quinta-feira, 29 de março de 2012

A enganação chegando ao fim.
Logo que saiu da presidência do Corinthians, Andrés Sánchez disse que a Libertadores não o preocupava mais, por ter certeza de que até 2014 ou 2015, no máximo, o clube será campeão. A bravata faz sentido. O Corinthians se organizou, se equilibrou, vem montando elencos cada vez mais fortes e, acima de tudo, a sequência de participações no torneio vai deixando o time mais cascudo e ensinando a disputá-lo. Cada competição tem seu jeitão especial, e a Libertadores é uma das mais peculiares. Quem não entender isso, dança. 
É evidente que o Flamengo não sabe jogar Libertadores. Por isso foi eliminado por times mais fracos em 2007, em 2008 e provavelmente será agora em 2012. (A exceção foi 2010, na eliminação para a Universidad de Chile. Na ocasião o Flamengo estava ainda mais bagunçado do que o usual e o adversário era melhor mesmo.) Ainda dá para o Flamengo se classificar? Sim. Tem um jogo fora de casa com o time mais fraco do grupo e depois decide no Engenhão, enquanto Lanus e Olimpia terão que se pegar. Mas não acho que seja essa a questão mais importante. 
Semana passada, quando terminou o jogo entre Emelec e Lanus, no Equador, com a vitória do Lanus por dois a zero, fiz uma continha rápida e vi que o resultado fora ruim para o Flamengo. O ideal seria o empate, e se alguém tivesse que vencer, seria melhor o Emelec. Mas rapidamente corrigi a mim mesmo e pensei: quer saber? Time que fica fazendo conta na primeira fase da Libertadores tem mais é que cair fora. 
Não compactuo com essa onda de que é preciso se classificar a qualquer custo pra Libertadores. Isso vale para o Figueirense e o Goiás. Passar da primeira fase tem que ser motivo de festa para o Deportivo Táchira e o Juan Aurich. Mas clube grande tem que partir do princípio de que só é importante ir pra Libertadores se tiver time pra brigar. Do contrário é melhor nem entrar, reconhecer as deficiências e batalhar para corrigi-las. 
Vendo, nas últimas rodadas do Brasileirão do ano passado, aquele bando rubro-negro garantir a vaga na Libertadores sabe Deus como, eu não conseguia enxergar qual era o objetivo e aonde aquilo ia chegar. Ou alguém, em sã consciência, acha possível ganhar a competição com o David Braz na zaga? 
É claro que, nesses torneios divididos em fases, o que acontece numa fase não tem a menor interferência no que ocorre nas outras. E o maior exemplo disso será sempre o da seleção italiana de oitenta e dois. Depois de uma primeira fase de chorar, em que empatou os três jogos (Polônia, Peru e Camarões) e só foi adiante por ter feito um gol a mais que Camarões, a Itália ganhou a Copa derrotando, seguidamente, a ótima seleção argentina, a fantástica seleção brasileira, a Polônia e a Alemanha. 
Outro dia o Riquelme declarou que a Libertadores começa de verdade no mata-mata. Ao que tudo indica, menos para o Flamengo.

3 comentários:

  1. Jaime. qdo é jogo do mengão o post vem rápido29 de março de 2012 às 06:03

    ah os comentários movidos pela emoção! esses são sempre os melhores. principalmente depois de uma derrota. vêm mais rápido e cheio de raiva. tudo tá errado. o time dos outros é muito melhor e o nosso é uma bosta. perder pro tolima na pré-libertadores é aprender a jogar a competição. eliminar o corinthians, no pacaembu, um ano antes é jogar contra ninguém. aí, na próxima rodada, o time empata com o emelec, na outra ganha do lanus em casa, se classifica e tudo fica lindo de novo. aí o corinthians tá fudido qdo pegar o mengão de novo. pq contra o mengão ninguém faz gol no bate rebate, pq o mengão já teve zico, junior, adílio, adriano... é campeão do mundo, porra! chupa, vasco! óh, meu mengão, eu gosto de vc... mengoooo! viva o futebol! viva o ódio no coração do torcedor. sei bem como é isso, murta.

    ResponderExcluir
  2. Grande Jaime:

    Pelo visto, você gostou do post. Gracias.
    Mas tem uma coisa, rapaz, que eu não deveria falar pra não desapontar meus muitos milhões de leitores, mas como você me provocou, preciso me defender: o post foi escrito duas horas antes do jogo começar.
    Se você reparar, vai ver que não há uma referência sequer às jogadas acontecidas na partida.
    Nada sobre a falta de seriedade – mais uma vez – do Ronaldinho, que no lance do primeiro gol do Olimpia quis dar uma caneta no meio-campo e originou o contra-ataque paraguaio. Nada sobre, ainda no primeiro gol, a estúpida falta que o David Braz fez – mais uma vez – com o cara de costas e quase saindo pela linha lateral. Nada sobre o Felipe espalmar – mais uma vez – uma bola para o meio da área, no segundo gol.
    Ou seja: sua teoria a respeito do post escrito com raiva e sob emoção furou. Mas você tem razão em várias outras coisas, e a principal é essa história do “quero cantar ao mundo inteiro a alegria de ser rubro-negro” etc e tal – um equivalente carioca ao “aqui é Corinthians, mano!”.
    O Flamengo se acha o fodão do Bairro Peixoto. Apenas citei, sem estender o assunto, mas foi por isso que perdemos de três a zero para o fraquíssimo Defensor do Uruguai em 2007: em vez de achar razoável a derrota por um a zero, num gramado pior que o do estádio de Moça Bonita, e deixar pra decidir no Maraca, fomos pra cima, levamos de três e no Rio só conseguimos fazer dois. Flamengo é Flamengo, Flamengo é fodão, imagine se vamos nos conformar com uma derrota boa, como a gente cansa de ver os times argentinos fazerem. Em 2008, contra o América do México, foi pior ainda. Podíamos perder por dois gols de diferença no Maracanã, mas qual o quê: Flamengo é Flamengo, Flamengo é fodão, e fomos pra cima. Três a zero América. E o pior de tudo aconteceu agora, no empate com o Olimpia no Engenhão. Curiosamente, uma semana antes, depois de fazer dois a zero no Fluminense e de ter Ronaldinho expulso, o time se fechou lá atrás, tocou a bola, passou o tempo, não quis mais saber de jogo, não deixou jogar e não correu perigo algum. Se tivesse feito isso quando abriu três a zero contra o Olimpia no Engenhão, o Flamengo estaria praticamente garantido na próxima fase.
    Mas aí eu iria perguntar de novo: pra quê?

    Abraço. Beijo na Amanda. Beijo na Lara.

    ResponderExcluir
  3. Puxa, esses dias pensei e essa manhã lembrei. Faz tempo que não venho dar meus pitacos aqui, leio os posts mas acabo saindo sem comentar nada. Enfim, acho que está na hora de voltar a ativa. Acompanhando o Paulista, não dá pra dizer muito, mas a Libertadores chegando nas fases, digamos, decisivas, começa a ficar mais interessante dizer algo sobre a competição. Ao que me parece, por mais que tenhamos o lado crítico sobre o nosso time de coração, ainda nnao me sinto totalmente confiante que o Corinthians consiga chegar nas fases finais pra brigar, talvez esteja começando a se encaminhar pra chegar lá, tem um elenco bom, mas o ritmo vem começando a engrenar mais agora, espero que continue nessa ascendente e que até a próxima fase todos os jogadores estejam já no clima da competição, devidamente preparados fisica e psicologicamente. O fato da sequencia na competição faz o time ter experiência para disputá-la, acho que esse é o ponto positivo para o Corinthians neste ano.

    De todos os brasileiros na competição, realmente, ao que me parece Flamengo é o que se apresenta, até o este momento, o menos preparados para a sequencia da competição. Mas como todos sabem futebol não dá pra prever nada, o time simplesmente vem mal na competição e quando chega na hora decisiva faz o impossível acontecer, já pudemos ver isso muitas vezes em várias ocasiões, acho que isso é o bacana do futebol. Sei que o rubro negro corre o maior risco de sair precocemente da Liberta.

    Quanto aos estaduais, vejo que é cansativo para alguns clubes, mas depois dessa última rodada de domingo comecei a ver que pode fazer bem a alguns jogadores que precisam de um pouquinho de motivação, pude ver isso no Liedson que finalmente deixou o jejum e pode, Quem sabe, voltar a jogar como no ano passado, e também no William que vinha jogando mal e entrou muito bem na partida de ontem. Tudo bem que foi contra o forte time do Oeste de Itápolis, mas acho que isso pode ajudar alguns jogadores específicos a recuperarem seu emocional.

    Agora fica a torcida pra que as próximas rodadas da Liberta sejam boas, se o Corinthians ganha esse ano? difícil saber se continuar jogando bem e com raça quem sabe, não é o melhor elenco do mundo, mas tem um time bom e de resultados, se jogam com vontade fica bacana, vamos aguardar....

    ResponderExcluir