sexta-feira, 8 de julho de 2011

Sem o Lucas o São Paulo não sobrevive?
Se já é difícil pra qualquer clube brasileiro manter no time titular um jogador igual ao Lucas, ter algo parecido na reserva é impossível. Sendo assim, é óbvio que toda vez que o Lucas não estiver em campo, o São Paulo vai sentir. Até aí tudo bem, mas o São Paulo precisa encontrar um jeito de jogar sem o Lucas. Pode até não ter rapidez, brilho e surpresa, mas tem que jogar. Não vi as partidas com o Corinthians e o Botafogo, mas contra o Flamengo o que entrou em campo foi um arremedo de São Paulo. Engraçado que, se fosse há três ou quatro anos, eu teria assistido ao mesmo jogo de anteontem com a certeza de que, apesar do domínio, o Flamengo não chegaria ao gol e que a qualquer momento o São Paulo acharia um jeito de matar a partida. Quarta-feira foi diferente. Estava mais ou menos na cara que, mesmo não concluindo tanto, o Flamengo ia acabar fazendo seu golzinho e que isso bastaria, porque o São Paulo não mostrava a menor competência ofensiva. No primeiro tempo houve um contra-ataque desperdiçado pelo Fernandinho, mas que foi criado muito mais pela desorganização rubro-negra do que por competência tricolor. Alguém deu um bico pra frente, Fernandinho saiu correndo atrás da bola e foi parar na cara do gol. E no segundo tempo houve a jogada de malabarismo do Rivaldo, que conseguiu matar no peito uma bola difícil, pra depois concluir com um bonito sem-pulo. Do meio pra frente, o São Paulo foi apático, frio e facilmente dominado. Do meio pra trás, o time aguentou o quanto pôde, mas millagre ninguém faz. Aí alguém pode argumentar: sim, mas o Lucas faz parte do time. É verdade. Só que, além da Copa América e de eventuais amistosos da seleção, o Campeonato Brasileiro desfalca por contusões, cartões etc, e o São Paulo não pode ir do céu ao inferno toda vez que o Lucas ficar de fora. A não ser que disputar o título não seja, assumidamente, uma pretensão do clube para esse ano.
O Flamengo chegou pouco no gol do Rogério Ceni, mas é preciso reconhecer que o time mostrou um jeito diferente. Mesmo com Airton ainda perdidão ali no meio, só a presença de um primeiro volante já melhora a produção do Williams – desde que o primeiro volante não seja o Fernando, claro – e deixa o time menos vulnerável. Júnior César também melhorou as coisas ali pelo lado esquerdo, e o time parece com mais qualidade e consciência. Além disso, algumas coincidências têm conspirado a favor. Uma: a briga de Alex Silva com o São Paulo, que pode fazer com que o zagueiro vá parar na Gávea, pra jogar numa posição em que há necessidade de reforço urgente. Alex Silva não é o zagueiraço que a torcida do São Paulo julgou um dia que ele fosse, mas é bom zagueiro. Outra: a convocação de Negueba e Diego Maurício para a seleção subvinte vai obrigar o clube a contratar mais gente para o ataque. O Flamengo vem forçando a barra pra cima do Kléber, não sei se já morreu o assunto André, Vágner Love é sempre citado. Mas eu não preciso de nada disso. Acho que até meu neto Martin, com pouco mais de um mês de idade, daria mais trabalho às zagas adversárias do que o sujeito que veste a nossa camisa nove.
Várias provas já foram apresentadas, aqui mesmo neste humilde blog, mas a derrota de cinco a zero para o Corinthians, enquanto eu estava na França, acaba de vez com a absurda história de que sou eu o pé-frio que atrapalha o São Paulo. Assunto encerrado. Entretanto, agora corro outro risco: talvez não escape da acusação de ser o pé que esfria as atuações do Cagalhão Parrudo. Thomas e Saud que não me venham com essa gracinha. Dou até um desconto: contra o São Paulo, o Coisa Ruim deu um chute cruzado perigoso, que Rogério Ceni defendeu bem, e quase fez o gol no lance que Rodrigo Souto salvou em cima da linha. Pouco, claro, mas incomparavelmente mais do que eu já vi ele fazer em todos os outros jogos do Flamengo, quando só tocava na bola pra dar a saída. De qualquer forma, faço questão de reforçar: bendito seja o Nei Franco, que convocou Negueba e Drogbinha e, com isso, pôs o Flamengo na obrigação de resolver o problema imediatamente.

3 comentários:

  1. Magralha mais lider do q nunca!!!!!8 de julho de 2011 às 07:13

    Escuta!!!!! vc não vai falar do LIDER do Campeonato???? vai ser bairrista??? nao vai falar q apesar da Lambança q o Julio cesar aprontou com o schutes de longe o time conseguiu ganhar do Vasco e assumir a ponta?? Bom vamos pra 9ª rodada e agora os tecnicos começam a se tornar incompetentes e alguns times ja estao tentando achar um salvador pra ver se o time engrna e no segundo sementre chega entre os 4 ou se pelo menos salva da segundona..... Ja q e pra falar de 2 times apenas eu acho q o Flamengo melhorou mas ainda o "profechô" tem q mudar ralar pra deixar esse time jogando o q ele ta prometendo..... pelo q li o André ja e carta fora do baralho e o Time vai perder o Vanderlei..... Ja o SP vamos ver se com um tecnico novo salva esse ano se o L. Fabiano volta a jogar bem em setembro e ajuda o time..... agora nao sei de onde tiraram essa de q o Lucas e o salvador do time? Sério ele é tao bom assim? pq pra mim ainda e um bom jogador em formação.... continua irregular...... na partida contra o Avai pela COpa do Brasil ele tv em campo e nao fz nada...... na seleção tão falando q ele tem q entrar e salvar a patria contra o Paraguai....... sei-la..... não acho sinceramente q ele jogue tudo isso..... e a Copa America Murta??? se o Argentina empatar denovo ta fora da Copa q joga em casa...... os caras tao putos com o Messi falando q nem o Hino ele sabe cantar....... a coisa ta feia la....... me parece q os caras tão com saudades da boa vida q Don Diego deu pra eles na Copa do Mundo!!!! Abraço!!!

    ResponderExcluir
  2. Magalha,

    Claro que você tem razão, mas é dificil falar de mais de um jogo nas rodadas do meio de semana. E como o Corinthians jogou na mesma hora que o Flamengo, já viu.

    Concordo de novo: o Flamengo parece ter melhorado sim, mas ainda falta muito. O centroavante Vanderlei já foi embora mesmo, mas aí a perda é nenhuma.

    Não concordo é com sua opinião sobre o Lucas. Sou daqueles que pedem um certo tempo pra gente poder dizer se alguém é craque ou não, e o Lucas tá nesse caso. Mas naquele time do São Paulo e no atual futebol brasileiro, ele sobra. Basta ver os resultados do São Paulo com e sem ele.

    Quanto à Copa América, desculpe, mas tô em falta total. Nem o jogo do Brasil com a Venezuela eu vi, pois estava chegando da viagem. Vou tentar colocar as coisas em dia a partir de segunda-feira.

    E pra fechar: o Messi deveria jogar na seleção espanhola, não?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. magralha em replica8 de julho de 2011 às 09:22

    bom sei-la acho q ele ainda e irregular quando o time precisou dele mesmo ele sumiu do jogo... o Sao Paulo mais uma vz montou seu esquema pra esse ano errado... acho q deveriam esquecer esse ano... ver no q da pra nao cair e montar um time com um bom tecnico e esses meninos mais "vividos" no futebol... nao acho q deveriam fechar com o Cuca ... faria como fz o Santos esperaria o tecnico q realmente vai ajudar e nao outro quebra galho...
    vc planejou certo tirou suas ferias e achou q iria voltar a tempo de comentar a Copa America no mata mata q tem mais emocao mas qm podia prever q a Argentima ia fuder tudo kkkkkk

    ResponderExcluir