sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Um time diferente.
Para nós, brasileiros, que aprendemos a gostar de futebol vendo em campo jogadores de intenso brilho individual, é difícil compreender e gostar do jeito de jogar do São Paulo. Já vi outros times parecidos. O Fluminense, tricampeão carioca no meio da década de oitenta e campeão brasileiro em oitenta e quatro, também tinha esse jeitão. Pouco brilho e muito conjunto. Tinha visto o primeiro tempo de Cruzeiro e São Paulo na quarta-feira, e gostei. Chantageado pelo conselheiro Jaime Agostini, terminei de ver o jogo ontem. Continuei gostando. Rapidez, movimentação, pegada, enfim, uma boa partida de futebol. Aí vem a história: quem jogou muito bem no São Paulo? Dependendo do ponto de vista, ninguém ou todo mundo. É muito difícil analisar o São Paulo individualmente. Rogério Ceni fez pelo menos duas grandes defesas, mas falhou feio em outros dois lances. A única participação digna de registro do Fernandão foi no gol que ele salvou em cima da linha, justamente em uma das falhas do Rogério. Até o Lucas, que fez um golaço, só se mostrou de verdade naquele momento. Mas o São Paulo é assim: ninguém aparece muito, mas todos juntos fazem a coisa funcionar. Quando Miranda falha, Alex Silva conserta. Quando Rodrigo Souto entrega, Rogério Ceni evita. Quando é o Rogério que erra, Fernandão salva. Continuo gostando muito do time do Cruzeiro, por causa da velocidade, da bola no chão e de alguns caras que eu queria muito ver no Flamengo (Fabrício, Henrique e Montillo, por exemplo). Mas falta alguma coisa ali que a gente não consegue definir bem o que é, e não adianta pôr a culpa no Cuca – viu, conselheiro? –, porque com Adílson Batista também era assim. 
Até entendo as dificuldades de escalação do Fluminense, mas não sei não. Acho um risco danado essa estratégia de praticamente abandonar o ataque, deixando tudo por conta dos lampejos do Conca, e apostar num sistema defensivo forte. O time tem jogado com muita dedicação e obediência tática rígida, mas chegou a hora em que é preciso ganhar os jogos. Não fiz um comparativo das dificuldades que cada candidato ao título tem pela frente, e pode ser que Muricy esteja administrando as coisas até o retorno de uma ou outra das suas estrelas nos jogos finais. Ok, tem funcionado – tanto que o time é líder –, mas basta uma escorregadela pra vaca ir pro brejo. Eu tinha prometido a mim mesmo que não falaria mais do Washington, mas o cara tá extrapolando. Não contente em passar onze jogos sem marcar (não é homem de referência? Não é fazedor de gols? Não é o especialista em botar a bola pra dentro?), agora deu para evitar os gols do seu time, como no lance em que Conca acertou uma pedrada da entrada da área e ele impediu que a bola chegasse ao gol de Renan. Francamente.
A atuação do Palmeiras ontem foi lamentável. Não tinha o Kléber e o Valdívia, mas isso não é desculpa. O Botafogo, com um elenco de qualidade bem parecida, vive entrando em campo sem cinco ou seis titulares e tá lá nas cabeças. O Brasileirão é assim e ninguém tem o direito de reclamar de desfalques ou de arbitragem. Parece que Felipão conseguiu o que queria: provar pra todo mundo que o time do Palmeiras é ruim de doer, e que conquistar a Sul-Americana será mérito exclusivamente dele. Quem diria: Felipão, tremendo marqueteiro. 
A melhor coisa que pode acontecer ao Flamengo é esse ano acabar e o time permanecer na primeira divisão, mas sem vaga nenhuma para Sul-Americana. Tem que jogar uma bomba e começar tudo de novo. Até o Marcelo Lomba, coitado, que vinha bem, falhou nos dois gols do Ceará. Mais uma vez, ninguém jogou nada. E o Deivid lá, todo pimpão, consolidando a sua condição de pior atacante do campeonato. Pasmem: pior até do que o Washington.

2 comentários:

  1. 1 - ninguém nunca, em hipótese alguma é pior que o uóxitou. ele é grosso e mal caráter. além de ser um mascarado que NUNCA foi campeão na vida.

    2- a culpa é do cuca sim. esse cara não nasceu pra ser herói. não nasceu pra ser campeão. é um puta dum cagão. um técnico q leva o time inteiro pra chorar numa coletiva, como fez com o botafogo, não merece ser levado a sério. ele é fraco, covarde e derrotado.

    3- só pra deixar registrado. o rodrigo souto é um merda.

    ResponderExcluir
  2. 1 - Também acho o Washington o fim da picada, mas pelo menos não tenho que aturá-lo. Já o Deivid eu sou obrigado a ver, e torcer por ele, em todo jogo do Flamengo. Dói.

    2 - Aquele chororô orquestrado por Cuca e o ex-presidente Bebeto de Freitas (ou diretor de futebol, não sei exatamente o cargo que ele ocupava na ocasião) foi realmente uma das coisas mais infantis da história do futebol brasileiro. Mas eu acho o Cuca um bom técnico.
    É meio tristão mesmo, meio perseguido pela vida, meio deprê, mas faz seus times jogarem decentemente. Além disso, a torcida do Flamengo tem uma dívida eterna com ele: depois de Ney Franco, Joel Santana e Caio Jr., foi ele que teve o bom senso de mandar embora o Jaílton, talvez o pior volante que eu já vi com a camisa do Flamengo.

    3 - Quanto a isso não há discussão: Rodrigo Souto é um merda.

    ResponderExcluir