quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Salve geral.
No post de apresentação, publicado no dia dez de março, eu explicava as razões do lançamento do blog. Mas tem outra coisa importante que não aparece ali. Quase todo dia, aqui na agência, a gente saía para almoçar e futebol era assunto obrigatório. Daí, pensei: se todo dia eu converso sobre futebol, por que não posso escrever sobre futebol duas ou três vezes por semana? Talvez seja divertido. E está sendo. 
Igual a todo mundo que fala de futebol, o blog acertou e errou num monte de coisas, o que não tem nada a ver com entender ou não do assunto. A grande verdade é que ninguém entende de futebol. Melhor: entender de futebol não adianta nada quando se trata de arriscar quem vai ganhar o jogo ou quem vai ser campeão. De futebol não se entende; de futebol se gosta ou não. 
O blog acertou, por exemplo, quando apostou no Fluminense como um dos fortes candidatos ao título do Brasileirão, mas errou ao não incluir o Cruzeiro na briga. (Eu achava que a interdição do Mineirão ia trazer muito mais prejuízos técnicos do que trouxe.) Acertou quando, lá no meio da competição, afirmou que o São Paulo despontava como um dos favoritos para a Copa do Brasil 2011. Errou feio quando viu no time do Palmeiras qualidades que nem mesmo os palmeirenses conseguiam enxergar. Por outro lado, pelo menos até agora o blog tem acertado ao perceber um certo charlatanismo no desempenho do Felipão. 
Depois de assistir ao jogo entre Guarani e Flamengo, ainda no primeiro turno, escrevi um post em que me dizia surpreso por não ver aqueles dois times horrorosos na zona do rebaixamento. Foi só questão de tempo: o Guarani acabou rebaixado e o Flamengo precisou do auxílio luxuoso de terceiros para escapar. Na Copa, o blog acertou em não acreditar na seleção argentina e errou quando alimentou esperanças vãs em relação ao time de Dunga, sobretudo após os enganosos três a zero em cima do Chile. 
Mas a grande vitória do blog foi conseguida junto à rapaziada. É legal ver o Thomas comentando as bizarrices rubro-negras, o Jaime reclamando de tudo e xingando todos, o Beto protestando contra a ausência de elogios ao Grêmio, é legal encontrar a Camilinha no corredor da agência e ela cobrar o post do dia. Ou, como aconteceu num dos últimos textos – que falava sobre a possível vinda de Adriano para o Corinthians –, ouvir do Saulo e da Fernanda que os argumentos do post fizeram com que eles mudassem de opinião. Aí é bem bacana. 
O blog está de férias até a segunda quinzena de janeiro, voltando quando já estiver encerrada a temporada de especulações e com os times mais ou menos definidos. 
Valeu, gente.

4 comentários:

  1. Show de bola. Que venha logo 2011. Parabéns Murtinho pelos textos. Abs.

    ResponderExcluir
  2. É Mestre, conversando com a minha caixola acertei quando pensei que o blog seria uma fonte de referência para muitas pessoas, inclusive pra mim, que de futebol só "sei" correr de cabeça baixa como um louco na lateral do campo. Parabéns, que em 2011 o futebol continue sendo nossa diversão e assunto para boas conversas nos restaurantes e corredores. Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Acho que este seja o meu primeiro comentário aqui no blog do mestre Murtinho, e posso dizer que foi muito divertido e proveitoso acessar o blog pelo menos uma ou duas vezes por semana. Só posso dizer parabéns pelas palavras aqui escritas, é muito legal ver que as conversas de boteco, almoço e afins sejam aqui escritas pra dividir um ponto de vista com todos que queiram ter uma opinião a mais pra refletir. Muito bom o blog Murtinho parabéns, em 2011 deverei comentar mais alguns posts. abraço
    Laerte

    ResponderExcluir
  4. Futebol é assunto obrigatório na Argentina também!
    Estou trabalhando no país e os homens só falam disso! Futebol!
    Meus vizinhos do meus apartamentos em Buenos Aires também! Que dor de cabeça!

    ResponderExcluir