quarta-feira, 27 de julho de 2011

Decisões por pênaltis, o amor eterno de Cristian e a invencibilidade do Flamengo.
Não sei se meus filhos vão lembrar, mas há muito tempo eu defendo que a regra do impedimento é impossível de ser aplicada com absoluto rigor e acerto. Se o impedimento tem que ser marcado no momento em que a bola é tocada por quem faz o passe, que diabo de superolho o bandeirinha tem que ter para enxergar, ao mesmo tempo, a hora em que a bola é tocada e a hora em que o atacante dispara, estando um às vezes a trinta ou quarenta metros do outro? Até que um dia um laboratório canadense fez o teste e provou o óbvio: não dá. Pode haver bom senso, experiência e malandragem do bandeira, mas precisão absoluta é humanamente impossível. Apesar disso, a regra do impedimento é uma tremenda sacada, uma das coisas mais bem boladas no jogo de futebol. Agora quero me arriscar em outra loucura. Os jogos de ontem pela Copa Audi não valiam nada, é claro, mas tanto Barcelona x Inter quanto Bayern de Munich x Milan só foram decididos nos pênaltis. Escutem o que o blog tá dizendo: partidas entre equipes equilibradas, que podem ir para os pênaltis, têm todas as chances do mundo de ir para os pênaltis. E não é porque o empate faz parte do jogo, mas sim por algum componente psicológico que impede os dois times de se arriscar e os impele a empurrar a decisão para mais tarde. Assim como no caso do laboratório canadense, ainda hei de ver um conselho de psicólogos, antropólogos e outros ólogos do gênero chegar à mesma conclusão. 
Jogadores de futebol vivem dando exemplos de que a gente precisa deixar de ser bobo e parar de acreditar em asneiras e falsidades. Estou falando do Cristian. Depois de brigar no Flamengo com o técnico Caio Jr. – com razão, porque só mesmo o Caio Jr. para achar que o Cristian podia ser banco do Jaílton –, o volante teve uma passagem muito bem-sucedida pelo Corinthians. Quando foi vendido para o Fenerbahçe, Cristian jurou amor eterno ao timão e chegou a chorar feito criança. Além disso, ele é sempre o primeiro nome nas listas de possíveis reforços do clube. Pois ontem chegou a notícia de que o Cristian acionou o Corinthians na Justiça do Trabalho, pra receber o que o clube lhe deve de direitos de arena. Tá errado? Óbvio que não, pois são coisas distintas. Mas aí, como dizia o velho samba, pra que chorar, pra que sofrer? Os errados somos nós, que insistimos em acreditar em beijos no escudo, declarações lacrimosas e baboseiras do gênero. 
Um dos itens do post de segunda tratou de um certo exagero na diferença de pontos que o Corinthians conseguiu abrir nesse início de campeonato. Outra coisa estranha é a história do Flamengo ainda não ter perdido. O time não é um horror, tem coisas interessantes, pode acertar com dois ou três retoques, mas não dá para entender a invencibilidade – mesmo que ela venha se sustentando às custas de alguns maus resultados, como o empate com o Bahia em Salvador levando gol no último minuto ou o empate de sábado contra o Ceará em Macaé. Mas algo me diz que essa história acaba hoje. Ainda mais porque demos um azar danado: essa noite, na Vila Belmiro, o Santos vai jogar completo pela primeira vez no Brasileirão 2011. Precisava ser hoje?

6 comentários:

  1. Murta. E desde quando o Flamengo perde pra time bom? Nosso time só perde pra time de bosta. Quer acabar com a invencibilidade do Mengão? Tira o Ganso, o Neymar, o Arouca e o cacete a quatro. No lugar deles, põe eu, Marcelo Santos, Névio, Arthur Armstrong e aquele RTVC filho da puta da JMM que não sabia bater penalty - lembra daquele careca no jogo das agência em Jacarepaguá?
    Beijos pra vc e pro Martin, que é a tua cara!
    Se jogar a mesma bola que vc o Mengão vai viver outra era de glórias.

    ResponderExcluir
  2. a coisa é simples, murta: saiu do time, que morra! que quebre o joelho! que se foda! e por falar em chorar, o r.souto foi embora. e chorando! pqp! chorando tô eu. é muita emoção. é muita alegria mas esse eu não quero q quebre o joelho. vai que ele vem tratar no reffis do São Paulo...

    ResponderExcluir
  3. e tb acho q o murta devia jogavar muito. mas como técnico é traíra. pipoqueiro. abandonou a equipe às vésperas dos jogos da app. o magalha assumiu a equipe de maneira heróica. foi o nosso milton cruz e vc um luxemburgo. e kd o jogo, laerte?

    ResponderExcluir
  4. Escrevo depois do jogo Santos x Fla. Viu? Hoje mesmo eu falei aqui que o Flamengo não perde pra time bom. Só pra time ruim........rs
    Você sabe que não entendo nada de futebol, mas de Flamengo eu entendo. Amanhã completo 51 anos que vivo isso. Abração.

    ResponderExcluir
  5. Todos no aguardo do post mais importante do ano: hepta à vista?

    ResponderExcluir
  6. Com atraso, devido às empolgantes comemorações do aniversário sul-sancaetanense, mas vamos lá.

    Valois,
    Você tem razão. Não quer dizer que o Flamengo ganhe ou vá ganhar todos os jogos grandes, mas que o clube prefere esse tipo de jogo, isso é indiscutível. (Veja bem, eu disse "o clube", e não "o time"; o time é passageiro.)
    Desculpe, costumo ter ótima memória pra essas coisas, mas também esqueci o nome do batedor de pênaltis lá da JMM. Seria Elcy? Nelcy? Era algo assim, mas aí já é especialidade do Thomas.

    Jaime,
    Luís Fabiano (quando?), Cañete, Denílson, Cícero, nada disso. O maior reforço do São Paulo para o campeonato é a saída do Rodrigo Souto. Parabéns.
    Outra coisa que reparei na quarta-feira: o Carlinhos Paraíba, que jogou algum tempo no Coritiba, fez um gol pelo São Paulo e saiu comemorando feito criança. O Praga de Mãe, que jogou algum tempo pelo Santos, fez um gol pelo Flamengo e não comemorou. Tá na cara: os caras são gratos e reconhecidos quando o gol é feito contra clubes grandes. Se for contra clube pequeno, às favas com a gratidão e o reconhecimento. Bonito isso, não?
    E tem mais: não enfio essa carapuça aí do tal torneio da APP. Não contei com o apoio da diretoria, começaram a interferir no meu trabalho, não me deram os reforços prometidos. Como não tinha multa rescisória, pedi meu boné e fui cuidar da vida.

    Saud:
    Já tá lá. Hepta? É cedo demais e o time ainda precisa acertar muita coisa. Além disso, demos um azar danado com a contusão do Luiz Antônio, porque o moleque parece mesmo ser muito bom de bola. Mas, quem sabe?

    Abraços gerais.

    ResponderExcluir