sexta-feira, 26 de março de 2010

Os publicitários ingleses e as chuteiras coloridas.
Falam dos chineses, dos fenícios, dos gregos e a versão mais aceita diz que foram os ingleses. Tudo cascata: quem inventou o futebol, de verdade, foi o Pelé. Mas fiquemos com a versão mais difundida. 
Quando a primeira pelada começou e as duas equipes erravam mais passes do que a zaga do Flamengo, um inglesinho parou a brincadeira e sugeriu que um dos times passasse a jogar sem camisa. Mas era na Inglaterra, frio pacarai, não dava. Daí outro inglesinho pediu a todos que dessem um pulo em casa: metade voltaria com camisetas brancas, metade com camisetas pretas. Pronto. Inventava-se o uniforme e eliminavam-se as desculpas esfarrapadas para os erros na saída de bola. 
O futebol cresceu e dominou o mundo, foi ficando cada vez mais profissional e chegamos ao formato de hoje: jogadores do mesmo time atuam com camisas, calções e meiões da mesma cor, mesmo design. Ninguém nunca se preocupou com as chuteiras, pelo singelo motivo de que elas só existiam na cor preta. Mas agora é preciso pôr ordem na casa, porque virou bagunça. 
Chuteira deveria fazer parte do uniforme. Aquela balbúrdia policromática é terrível sob o ponto de vista estético e – estou convencido – também sob o ponto de vista psicológico: o cara bota uma chuteira roxa com detalhes em abóbora e acha que é craque. 
Isso me lembra um redator extraordinário com quem eu trabalhei na Provarejo, o Fred Coutinho. Ele dizia ser um grande admirador dos publicitários ingleses, que se vestiam da forma mais careta possível mas que, quando sentavam pra trabalhar, piravam, viajavam, faziam coisas do cacete. Aqui no Brasil, reclamava o Fred, acontece o contrário: o cara chega todo colorido, todo esfuziante, todo fashion, senta pra trabalhar e faz uns anúncios lamentáveis. 
Acho que tá acontecendo a mesma coisa com a chuteira colorida, e não foi à toa que Romário proibiu o uso delas no América. O Baixinho conhece.

4 comentários:

  1. É isso aí, Murtinho...existe o Futebol Inglês e o futebol. Assim como existe o American Soccer e o Hugby na américa. Pior que as chuteiras coloridas, são as bolas coloridas. No meu tempo, era tudo branco com gomos pretos.Agora parecem bexigas de parque de diversão. Falei...

    Marcus Weber

    ResponderExcluir
  2. simplesmente brilhante o texto.Parabens!

    marcelo henriques

    ResponderExcluir
  3. Hoje só piorou, Murta! 25 anos depois! É a forma ganhando da função. Eu gostava mesmo quando a bola
    era marrom, e goleiro usava preto. Acho que goleiro usava preto porque a profissão dele e a do coveiro sempre foi bem parecida.Você quase acertou no extraordinário, mas colocou um extra a mais. Abraços do velho Fred.

    ResponderExcluir
  4. da-lhe murta! assino contigo e com baixinho. excelente!

    ResponderExcluir