quarta-feira, 20 de julho de 2011

Volta à infância.
Comecei a frequentar estádios de futebol na companhia de meu pai. Como eu era bem pequeno e ele muito comodista (a quem será que eu puxei?), íamos nas cadeiras perpétuas emprestadas por um grande amigo do velho. O portador daquelas cadeiras tinha direito a deixar o carro no estacionamento do Maraca, além de lugares marcados e privilegiadíssimos acima das cabines de rádio. Quando meus irmãos mais velhos adquiriram a necessária paciência pra me levar, meu pai passou o bastão, e comecei a ir com eles. Só que aí era na arquibancada, e na torcida do Fluminense. Passei a infância e a pré-adolescência assistindo aos jogos na torcida tricolor, incluindo Fla-Flus. Ou seja: sou rubro-negro por convicção e insistência, quase que contra tudo e contra todos. Hoje à noite, a experiência se repetirá. Conduzido pelos amigos palmeirenses Gobato e Kride, farei minha estreia no Pacaembu, um dos templos do futebol brasileiro, que absurdamente não receberá jogos da Copa do Mundo de 2014. (Em breve, post sobre essa lamentável tentativa de europeizar nossos estádios. Podem me cobrar.) E estarei resignadamente instalado no meio da torcida adversária, como nos tempos de infância. 
Desde que vim para São Caetano, em 2005, nunca mais fui a um estádio de futebol e passei a considerar o pay-per-view a maior invenção da humanidade. Mas, incentivado por Kride e Gobato, hoje abandonarei o sofá de onde assisti confortavelmente às conquistas dos títulos estaduais de 2007, 2008, 2009 e 2011, da Copa do Brasil de 2006 e do Campeonato Brasileiro de 2009. Sofá de grandes recordações. Mas vamos lá. Achei que eu poderia encerrar minha carreira de torcedor sem ver ao vivo um certo atacante vestir a camisa nove rubro-negra, mas os caras me convenceram. Kride trouxe para o trabalho, inclusive, a camisa do último título palmeirense importante. Tá meio encardida, o verde tá quase amarelo, tem uns furinhos aqui e ali, mas tudo bem. Tem história. 
Dependendo do inchaço da minha cabeça, amanhã eu conto como foi.

8 comentários:

  1. Concordo com vc Murta. É um crime a Copa não se realizar no Pacaembú. Hj, qdo vc entrar lá... irá conferir sua arquitetura e perceberá que ali, sim, existe um pedaço valioso da história do futebol.

    E viva a camisa do Verdão... de 86, a 10 usada pelo Edu Manga.

    Abs a todos e até a noite.

    ResponderExcluir
  2. Hoje à noite estaremos lá. Vai ser uma honra pra nós, Murta! Mas pede pro pessoal lá da Gávea deixar o Kleber jogar do lado verde. Abraço! Gobato

    ResponderExcluir
  3. Grande texto, Murta!
    Quem é apaixonado por futebol como nós, sabe que ir a um estádio de futebol é muito mais do que simplesmente assistir a um jogo. E o Pacaembú é um dos locais que mais boas lembranças me proporciona. Fica o convite para sentar-se novamente na torcida adversário no próximo Corinthians e Flamengo, ok?

    ResponderExcluir
  4. Sem comentarios........ estadio certo em jogo errado......

    ResponderExcluir
  5. o pacaembu tem mais é q se foder mesmo. ficaram com essa putaria de não doar pra gambazada e agora vai virar palco dos jogos escolares. a esperança é q a lusinha da pompéia, onde já jogou o lendário edu manga, fazer cagada na construção da sua arena e ficar jogando lá até 2020. e sabemos q se tem um time q pode fazer esse tipo de merda é a lusinha da pompéia. só q ali deve ser um cabide de emprego da prefeitura do caralho. por isso não passaram pra frente o estádio.

    ResponderExcluir
  6. faça uma cagada... e fique jogando...

    ResponderExcluir
  7. É Murta...sou obrigado a concordar com o Magalha..rssss....e torcendo como o Jaime...rssss
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Kride e Gobato:
    Fiquei mesmo impressionado com o Pacaembu. E o jogo, apesar de meio amarradão, foi muito divertido. Obrigado pela curadoria.
    Abraços.

    Vinicius:
    Obrigado pelo elogio e obrigado pelo convite. Mas vai depender da situação do campeonato, né? Se o Corinthians continuar nadando de braçada, vamos lá. Agora, se o Flamenguinho estiver no páreo, aí vai ser complicado ver o jogo junto com a Fiel.

    Magalha:
    Hahaha! Não tenho culpa de Corinthians e Flamengo, aqui em SP, ter ficado para o segundo turno. Mas, de repente, vamos lá. (Ver resposta acima.)

    Jaime:
    Com o novo Palestra e o estádio de Itaquera, a esperança passa a ser o Santos se interessar. Mas é estranho, time de outra cidade e tal. Pra ser assim, voto no São Caetano, enquanto o Anacleto estiver em obras de modernização e aumento da capacidade.

    Luiz Eduardo:
    Vale a resposta ao comentário do Magalha.

    Abraços gerais.

    ResponderExcluir