quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Atrasadas, mas aí estão elas: as pílulas do final de semana.
O fim de semana no Rio de Janeiro me impediu de acompanhar a rodada como de costume. Assisti à maior parte de Atlético Mineiro x Flamengo e vi – meio bêbado, reconheço, já que estava no meio de um churrascão – Fluminense x Goiás. Quem acompanha o blog sabe que, pra mim, marcar pênalti na jogada do Gil em cima do Ronaldo é um absurdo. Mas a verdade é que há, no futebol brasileiro, uma espécie de consenso sobre lances semelhantes. Nossos comentaristas costumam achar que aquilo é pênalti, e nossos árbitros costumam marcá-los. Alguns afirmam que esse critério coíbe o antifutebol e aumenta o número de gols nas partidas. Discordo dos dois argumentos. Dar aos zagueiros o direito de marcar firme e chegar junto é muito diferente de estimular o antijogo. Como diz o Mário Sérgio, quem não gosta de choque deve escolher o vôlei, em que cada time fica de um lado da rede. E o fato de uma partida ser cheia de gols não tem nada a ver com futebol de qualidade.
Repito: pra mim não foi pênalti. Entretanto, se o Cruzeiro pode apontar o erro de Sandro Meira Ricci como responsável por sua derrota no jogo, não dá para atribuir a isso a possível perda do título. Campeonatos de pontos corridos não permitem essa avaliação. Se você entra num mata-mata e o juiz marca um pênalti muito do maroto aos quarenta e três do segundo tempo, impedindo qualquer possibilidade de reação, aí a interferência da arbitragem é inquestionável. No campeonato de pontos corridos é diferente. O presidente Zezé Perrela declarou que a derrota para o Corinthians tirou o Cruzeiro da briga. Ok. Mas lá no início do Brasileirão, nas sete rodadas disputadas antes da parada pra Copa do Mundo, em vinte e um pontos possíveis o Corinthians ganhou dezessete, o Fluminense ganhou quinze e o Cruzeiro ganhou apenas nove. E vocês sabem por quê? Por causa dessa maldita obsessão pela Libertadores. Depois fica fácil botar a culpa em quer que seja. Ô praga!
O primeiro tempo do Fluminense contra o Goiás foi terrível. Continuo achando que o jogador que faz mais falta ao time é o Emerson com ele em campo, até o Washington fazia gol. E Muricy errou feio ao começar com Deco e Fred, ambos totalmente sem ritmo de jogo. É óbvio que ele jamais vai admitir, mas tenho a impressão de que, igual a todos os torcedores do Fluminense, Muricy partiu do princípio de que a partida seria uma carne assada. Como ele mesmo gosta de dizer, “a bola pune” esse tipo de pretensão. E, definitivamente, não dá pra contar com jogo fácil nesse campeonato brasileiro.
Como sempre fui péssimo em Matemática, torço para estar errado, mas não consigo concordar com os calculistas da bola: acho que o risco do Flamengo cair é gigantesco. Para o ex-Mengão e atual menguinho (com letrinha bem minúscula) entrar na zona do rebaixamento, basta uma combinação simples de resultados na próxima rodada. O Avaí joga com o Atlético Goianiense em casa, e nada mais lógico do que faturar os três pontos. Mesmo jogando fora de casa, o Atlético Mineiro deve conseguir pelo menos um empate contra o enfadado Palmeiras. Por fim, não é impossível o Guarani derrotar o próprio Flamengo no Engenhão: com o futebol que tem jogado, o Flamengo perde pra qualquer time do mundo em qualquer lugar do planeta. Com esses três resultados, os quatro times somariam quarenta pontos, e o menguinho entraria na zona do rebaixamento por ter o menor número de vitórias. Os flamenguistas já devem ter compreendido que não adianta torcer pelo clube. Sendo assim, resta secar os outros. Essa estratégia vinha dando certo desde que Luxemburgo assumiu o comando do time, mas nas duas últimas rodadas o caldo entornou. Com isso, os rubro-negros estão diante de uma intrincada operação de logística. Pra começar, têm que torcer pelo Goiás contra o Palmeiras na Copa Sul-Americana, pois com o Goiás na final é mais fácil o título ficar com a LDU ou o Independiente. Sem o título brasileiro na Sul-Americana, o G3 do Brasileirão volta a virar G4, reacendendo o interesse do Grêmio, do Atlético Parananese e até do São Paulo pela competição. E isso é fundamental, pois o Grêmio ainda enfrenta o Guarani, o Atlético Paranaense pega o Avaí e o São Paulo encara Atlético Goianiense e Atlético Mineiro. A torcida do Flamengo precisa torcer, ainda, para que Fluminense e Corinthians cheguem ao final do campeonato lutando pelo título, já que o Fluminense encara o Guarani na última rodada. Seria bom, também, que o Vasco surpreendesse o Cruzeiro no próximo domingo, tirando o time mineiro da briga e deixando-o de farol baixo para o jogo da outra semana, justamente contra o Flamengo. A vida não está fácil. Mas pode melhorar um pouco – embora ainda sem garantir nada – se o time ganhar do Guarani neste sábado. Após cumprir suspensão automática, o centroavante Deivid deve voltar ao time. Que Deus nos ajude.

2 comentários:

  1. acho q foi penalti no ronaldo, mas queria ver o juiz dar do outro lado, aos 42 do segundo tempo. e, se fosse no ronaldo, qualquer um dos penaltis que ele não deu no thiago ribeiro estaria na cal.
    mais uma vez o cuca fez seu papel de merda, deu vexame e falou de choro dos seus jogadores. não merece ganhar mesmo. um cara desse atrai coisa ruim. qto ao muricy errar, isso não é novidade. vai perder mais um título na mão. tomara que perca o emprego tb. seria lindo ele sem título, sem emprego e sem seleção. e como o trabalho do mano vem sendo tranquilo, ninguém vai sentir a menor falta do muricy e nunca mais vai ser convidado para o cargo. outra coisa boa é o uóxitou encerrando a carreira sem nenhum título.

    ResponderExcluir