quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O melhor técnico do Campeonato Brasileiro. 
Mesmo que o Botafogo não consiga sua vaguinha para a Libertadores, nada mais justo do que eleger Joel Santana o melhor técnico do campeonato. Joel é outro que joga no time de Fio Maravilha e Obina: competente, importante para os times onde trabalha, mas que tem seu reconhecimento diminuído por ter se transformado em algo folclórico. 
Mas, e se o Cruzeiro for campeão, por que Joel e não Cuca? Porque Cuca pegou um time muito bem armado pelo Adílson Batista e com uma base que se mantém há muito tempo. 
E se o Corinthians for campeão, por que Joel e não Tite? Porque não dá para apontar como o melhor técnico do campeonato um cara que dirigiu o time em menos de dez rodadas. 
E se o Fluminense for campeão, por que Joel e não Muricy? Porque não há tanto mérito assim em montar um time que faz contratações mirabolantes e paga os mais altos salários do futebol brasileiro. (Dizem que o Deco ganha setecentos e cinquenta mil, e que o Fred belisca mais de seiscentos.) 
Joel pegou um osso duro, e roeu. O Botafogo é um catadão, com jogadores que vinham de retumbantes fracassos em outros clubes. O zagueiro Antônio Carlos foi praticamente enxotado do Atlético Parananense. O outro zagueiro, Fábio Ferreira, formou com Betão e Zelão o inesquecível trio defensivo que ajudou a afundar o Corinthians em 2007. O lateral Marcelo Cordeiro, que apareceu bem no Vitória, foi para o Inter e fracassou. O volante Marcelo Mattos, repatriado pelo Corinthians para reforçar o elenco na Libertadores, idem. Edno saiu da Portuguesa de Desportos para o Corinthians depois de um leilão bastante disputado, e foi outra decepção. Renato Cajá surgiu bem na Ponte Preta, passou uma temporada no exterior, foi repatriado pelo Grêmio e lá não fez nada. O Botafogo parece aqueles países-colônias, formados pela escória deportada pelo colonizador. Mas não é só isso: o elenco não dispõe de reservas para as alas, e quando um dos dois titulares não joga, é preciso improvisar. E a estrela da companhia, o meia-atacante Maicosuel – outro que parece só jogar no Botafogo – se machucou há muito tempo. 
Joel montou um time certinho e está fazendo milagres. Sem falar que, com ele, o time pray very naice, fica forte in the midium, ataca rápido in the raite e também tem jogadas in the léfiti. Pra mim, é o técnico do Brasileirão.

Um comentário:

  1. Murta, esse Botafogo parece um Coritiba de '97 ou '98, que tinha entre outros, o centroavante Macedo, ex-mil times. Acho que nesse ano, ficou em quarto no Brasileirão.

    ResponderExcluir