segunda-feira, 11 de julho de 2011

Panela velha, comida boa. 
O Campeonato Brasileiro do ano 2000 foi decidido entre Vasco e São Caetano. O primeiro jogo, disputado em São Paulo, terminara empatado em um a um. O segundo chegou a começar em São Januário, mas durou menos de vinte e cinco minutos, porque parte do alambrado do velho estádio desabou e a partida teve que ser interrompida. Aí houve o embaço. 
Quem tiver acesso aos arquivos de imagens daquele jogo pode reparar em algo que não foi devidamente valorizado pela mídia, mas me pareceu decisivo no embrulho todo. No início da confusão, lembro de uma entrevista a um repórter de campo, que perguntara sobre as chances da partida continuar, em que Eurico Miranda disse claramente: “Primeiro, o atendimento aos feridos; depois vamos pensar no jogo.” 
Entretanto, passaram-se poucos minutos, veio um cara que até hoje eu não sei quem é e cochichou alguma coisa no ouvido do espaçoso dirigente vascaíno. A partir dali, Eurico passou a agir de modo totalmente diferente, forçando a retirada dos feridos na marra e querendo a continuação do jogo a qualquer custo. Fiquei com a impressão de que aquele cara deve ter falado a Eurico algo sobre a possibilidade jurídica do Vasco perder os pontos, o que daria o título ao São Caetano. Tal hipótese cresce por causa da firme recusa do time aqui do ABC em seguir jogando. E aí a situação se inverteu: pressionado por Eurico – que chegara a desafiar o governador Anthony Garotinho, que ordenara a suspensão do jogo, dizendo que “aqui em São Januário o governador não manda nada” – o juiz tentou recomeçar a partida, mas o São Caetano não voltou a campo. Eurico mandou, então, que os jogadores vascaínos passassem a comemorar o título, e começou a circular a informação de que o time do Vasco iria festejar numa churrascaria da Barra da Tijuca. (Não me perguntem por que, mas jogador carioca só comemora título em churrascaria da Barra da Tijuca.) 
O mesmo repórter que entrevistara Eurico chegou perto de Juninho Pernambucano e perguntou se ele iria participar das comemorações. Seco, ético, sério e sem querer muita conversa fiada, Juninho respondeu: “Eu vou pra minha casa.” 
Eu gosto do Juninho Pernambucano. Muito bom meia-direita, campeão brasileiro pelo Vasco em 1997 e em 2000, campeão da Libertadores em 1998, sempre jogou com categoria, dedicação, raça e lealdade, poderia perfeitamente ter integrado a seleção brasileira de 2002 (não teria sido, por exemplo, melhor do que o Kléberson?) e foi engolido pelo tsunami que varreu nossa seleção em 2006. 
Um cara bacana, um tremendo profissional, e creio ser justo colocá-lo na lista dos dez maiores ídolos da história do Vasco. Juninho Pernambucano não esteve mal na reestreia contra o Corinthians, jogou bem contra o Internacional e pode dar ao time equilíbrio e qualidade. Não acredito, num campeonato longo e duríssimo como o Brasileiro, em um meio-campo formado por Rômulo, Juninho Pernambucano, Felipe e Diego Souza (ou Bernardo). Apesar das louváveis intenções do treinador Ricardo Gomes, nessa escalação aí falta gente pra correr e marcar, e assim como o futebol nunca deve ser só defesa, também não pode ser só ataque. 
 Mas – os camaradas flamenguistas que me perdoem e não me estranhem –, torço pra que Juninho Pernambucano acerte. Sei lá. Acho que ando meio sentimental depois do nascimento do Martin. 
PS importante: ainda sobre a decisão do ano 2000, o bom senso fez com que uma nova partida fosse disputada, dessa vez no Maracanã. O Vasco venceu por três a um e ganhou o título na bola. O primeiro gol foi do Juninho Pernambucano.

11 comentários:

  1. pq caralho vc foi escrever propaganda?

    ResponderExcluir
  2. Entao...... Copa America ta longe de te ruma importancia tecnica de uma Eurocopa mas pensando em metas pra proxima Copa aqui no Brasil é o que temos..... uma coisa é vc fzr joguinho sem valer nada... outra é um time treinando na concentracao o tecnico tentnado acertar uma escalacao..... tamso sofrendo pq nao temos padrao de jogo nao temos um time q joga junto....... não sei mas acho q o Mano nao se sustenta......se o Luxemburgo por exemplo for campeao acho q ele assume a selecao ano q vem....... nao q eu ache ele melhor mas acho q o Futebol carioca tem mais forca na decisao da CBF...... Quanto ao time..... nao sei pq o Hernanes por exemplo ta fora desse time.... o Arouca...... ou até o q o Robinho ta fzndo ai...... o foda é ter q engolir o Fred como salvador.......
    Não Gostei do jogo do Corinthians ontem....... contra esses times tem q golear. fica nessa de q joga bonito e ontem a gente por pouco nao se fudeu...... por sorte o Juninho Pernambucano so joga no Vasco.......

    ResponderExcluir
  3. Realmente Copa America ão é Copa do mundo. É claro que o nosso calendario deveria seguir os calendarios dos outro países (ou seja na Copa em 2014 o Brasileirão simplismente para no meio, né!).
    Mas então pra que serve, senão para fazer a Seleção montar um time?! O que confirmamos até agora, é que as nossas unicas estrelas ainda precisam melhorar.

    ResponderExcluir
  4. Concordo que o Corinthians deveria golear mesmo Magalha, mas tá bom cara. Não jogamos bem e ganhamos de 1X0. Campeonato Brasileiro é isso mesmo. Jogamos uma bela partida contra o SP e metemos 5 neles, com direito a um penoso do cacharrel, depois não jogamos bem contra o Bahia, já o primeiro tempo contra o Vasco foi ótimo, partidão dos nossos volantes. Acho que estamos no caminho certo, apesar do Tite ser aquilo que sabemos. Será que o Tevez vem mesmo?
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Jaime:
    Isso foi um elogio ou uma tiração de sarro?

    Magalha e Rodney:
    Claro que não dá pra comparar Copa América com Copa do Mundo (a Costa Rica, por exemplo, joga com uma seleção subvinte e dois) e é claro também que a Copa América tem lá sua importância, principalmente pra nós, que não disputaremos eliminatórias. Mas o início foi triste de doer, e isso não há quem mude. Vamos ver se a partir de agora engrena.

    Magalha:
    Quanto a essa história de golear, rapaz, tenha calma. Não vou cometer a idiotice de escrever que "não tem mais bobo no futebol", mas não é a torto e a direito que a gente sai goleando os outros por aí. Fico com a opinião do Luiz Eduardo.

    Luiz Eduardo:
    Estava conversando ontem com o Magalha sobre essa história do Tevez. Grande reforço, sem dúvida, mas haverá necessidade de um profundo trabalho de gerenciamento de egos. Vocês não imaginam o que eu penei com um ataque formado por Edmundo, Romário e Sávio. Não ganhamos nada.

    Abraços gerais.

    ResponderExcluir
  6. Eu sei q tem q ter sangue frio mas e foda ver o time jogar mal contra um time desses....... Um time com Adriano, Liedson, Emerson e Tevez e ducaralho no PlayStation na vida real vai ser foda...... kkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. KKKKKK....É cara...não posso negar que estou ancioso, mas o Murta disse uma verdade, o problema é o ciúmes que isso vai gerar e o Tite não é bom em administrar este tipo de "problema".

    ResponderExcluir
  8. Com certeza não dá pra comparar Copa América com Copa do Mundo, mas é uma boa preparação e o Brasil deveria estar destruindo esses timecos, vamos ver hoje, tá certo que Paraguai de todos do grupo é o q o Brasil teria mais dificuldade, mas até aí tomar 2 gols daquele time e aidn apenar pra fazer 2 pra empatar foi d doer.... é o que o Lucio falou, o simbolo na frente da camisa tem q ser mais importante que o nome nas costas, gosto dessa postura do Lucio de cobrar da mulecada jogo em equipe, futebol sério, seleção não é vitrine, mas vamos aguardar esperamos q hoje seja melhor e q o Brasil comece a jogar bola e fazer menos graça...

    Quanto ao Tevez, realmente, te rmtos caras de alto nivel na frente é ótimo, os gols saem com facilidade, confesso que estou ancioso pra um desfecho bacana, mas é o q foi dito aqui até agora vai ser duro administrar uma equipe com tevez, Adriano, Emerson, Liedson, William buscando espaço Jorge Henrique e companhia obviamente é um nome de peso, mas tem q ter cuidado, é que pra algun ele virou ídolo ( como no meu caso ) pra outros é um jogador bom, tem gente q odeia ele, mas eu particularmente gosto muito do estilo de jogo do cara, é que nem o Liedson só que com mais habilidade pra driblar partir pra cima, ele é raçudo não desiste e isso é a cara da torcida corinthiana, o cara que faz isso ganha a massa, e conseguiu fazer isso naquela primeira passagem pelo time, vai dar dor de cabeça pra muita gente se fechar.

    Agora Murta sei que vc é flamenguista, mas o timinho zuado, quer só atravessar as contrataçnoes dos outros, eles precisam ter criatividade pra procurar jogador, quando saiu na midia a possibilidade do tevez vir pro Corinthians eu disse: Não vai demorar 2 dias o Flamengo vai querer fazer proposta. Dito e feito, 1 dia depois estava lá o Flamengo dizendo que era possível fazer uma proposta tbm... sei que o Futebol é isso competição pra contratar bons jogadores, mas o Flamengo quer atravessar todo mundo... coisa chata...

    ResponderExcluir
  9. Laerte:

    Vamos separar as coisas. Eu torço para o Flamengo, não torço para as coisas que a diretoria do Flamengo faz. São assuntos distintos.
    De qualquer modo, acho o seguinte: futebol passou a envolver tantos interesses, tantos empresários, tanta grana no meio, que é melhor a gente ficar fora disso. Quem é bandido e quem é mocinho? Patrícia Amorim é bandida? Juvenal Juvêncio é mocinho? Mustafá Contursi é bandido? Andrés Sanchez é mocinho?
    Repito: melhor a gente ficar fora disso. Nosso negócio é bola rolando dentro do campo.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Fala Murta.Não dá realmente pra ver jogo do Fla sem se irritar toda hora.É um dos menores QIs que eu vi nesses últimos 50 anos.E ameba, cê sabe, pode destruir.E só.E esse Vanderlei- "vaia-faz-parte-do-espetáculo"-Luxemburgo, depois daquele jogo contra o Bahia deu a ratificada no que sempre vi nele:em matéria de sentir o jogo é um infantilóide.Sobre o Pato discordo frontalmente.Bração.

    ResponderExcluir
  11. Grande Paulinho:

    Não porque ele fez dois gols ontem - na verdade, batemos em bêbado, né? - mas é possível que você tenha razão quanto ao Pato.
    Preciso admitir: implico com jogadores que saem daqui cedo demais, sem ganhar nada relevante, e depois a gente fica babando o ovo deles só porque jogam na Europa. Ronaldo Fenômeno teve que ralar muuito para nos conquistar e nos convencer.
    Pato está longe, muito longe, de ser o que eu mais odeio no futebol atual, essa praga chamada "homem de referência". Mas não sei se ele tem brevê para pilotar o comando do ataque da seleção brasileira.
    Também não vejo ninguém pra chegar e falar: em vez do Pato tem que jogar o fulano. Não tem. Mas é aquela história do post: se o cara ainda não consolidou seu espaço, tem que entrar e arrebentar. Isso é seleção brasileira.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir