quarta-feira, 14 de março de 2012

Adriano de volta ao Flamengo. Será que é o caso?
O grande Thomas Newlands já se mostrou radicalmente contra, e ameaçou no twitter não comparecer mais aos estádios caso o Flamengo concretize a contratação. Mas eu não sei não. 
Depois da Copa do Mundo de 2002, e até hoje, o que a gente viu de melhor na seleção brasileira aconteceu na Copa das Confederações de 2005, disputada na Alemanha. E naquele time que tinha Ronaldinho Gaúcho e Kaká tinindo, Adriano foi eleito o melhor jogador da competição. No melhor semestre do Flamengo nos últimos dez anos, Adriano foi destaque absoluto e dá pra dizer que, se ele não estivesse naquela campanha, o clube não teria sido campeão brasileiro em 2009. A conclusão me parece óbvia: em grande forma, como na Copa das Confederações de 2005, e mesmo vários níveis abaixo, como no Brasileirão de 2009, Adriano desequilibra. 
Vivo lembrando aqui no blog que jogadores, jornalistas e nós, torcedores, temos difculdade para admitir que o futebol acaba, o que quase sempre gera frustrações. (A última delas foi a desnecessária passagem do grande Rivaldo pelo São Paulo.) É possível que o futebol do Adriano tenha acabado, por conta dos problemas físicos, da cabeça, do descompromisso profissional e da volta e meia citada dependência alcoólica. Mas isso também havia na campanha rubro-negra de 2009, não? 
Contra a volta do Adriano, há todos os argumentos que todo mundo já sabe e ninguém precisa repetir. Entretanto, tenho pelo menos três a favor. 
Primeiro: precisamos, definitivamente, esquecer o que o Roberto Dinamite foi pro Vasco, o Ademir da Guia pro Palmeiras etc. Com raríssimas exceções, os grandes jogadores fazem hoje no máximo duas temporadas por clube, e poucos times duram mais de seis meses. Se nesse período o cara ajudar a ganhar um Brasileiro ou uma Libertadores, tá valendo.
Segundo: no meu tempo de pilotis da PUC, havia uma fórmula simples pra rapaziada se posicionar em relação a qualquer proposta econômica ou política. Era só esperar a opinião do Delfim Netto, e ir para o outro lado. Renato Maurício Prado virou uma espécie de Delfim Netto do jornalismo esportivo. Se ele é contra a volta do Adriano, talvez seja mesmo o caso de ser todo mundo a favor. 
Terceiro: nossos clubes não podem ir lá no Arsenal e pegar o Van Persie, não podem ir lá no Bayern de Munique e contratar o Ribéry, então algumas apostas precisam ser feitas. O Botafogo apostou no Cortês e deu certo, o Flamengo apostou no Everton Silva e deu errado. O Vasco apostou no Dedé e deu certo, o Fluminense apostou no Rodriguinho e deu errado. Paciência. Não sou advogado e não tenho a menor ideia se algo assim é possível, mas se Adriano reconhecer o fracasso de suas experiências no Roma e no Corinthians e aceitar um contrato heterodoxo, com pagamento proporcional aos jogos disputados, bichos por vitórias e bônus por títulos, creio que vale a aposta sim. 
Tem noventa por cento de chances de dar errado, mas pior que o Deivid não há de ser.

3 comentários:

  1. Que é isso, mestre, grande é o Adriano, eu sou no máximo de médio porte.
    Mas falando sério. Eu estava exatamente pensando, qual seria a única possibilidade do Adriano dar certo no Flamengo? Oferecendo um contrato de risco. Oras, se não jogar, vai ganhar 1 salário mínimo por mês (Juninho não fez isso com o Vasco), mas se jogar pelo menos x minutos por jogo, fizer tantos gols e ganhar títulos, aí sim ganha. Aliás, todo contrato de jogador deveria ser assim.
    Agora, o teu segundo argumento, pra mim, é o que tem mais peso. RMP é tão filho da puta quanto o Luxa, tão mal informado quanto o Tiririca e tão falastrão quanto o Lula.
    Também precisamos pensar em nomes para o ataque do Fla. Com Ronaldinho, Love e Adriano, poderia ser o ataque 51, uma boa ideia? Império do Amor Gaúcho? Melhor não, que isso não é Florminense. Aceitamos sugestões. Mas mantenho minha declaração, se o Flamengo contratar o Adriano, sem um contrato de risco bem feito, não piso no Engenhão ou Maracanã enquanto durar o vínculo.

    ResponderExcluir
  2. na boa .... é uma pena mas esse cara ( Adriano ) tem problemas mentais... tem q se tratar ...

    ResponderExcluir
  3. Vou escrever aqui algo que, talvez, 99% dos corinthianos gostaria de dizer na cara do elemento:
    - Adriano, vai pra puta que o pariu, vagabundo, demente, safado...
    Abraços.

    ResponderExcluir