foi a quase sempre desastrada atuação dos nossos comentaristas. E o pior é que eles não perdem a mania de nos surpreender. Pouco antes do Fluminense iniciar sua coleção de resultados decepcionantes – eliminação para o Boavista, empate em casa com o Nacional de Montevidéu, derrota para o América do México –, Lédio Carmona afirmou numa das transmissões do SporTV que o ataque da seleção brasileira deveria ser formado por Neymar e Fred. Outro dia, em seu blog, Renato Maurício Prado procurava explicações para a queda do Fluminense, e em determinado momento falou no espetacular início de temporada do Fred. Pra começo de conversa: gosto do Fred. Sabe jogar, não é fominha, bate com as duas, cabeceia bem e seria muito bom vê-lo no comando do ataque do Flamengo. Mas nada disso dá ao Fred a condição de craque, coisa que ele não é e nunca vai ser. (Não é assunto para agora e nem pretendo atrair a ira da minha irmã aqui na terra e do meu pai lá no céu, mas penso o mesmo do Conca.) Entretanto, o que está em jogo nesse post não é o Fred e nem é o Conca: é a inexplicável inocência de dois macacos velhos da imprensa carioca. O início de temporada espetacular do Fred, a que o Renato Maurício Prado se referiu, aconteceu nos jogos contra Olaria, Bangu, Duque de Caxias, Macaé, Madureira e Cabofriense. No único clássico do turno, contra o Botafogo, Fred nada fez. E contra o Boavista marcou um daqueles que o blog inclui na categoria “gol Paulo Asano”. Pois foi exatamente esse Fred arrasador que Lédio Carmona julgou merecer a camisa nove da amarelinha. Os dois casos são indesculpáveis, mas o do Renato Maurício Prado é ainda pior: foi ele que lançou o conceito de “me engana que eu gosto” para definir os campeonatos estaduais. E agora, justo ele foi cair nessa. 
A abertura do segundo turno do campeonato carioca foi igual à abertura do primeiro: Flamengo, Fluminense e Botafogo venceram, e o Vasco perdeu. Numa continuação do post anterior, foi engraçado ver as opiniões do narrador João Guilherme e do comentarista Rafael Rezende antes de Vasco e Macaé. Eles exaltavam o bom momento do Vasco, agora sob a nova direção de Ricardo Gomes. Novo ímpeto, nova arrumação dentro de campo, novo comprometimento. Tudo isso baseado em três vitórias mais do que suspeitas: três a zero no Americano, nove a zero no América e seis a um no Comercial de Mato Grosso do Sul. Com dois minutos de jogo, quase que o Macaé abriu o placar com um chute do lateral Bill. Como o Vasco pouco produzia, o entusiasmo da narração foi diminuindo e já tinha virado pó no final do primeiro tempo, que terminou dois a zero pro Macaé. O primeiro gol foi de Luís Mário – sim, aquele que jogou no Corinthians, no Grêmio, no Botafogo, e nas três últimas temporadas esteve no Paysandu, no Criciúma e no ASA de Arapiraca. E o segundo gol foi de um meia com nome de remédio. Siston. Tiro e queda para os males do fígado. Não vi o segundo tempo e me arrependi: deve ter sido divertido o constrangimento dos dois apressados jornalistas. Se bem que esses caras dão nó em pingo d’água e sempre arrumam um jeito de dizer que futebol é assim mesmo, caixinha de surpresas, blablablá e coisa e tal. 
Na sexta-feira antes do Carnaval o atacante sueco Ibrahimovic, que joga no Milan, declarou ser ele o melhor jogador de futebol do mundo. Descontando o fato de que a declaração deve ter sido publicada fora de contexto, como gostam de fazer os repórteres esportivos, só há uma explicação: o cara pirou com a história do namoro do Piqué com a Shakira. Fica assim não, Ibra. Bola pra frente. Isso passa. 
Ainda na esteira do post sobre os falsos golaços: vocês já repararam que todo gol que o Messi faz é golaço? Claro que o cara joga bola, mas assim fica bem mais fácil ser eleito o melhor do mundo. O gol que ele fez contra o Arsenal, na terça-feira de Carnaval, foi muito parecido com um gol que Loco Abreu fez contra o Santos, no Brasileirão do ano passado. O gol do Loco Abreu foi gol. O gol do Messi foi golaço. Ora, façam-me o favor.

5 comentários:

  1. Transformar "microfone na mão desses caras é purgante. é muita merda que sai deles." em "um dos assuntos da caixa de comentários do blog foi a quase sempre desastrada atuação dos nossos comentaristas" é minha nova definição de elegância.

    ResponderExcluir
  2. vc levanta pra eu chutar. só pode ser. "Lédio Carmona", "Renato Maurício Prado", "João Guilherme", "Rafael Rezende" e "imprensa carioca". tudo tirado do seu post. tudo pra ratificar oq eu sempre digo: são todos uns merdas. seguindo o tema carnavalesco do post: oq esses caras sabem de futebol se oq eles comentam é ridículo? se sp é o túmulo do samba (e realmente é), o rio é o túmulo do futebol. olha qta merda: "Olaria, Bangu, Duque de Caxias, Macaé, Madureira e Cabofriense". qdo foi a última participação dessas porcarias no brasileirão? como essas merdas ainda passam para fases finais do campeonatos q disputam? o futebol do rio é uma piada. e pra piorar, essas desgraças ainda conquistam títulos de turnos. e vc continua um pé-frio. assiste o jogo do são paulo e, além do time ir mal, o rodrigo souto ainda joga. hj ele nem entra em campo contra o ituano, q facilmente conquistaria a taça guanabara 2011. qto ao ibrahimovic, um sujeito q não tem cuidado pelas suas pregas, vai cuidar da língua?

    ResponderExcluir
  3. Grande Saud,
    É isso aí: a principal característica do blog é a elegância.

    Grande Jaime,
    Não foi isso que a gente combinou. Não era pra contar pra todo mundo. Faço questão de deixar a criança quicando na sua frente, pra você emendar com essa santa canhota que Deus lhe deu.
    (Só um PS rápido: o humorístico futebol carioca é bicampeão brasileiro. E não me venha com essa choradeira de que neguinho entregou etc e tal. De você, não admito.)

    Abraços aos dois.

    ResponderExcluir
  4. O pico das besteiras desses caras foi a Copa do Mundo ... Ledio e Cia LTDA falando um monte de merda no Sportv.... Outro dia um primo da minha mulher Bambi veio cheio de dedos falando q o Rivaldo era mais craque q o Robaldo... Sabe qual a garantia dele sobre isso??? "ate o Dr Osmar admitiu" puta merda ... Pior q esses caras é achar q Dr. Osmar, Neto etc tem alguma noção do q tão falando.... Saudades do Avalone

    ResponderExcluir
  5. Marcel: prazer. O primo da sua mulher está certo, ainda que pelo motivo errado.

    ResponderExcluir