segunda-feira, 28 de março de 2011

O artilheiro Rogério, o filósofo Gasset e nosso intelectual maior, Luxemburgo. 
Dirigia na estrada, voltando de um grande final de semana no Rio, quando a mensagem bateu no meu celular com a agressividade de uma casca de banana no gramado do Emirates Stadium: “Saia da frente da tevê.” Eram quatro e pouco da tarde, e Corinthians x São Paulo acabara de começar. 
Logo depois parei para almoçar e aproveitei pra responder. Expliquei que estava na estrada, não conseguiria ver nenhuma das partidas das quatro horas e, no máximo, pegaria alguma coisa de Fluminense e Vasco, às seis e meia. Mas é óbvio que, diante de tamanho frenesi, não deu para ignorar a história do gol número cem. 
Rogério Ceni é excelente cobrador de faltas – melhor até do que de pênaltis –, ninguém bate na bola daquele jeito se não treinar exaustivamente, e por isso ele merece mesmo todas as homenagens, ainda mais porque bater faltas e fazer gols não faz parte do que os pernósticos publicitários chamam de “job description” de um goleiro. Agora, sem querer ser chato: foi um pouco demais, não? Porque aí, além de fazer o centésimo gol, o cara vira o marido exemplar, o pai extremoso, o filho que toda mãe gostaria de ter, o exemplo de vida, o maior goleiro da história de todos os esportes, incluindo aí os de handebol e hóquei sobre gelo. 
Uma das coisas que aprendi com os grandes amigos são-paulinos que fiz nos últimos seis anos foi essa: futebol é título. E como apenas um clube pode ser campeão paulista de 2011, creio que uma dessas duas comemorações vai soar meio desafinada quando o paulistinha acabar: ou o incompreensível fricote de Tite com o terceiro gol do Corinthians naquela vitória sobre o Mirassol, ou a apoteose do último domingo com a história do gol número cem. 
Eu sou eu e as minhas circunstâncias. Essa frase foi criada pelo filósofo espanhol José Ortega y Gasset, repetida em vários momentos da história política brasileira por Ulysses Guimarães e totalmente desconsiderada por Vanderlei Luxemburgo. 
Se até eu às vezes me canso das repetidas críticas do blog a técnicos e comentaristas, posso imaginar o que sentem os abnegados seguidores. Por isso não pretendo alimentar por mais tempo o assunto Adriano, mas é impressionante a desfaçatez do arrogante e cínico professor. 
A arrogância está em achar que seus esquemas táticos superam a qualidade individual de quem os executa. E o cinismo é tão grande que, depois da torcida rubro-negra pedir em coro o nome de Adriano quando o time perdia para o poderoso Madureira por tês a um, Luxemburgo teve a cara de pau de afirmar que olhou pra trás do banco de reservas e viu meia dúzia de pessoas reclamando. Pessoas essas que, ainda segundo ele, certamente receberam um dinheirinho para se manifestar. Idiota. 
Já torci uma vez especificamente contra Vanderlei Luxemburgo, apesar de, naquele momento, isso representar torcer também contra mim. Foi na derrota para Camarões nos Jogos Olímpicos de 2000, em Sydney. Naquela época o cara tinha tantos reis na barriga que era insuportável a hipótese de vê-lo ganhar qualquer coisa. Agora me sinto, mais uma vez, inclinado a torcer contra. 
Reconheço que há centenas de riscos e de motivos para um treinador não querer Adriano no elenco. Mas Vanderlei não poderia ter ignorado as circunstâncias, e elas são muitas.
Primeira: o que Adriano queria, de verdade, era jogar no Flamengo. Segunda: em tempos de futebol milionário, Adriano não custaria um centavo além do salário mensal. Pechincha. Terceira: por estar absolutamente em baixa no mercado, Adriano provavelmente toparia ganhar menos do que muito cabeça-de-bagre que anda por aí, vários deles habitando, inclusive, a folha de pagamento da Gávea. Quarta: há menos de dois anos Adriano foi fundamental para o Flamengo voltar a conquistar um título que não ganhava há quase duas décadas. E mais: foi o artilheiro da competição, e ninguém consegue ser artilheiro do Campeonato Brasileiro se não tiver um número bastante bom de jogos disputados. Portanto, a história de que Adriano não joga é balela. Por fim, o que considero a principal de todas as circunstâncias: o Flamengo não tem nenhum atacante com capacidade sequer para amarrar as chuteiras do Imperador. 
Portanto, a partir de hoje está decretado: Vanderlei Luxemburgo está para o blog do mesmo jeito que Muricy está para o Jaime. A não ser que ele consiga transformar o time numa máquina de jogar bola – o que, pra mim, não existe a menor possibilidade de acontecer.

13 comentários:

  1. Exelente comentário sobre o Rogério Ceni. Mesmo sendo corinthiano, reconheço todo o valor que o profissional Rogério Ceni tem para o São Paulo, mas também acho um pouco demais (reconheço que sou supeito). O que mais me deixou puto foi o tal do Casagrande, só faltou descer e dar um beijo na boca do cara, dizendo que se sentia um privilegiado em estar presente naquele momento. A droga deve ter afetado o cérebro dele, sem dizer que, na minha opinião o Rogério não é nenhum exemplo de caráter, como o Marcão, por exemplo. Perdão pelo desabafo.
    Quanto ao Adriano, era radicalmente contra a contratação dele pelo Corinthians, mas por tudo que o Murtinho expôs e por estar vestindo a camisa do meu time, resta torcer.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Rogério merece os parabéns? Sim. Mas foi exagerado, com certeza. Também sou corinthiano e confesso que o cara é um bom batedor, mas daí a falar que o cara é o melhor goleiro do Brasil aí forçou a amizade, o cara como goleiro hoje em dia está bem razoável, sinceramente ele não pode ser considerado como um "paredão" assim como eu já vi Marcos do rival Palmeiras ser, assim como eu vi o Júlio Cesar da Inter de Milão ser, enfim, tem goleiros muito melhores em atividade, mas goleiros que defendem, como cobrador de faltas aí sim pode ser considerado um dos melhores. Mas pra mim só isso.

    ResponderExcluir
  3. Apesar do baixo custo na contratação do Adriano ainda estou com um pé atrás, lógico que a gente pensa em tudo o que o Murtinho disse, são boas razões para se contratar o cara, e espero muito que dê certo, mas a torcida maior é pra que ele não estrague o ambiente dentro do Corinthians, que até domingo pelo menos era muito bom. mas vamos ver o que acontece, com certeza é melhor que aquele sujeito que o Murtinho adora e que habita frequentemente o ataque Rubro Negro.

    ResponderExcluir
  4. o rogério q se foda, minha gente. meu ídolo é o raí q nunca inventou uma oferta de clube europeu pra receber aumento. isso toda a imprensa esquece. esquece ou não fala pq vai tomar na cabeça como aquela jornalista da sportv. bem feito tb. mulher não tem q abrir a boca na tv pra falar de futebol. todas q falassem alguma coisa já tinham q ser processadas. mas q ele fez essa sacanagem, fez. fala q não gosta da seleção pq não tem moral nenhuma lá. não manda nada. mas o rogério q se foda. fez cem gols. meus parabéns. tudo de bom. estou feliz q ele é o nosso goleiro, foi muito bom na hora da falta olhar para arquibancada adversária e todos com cara de "não pode ser agora", mas foda-se. oq importa é q a esposa do cartola não viu o jogo e a gente ganhou. acabou essa palhaçada de tabu. agora vc coloca aí q o São Paulo não está mais em jejum de clássicos, tá? podia ser até gol de bicicleta do r.souto, q alias tomou um chute q deveria ser na cabeça. o marlos é um merda, pipoqueiro e cagão. qto ao adriano, acho q aqui vai dar merda. a torcida do corinthians não vai ter a paciência q teve com o ronaldo. mas acho ele um cara gente boa e q merece se dar bem. nem q seja no boteco.

    ResponderExcluir
  5. Jaime, impressionante seu comentário. Não conheço um torcedor do São Paulo que fale isso do Rogério Ceni e mais cara!!! Você odeia o Muricy...rsss....Parabéns mais uma vez.

    ResponderExcluir
  6. Jaime, cheio de ideias,29 de março de 2011 às 09:34

    luiz, tem gente q ama o cara, acha o cara intocável, mas não dá. ele fez isso mesmo, tem esse jeito e pronto. ele é bom pra caralho pro São Paulo. não posso falar ao contrário. catou muito no mundial, ajudou muito o time, mas isso não impede dele ser um cara q deixa certas dúvidas de conduta no ar. marcelinho carioca foi bom pro corinthians? pra caralho! é uma pessoa do bem? mil vezes pior q o rogério. riquelme? raul? o mundo tá cheio de cara q são ídolos, mas não deixam de ser sujos. eu torço pro meu time e quero q os jogadores joguem bem enquanto estiverem lá. depois, pode tudo quebrar o joelho (se isso for possível anatomicamente). luiz, vamos marcar um bar com o murtinho pra falar mais maluquices. tá aí, murta. seu blog tem q promover uma mesa de boteco futebol debate.

    ResponderExcluir
  7. Concordo plenamente!!!
    Vamos marcar. Está nas suas mãos Murta!

    ResponderExcluir
  8. Sentei na TV pronto pra ver o jogo...... acho q nesse paulistao de merda um classico é sempre um classico..... mas vendo o jogo percebi mais uma vz q o Tite nao pode ser tecnico de time grande..... o Corinthians entrou em campo displicente..... um jogador assalariado num pode receber uma bola como o Moraes recebeu do Liedson (depois de roubar do Miranda) ficar de cara pro gol e chutar daquela forma..... o Dentinho nao pode erra uma cabecada de frente pro goleiro aos 45 min do segundo tempo estando perdendo de 1x0.... o time jogou mal..... como vem jogando.... ganha pq os outros times sao fracos..... mas em jogo pra valer joga mal..... o Tite passa intranquilidade pros jogadores...... a atitude do Alessandro e do Dentinho sao dignas de levar surra no vestiario mas junto deles o Tite tem q apanhar tb ...... duvido q o Ralf nao sabia q nao poderia fzr uma falta daquelas no Fernandinho naquela parte do campo exatamente a parte q o Rogerio fez a maioria dos seus gols de falta...... ou é burro ou é mal orientado .....

    O São Paulo nao qz saber de nada disso entrou em campo concentrado pronto pra guerra contra a Globo, CBF, Tabu e o q fosse..... comeram grama e jogarma um classico como se tem q jogar..... quando o Rogerio fz aquele milagre no chute do Jorge Henrique eu tinha ctz q era so questao de tempo pra sair o Gol 100 do cara..... enfim sobrou competencia tatica do Sao Paulo em campo...... pra nossa sorte o Fernandinho eo Marlos sao pessimos senao ia ter uma goleada..... deu pra perceber tb que a Ideia do Carpegiani e queimar o Rivaldo.... colocou o cara pra jogar 5min e o Fernandinho deu um passe pra ele que resumiu tudo..... ja ta com os dias contados......

    Quanto ao Rogerio.... acho q bom carater ele nao meeeeesmo mas tb nao da pra falar q nao e exemplo de competencia ao clube.......idolo é assim tem q aguentar ate o final...... a personalidade dele mostra q diferentemente do Marcos ele nao qr assumir q a carreira ta no fim..... acha q pode jogar todos os jogos e vamos combinar q nao vai rolar...... acho q em jogos importantes o Sao PAulo pode ficar tranquilo mas na grande maioria vcs vao cada vz mais sofrer com o Goleiro....

    sobre o Adriano.... num sei..... sinceramente esse cara e um misterio..... pelo bem do meu time eu espero q de tudo certo......

    ResponderExcluir
  9. Murta. O Rogério fez 100 gols e pediu uma música no Fantástico. Você viu? O cara pediu ACDC. Eu nem gosto muito, mas puta que pariu, perto dos outros pedidos, o cara merece fazer amor com outra pessoa ou qualquer outra merda dessa.

    ResponderExcluir
  10. Pessoal:

    Não sei se me alegro ou se me entristeço, mas a grande verdade é que a caixa de comentários está ficando muito mais interessante que os posts. E olha que nem contamos dessa vez com Saud, Thomas, Lucas e outros bambas que volta e meia aparecem. Mas vamos lá, vamos tentar empatar esse jogo.

    Luiz Eduardo, Laerte e Magalha, sobre o Adriano: as circunstâncias do Flamengo são umas, as do Corinthians são outras. Que Adriano é um perigo ao ambiente - não por ser escroto, e sim por ser um bom vivant muito gente boa -, isso não se discute. Confesso que se eu tivesse o Liédson no time, talvez procurasse reforçar posições mais carentes. Mas, no caso do Flamengo, é exatamente ali que está o maior problema. É um salto no escuro, sim, mas acredito que a atual relação risco-benefício do Adriano seja positiva. Vale a aposta.

    (continua)

    ResponderExcluir
  11. A postura isenta do Jaime em relação ao Rogério Ceni é mesmo raríssima em são-paulinos. É por isso que eu insisto: tirando aquela história do Zico, o cara sabe das coisas. E ele acerta também quanto ao Adriano: é gente boa, não faz trairagem, apesar de ser um touro é incapaz de machucar alguém em campo, apesar de ser centroavante não é egoísta. Pena aquela cabecinha do tamanho de uma ervilha. Mas é um cara que merece coisas bacanas sim, e vou torcer por ele.

    Magalha: Moraes é outro que nunca me enganou. Sabe jogar, trabalha tanto com a direita quanto com a canhota, mas na hora que o bicho pega o cara some. Sempre foi assim no Vasco.

    Valois: na hora pensei a mesma coisa. Também não gosto de AC/DC, apesar de reconhecer que o Angus Young toca pra cacete. Mas no meio de tantos pedidos de louvores e duplas sertanejas, foi um soprinho de inteligência nessa ideia de bosta. Que mané pedir música é o cacete!

    Grandes abraços.

    ResponderExcluir
  12. Toda razão. Esqueci. Deixa só resolver uns enroscos aqui com a viagem da minha filha (vai passar seis meses em Nova York) e a abertura da loja da minha mulher (aqui no imponente Shopping São Caetano), e a gente marca isso.

    Abraço.

    ResponderExcluir