segunda-feira, 25 de julho de 2011

Passando o rodo na rodada.
Sábado não vi jogo nenhum ao vivo. Foi dia de visitar Martin, lá no Rio (tem uma foto deliciosa lá no meu facebook), e aí tudo mais perde importância. Mas deixei os jogos gravando e consegui dar uma espiada na preguiça do domingo. Não me surpreendeu o resultado decepcionante do Flamengo, mas fiquei curioso com o que aconteceu no Morumbi. 
Embora seja um esporte coletivo, às vezes a gente consegue identificar um mau resultado por culpa muito mais do ataque do que da defesa, e vice-versa. Ao entrar sem Thiago Neves e Ronaldinho, por causa do terceiro cartão amarelo, e sem centroavante, porque esse não joga nunca apesar de estar em campo sempre, era óbvio que o Flamengo teria muita dificuldade pra fazer gol. Quando conseguiu, cabia ao time segurar a vantagem, porque fazer outro seria impossível. Mas a defesa deu mole, Wellinton cometeu outra das suas ridículas pixotadas, Luxemburgo ajudou com algumas substituições sem nexo, e o Flamengo perdeu a chance de chegar um pouco mais perto do Corinthians. Quanto ao terceiro cartão amarelo de Thiago Neves e Ronaldinho, não acredito em manobra dos dois e prefiro achar que não passa de bazófia e infantilidade do primeiro. Mas a pergunta sem resposta é: por que Thiago Neves e Ronaldinho, que jogam abertos nas pontas e sem responsabilidade de marcar, têm três cartões amarelos em dez jogos? Não dá para entender. 
Jogos como o do São Paulo contra o Atlético Goianiense explicam por que o futebol é o que é, e, mais especificamente, por que o Campeonato Brasileiro é tão bacana. Um: o São Paulo entrou em campo como vice-líder do campeonato, enquanto o Atlético Goianiense estava entre os quatro últimos. Dois: o jogo foi no Morumbi, ilustre casa são-paulina. Três: com oito minutos de jogo, o zagueiro Rhodolfo já tinha feito um a zero. A lógica era que se seguisse uma goleada, ou no mínimo uma vitória confortável. Que nada. Na única vez em que entrou na área do Rogério Ceni no primeiro tempo, o time de Goiás empatou o jogo. E conseguiu empatar de novo, de cabeça (justo o forte da defesa tricolor), no segundo tempo. Rivaldo perdeu um gol que mataria a partida, quando ainda estava dois a um, e Fernandinho perdeu um mais feito ainda, bem no finalzinho. Fosse basquete, e aquele jogo terminaria cento e catorze a trinta. Fosse vôlei, três a zero em menos de quarenta minutos. Como era futebol, deu empate. 
A derrota do Corinthians começa a colocar o Campeonato Brasileiro um pouco menos distante da realidade. O Corinthians fez ótimas contratações, tem um time forte, um bom elenco, bastante sentido de conjunto e talvez seja mesmo o maior candidato ao título, mas é evidente que o Corinthians não é oito pontos melhor que o São Paulo, o Cruzeiro ou o Inter. Alguma coisa nessa pontuação aí está fora de ordem, e é normal que comece a se ajustar. Ralf tem jogado muito, mas vacilou no gol: logo ele, um jogador rápido e firme, foi lento e frouxo na dividida com Wallyson. Pra mim, Renan não teve culpa. Goleiro não pode jogar debaixo dos paus e o cara acertou um chute que nunca mais. 
O pau cantou bonito lá em Volta Redonda, na partida entre Fluminense e Palmeiras. Tiago Heleno, Maurício Ramos, Rivaldo, Márcio Araújo, Gum, Edinho, Diguinho e Fred bateram e apanharam pra valer, parecia um desses jogos de Copa do Brasil em que um dos dois times será necessariamente eliminado. O couro comeu, e mesmo assim as chances apareceram – ao contrário do que houve no jogo de quarta-feira, entre Palmeiras e Flamengo. Maikon Leite perdeu duas grandes oportunidades, Marcos fez duas grandes defesas e Marquinhos precisou marcar dois gols legítimos pra que um valesse. O jogo foi pesado e mostrou dois times com muita vontade. Gostei. Não sou fã do Héber Roberto Lopes, mas se nossos árbitros apitassem como ele apitou ontem e como o Leandro Vuaden costuma apitar sempre, talvez aumentassem nossas chances em competições como a Libertadores e a Copa América, onde frescura não tem vez. Nossos jogadores estão muito mal acostumados.

5 comentários:

  1. Mesmo com a derrota acredito que a rodada foi boa para o Corinthians. Concordo que o Timão não é muito superior que os outros times do Brasileirão, até mesmo acredito que estar lider nessa fase do campeonato não quer dizer que voce vai ganhar-lo (isso aconteceu muito nos ultimos campeonatos: Botafogo e Palmeiras que o digam), mas é um bom momento de ganhar gordura para o 2º turno, que pra mim, é que realmente pra vale.

    ResponderExcluir
  2. Não gostei do futebol do Corinthians ontem. O primeiro chute no gol, exigindo uma defesa, aconteceu aos 32 do segundo tempo. Tudo bem que o Cruzeiro jogou fechadinho esperando um vacilo do Timão, como realmente aconteceu, mas é muito pouco. Gostei da atitude da torcida que aplaudiu e não poderia ser diferente. Ao contrário do Murta acho que o Renan teve culpa no cartório sim, embora o chute tenha sido de rara felicidade, ele deveria estar mais atento. Se fosse o Julio César eu teria cuspido marimbondo...rsss. De qualquer forma isso iria acontecer mais cedo ou mais tarde, só não pode bobear. O que me deixa mais tranquilo é a tabela do Corinthians até o final do turno, teoricamente, tranquila.
    Trabalhei no jogo do São Paulo no sábado. Trocou 613 passes, só o Juan pegou mais de 70 vezes na bola....e nada....o cara é um enganador mesmo. O maior problema no meu entender é que os jogadores saíram se acusando de campo...hummmm....

    ResponderExcluir
  3. Acho q a superioridade do Corinthians vem dum time q joga junto e igual a pelo menos 3 anos..... obvio q muda um ou outro mas qm entra no esquema e fz o q e pedido fz direito e o resto do time agradece..... o Tite q nao é tecnico mas tb nao é trouxa manteve o esquema e dou o braço a torce q contratou muito bem o Alex, o Welder e tb gosto desse Ramom.... o jogo de ontem acho q foi bom ter perdido.. essa coisa de time invencivel q so precisa ganhar 15 jogos pra ser campeao da uma mexid ano time e acho q o salto cresceu no gramado...... levmaos um gol besta dum time respeitavel...... daria pra ter ganho o jogo? sim daria mas ai faltou a grama tb estar mais alta.......
    O São Paulo tem um tecnico bipolar e ai o time vai sentir isso..... o Adilson comecou mal acho..... o Rivaldo tem sim q ser titular mas nao guenta o jogo todo. sera q nao perdeu o gol pq tv sem perna? sei-la..... a defesa do Sao Pauo e ruim ja disse isso. esse Rodolpho e aqueles zagueiros desajeitados e grandoes.. se pega alguem rapido cai sentado..... ele joga bem num esquema de 3 zagueiros ou se algum lateral cobrir ele..... enfim sei-la pato de fora melhor nao piar.....
    O jogo do Palmeirar foi emocao pura... jogo com Abelão , Felipão e Kleber e diversao pura uma pena um bandeirinha ter anulado um gol de uma jogada tao boa do Flu e o Driguinho se atrapalhar todo depois de uma bola linda do Fred pra ele........

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Rodney:
    O Corinthians tá indo muito bem, e perder do Cruzeiro faz parte. Ainda mais porque o Cruzeiro ficou lá atrás, humilde, e também sentou a bota. Não bateu como Palmeiras e Fluminense, mas bateu. O campeonato começa de verdade quando acabarem as contratações e transferências, e a gente tiver uma noção melhor de como os times vão ficar. E outra: por ter perdido pontos demais no início (por causa da Libertadores) e porque provavelmente irá abandonar o campeonato na fase final (por causa do mundial interclubes), dificilmente o Santos irá brigar pelo título. Mas vai atrapalhar muita gente.

    Luiz Eduardo:
    Rapaz, aquele cara nunca mais vai acertar um chute daqueles na vida. Claro que, se estivesse parado na linha do gol, o Renan teria defendido a bola como se tivesse sido um recuo, mas o goleiro tem que ficar ali onde ele estava mesmo. Sei lá. E a partida foi difícil, porque o Cruzeiro não queria jogo, só queria esperar um erro do Corinthians. Não sabia que os jogadores do São Paulo saíram de campo se acusando. Futebol tem muita cobrança mesmo, muita briga, mas é aquela boa e batida história de que roupa suja tem que ser lavada em casa.

    Magalha:
    O pior de tudo foi o Rhodolfo, um cara de 1,93m, com feições levemente frankensteinianas, comemorar o gol feito João Sorrisão. Francamente. Merecia cartão vermelho na hora.

    Abraços gerais.

    ResponderExcluir
  5. KKKKKK....essa foi boa Magalha!!!!KKKKK
    Abraço.

    ResponderExcluir