segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A pergunta que não quer calar: será que o Atlético aguenta essa pegada até o fim? 
Nesse final de semana, resolvi prestigiar minhas origens e fiz o que não fazia há tempos: vi os quatro times do Rio em ação. Sábado o Fluminense teve muita dificuldade pra vencer o Sport, porque Magrão repetiu o que fizera contra o São Paulo e fechou o gol. Mas do mesmo jeito que nada podia ser feito naquele gol de Ademílson no Morumbi, não dava para impedir o gol de Samuel em Volta Redonda. Magrão e sua triste sina: mais uma vez, o melhor em campo; mais uma vez, derrota na bagagem. 
Eu não entendo por que o Abel Braga, um homenzarrão daquele tamanho, chora tanto. Pode ser que eu não tenha acompanhado o lance devidamente, mas sábado houve um choque feio entre o lateral-esquerdo Willian Rocha, do Sport, e o lateral-direito Wallace, do Fluminense, em que ambos foram pra dividida com muita velocidade e muita força, e Wallace levou a pior. Entrevistado na volta do intervalo, Abel perdeu a linha, disse que Wallace fora agredido, que era caso pra B.O., que o Willian Rocha é um jogador maldoso. Um chororô totalmente dispensável. 
Na hora de escolher o jogo das quatro da tarde de ontem, algo me dizia que o imprevisível Botafogo poderia aprontar pra cima do bicho-papão do campeonato. Faltou pouco. Parece que Santos e Corinthians foi mesmo bem legal, mas a decisão por Atlético Mineiro e Botafogo não me causou arrependimento. Jogaço. Eu tinha visto, na semana passada, o Atlético apertar o pescoço do Vasco e Ronaldinho comer a bola, mas ontem o Botafogo conseguiu ser mais cerebral e organizado em grande parte do jogo. Só que não há time que resista a uma defesa tão problemática. Seedorf e Andrezinho jogaram muito, mas isso foi insuficiente para barrar a velocidade, o entusiasmo, a competência e a sorte do Atlético. A questão é que, no Brasileirão, ninguém consegue ser veloz, entusiasmado, competente e sortudo do início ao fim. A conferir. 
Acho que os poderes de um técnico vão até certo ponto, mas preciso enfiar a viola no saco e reconhecer que Dorival Júnior tem feito coisas especiais com esse elenco do Flamengo. O time tem limitações individuais que não há treinador que resolva, mas está mais compacto, mais solidário e jogando com mais seriedade, apesar de inevitáveis recaídas do Léo Moura e do Renato Abreu. Não dá pra querer que o Flamengo vá muito além da faixa intermediária da tabela, mas pelo menos agora o que tem entrado em campo é um time de futebol. Fraquinho, é fato, mas um time. 
Esse ano eu já tinha visto, duas vezes, o Flamengo sair na frente do Vasco com gols do Vágner Love e tomar viradas em bolas espalmadas pelo goleiro Felipe para o meio da área. Estava na hora da forra, e ontem foi a vez do Fernando Prass. Acontece. 
Costumo reclamar muito dos nossos critérios de arbitragem, mas não gosto de falar de erros pontuais. Em campeonatos longos e equilibrados como o Brasileiro, erros pontuais ocorrem para um lado e para o outro, no domingo você é prejudicado, na quarta-feira você é beneficiado, e reclamar de um pênalti aqui ou de um impedimento ali é perda de tempo. Mas juro que não me lembro de ter visto um banderinha deixar de marcar três impedimentos seguidos – e fáceis, já que não foram bolas tão rápidas assim – numa mesma jogada. Ou o tal do Emerson Augusto de Carvalho é muito ruim, ou estava imperdoavelmente desatento.

6 comentários:

  1. Murta. Pelo que entendi, você não viu o jogo do São Paulo. Estou começando a acreditar no Jaime. Forte abraço! E vamos que vamos!

    ResponderExcluir
  2. esse Bandeira e um filho da puta.... pra mim um cara q fz uma cagada dessas deveria ficar sem receber salario .... é uma pena pq o jogo foi ducaralho mesmo.... da pra ver q o Andre e mais um daqueles jogadores q so joga bem no Santos.... o Corinthians jogou bem .... da pra ver q o Romárinho é um bom jogador mas acho q ta fominha demais... ou nao se bem com o guerreiro ou nao almoça direito ante do jogo.... o Martinez e um cara q vai ajudar muito nesse meio campo.... o Danilo é bom mas tem hora q ele deixa o jogo lento demais.... e dai acho q e uma otima opcao ter um meia assim .... uma pena o Guilherme nao ter entrado em campo....

    ResponderExcluir
  3. Jaime, não estou sozinho nessa20 de agosto de 2012 às 12:20

    booooooaaaaa, valois!

    ResponderExcluir
  4. Valois e Jaime:
    Que isto era uma provocação, sempre ficou bem claro. Só que agora extrapolou. Estou diante de uma movimentação habilmente orquestrada, um complô inaceitável. Mas o blog é duro na queda e não se abate assim tão fácil. Bom: domingo tem Corinthians x São Paulo. Vejo ou não vejo? Quem vocês querem que ganhe?
    Abraço.

    Magalha:
    Vi o Guilherme jogar umas duas ou três vezes pela Portuguesa, e me pareceu mesmo um bom jogador. Mas temos que aguardar. Uma coisa é jogar na Portuguesa, outra é jogar em time que briga por títulos. (Lembra do Diogo? Pois é.)
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Murta...por via das dúvidas assista ao jogo...kkkkkkkkk
    Qto. ao bandeirinha....me desculpem....mas errar 03 impedimentos seguidos....deveriam arrancar a camiseta do cara pra ver o que estava usando por baixo....o cara é muito filho da puta....se fosse a favor do Corinthians isso ia render anos.....

    ResponderExcluir
  6. Murta.Acho melhor assistir Flamengo x Botafogo. Assim você garante a vitória do Mengão e um empate no Corinthians x São Paulo.

    ResponderExcluir