quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Futebol feminino, carniça, pique-bandeira e outros bichos. 
O grande craque do fim de semana foi meu neto Martin, a quem fui visitar no Rio e que está a coisa mais sensacional do mundo. Por conta disso, vi apenas alguns momentos de São Paulo x Flamengo – mais do mesmo – e nada a comentar. Nem o discutível otimismo da torcida do São Paulo, estranhamente empolgada com o retorno de um atleta de quase quarenta anos e feliz da vida por ter espancado um bêbado. 
Fora isso, não vi mais nada. Bom, tem as Olimpíadas. Ah, as Olimpíadas! 
Tinha lido no UOL, no dia da final da Libertadores, um post muito bacana do Caio Maia dando outra interpretação a toda essa onda em torno da torcida do Corinthians. Agora, com os Jogos Olímpicos atiçando o interesse do imenso Brasil pelas emocionantes competições de florete, Caio Maia publicou em seu blog mais um ótimo texto, sob o corajoso título “Futebol feminino é um saco”. Pra ler o post original do Caio, basta clicar aqui. E pra facilitar a vida dos mais preguiçosos, reproduzo o texto aí embaixo: 
Futebol feminino é um saco. 
Olimpíada começa e é aquele show de bizarrice: ping pong, arco e flecha, frescobol... Ainda que não esteja na Globo, todo mundo para para assistir taiquendô e depois cobrar: "um absurdo o governo não apoiar o taiquendô!". Claro, num país como o Brasil, que não precisa de nada, por que não despejar dinheiro em mais uma modalidade que três pessoas praticam? 
Mas o pior, sem dúvida, é o futebol. Um campeonato masculino ridículo, com um limite de idade arbitrário e inexplicável e uma ainda mais ridícula regra de exceção que permite três caras de qualquer idade jogando - parece que em alguns times africanos a regra permite mais que três, mas pode ser que eu tenha entendido mal esse pedaco. E, supra-sumo do pé no saco, tem também um torneio de futebol feminino. Que, como todo mundo sabe mas finge que não sabe, é chato pra cacete. Futebol de nível sub-17, mas se o sub-17 não tivesse goleiro. 
Aí o Brasil vai lá, ganha medalha e começa: "UM ABSURDO a CBF não apoiar o futebol feminino!". Como se alguém assistisse algum jogo de futebol feminino. Como se futebol feminino não desse menos audiência que propaganda eleitoral gratuita. 
Absurdo é o governo do Brasil, país com carências monstruosas, gastar dinheiro com esporte de alto rendimento. Ou então alguém achar que para não ser "machista" tem que fingir que futebol feminino é legal. Não é. Escritoras são legais, atrizes, presidentes de empresas e países do sexo feminino podem ser muito legais. Mulheres podem até demonstrar habilidade com a bola nos pés. Mas o jogo que elas produzem coletivamente é ruim. E chato. 
Desculpe se isso te ofende. Aliás, não precisa desculpar, não, você está se ofendendo com bobagem.

4 comentários:

  1. É chato e violentíssimo.

    ResponderExcluir
  2. primeiro: isso tem q mudar de nome. coloca soccer o nome dessa merda. segundo: isso aí tem q ser jogado, apitado, narrado e comentado por mulheres. a transmissão, claro, na rede mulher. renata fan, a moça q brigou com o ceni, aquela loirinha do lance!, a ex do ronaldo, sei la mais quem... esse bando de mulher q quer falar sobre futebol ficariam lá falando suas asneiras para um ibope traço. pode colocar o pvc lá tb. descobri algo tão bom qto olimpíada em países do oriente (transmissão só na madrugada): olimpíada na rede record. tomara q em 2016 o direito seja da tv gazeta.

    agora a pergunta que não quer calar:

    PQ NÃO TEVE POST NESSE BLOG NA SEGUNDA-FEIRA?????

    e não coloca na conta do Martin, não.

    ResponderExcluir
  3. É meu amigo Murta....rsss...o Jaime tem razão..rssss...

    ResponderExcluir
  4. Atleta de quase 40 anos?
    MAIS RESPEITO COM O M1TO, POR FAVOR.
    haha, abraços.

    ResponderExcluir