segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Salve o Corinthians!
Alex Borba. Bruna Marchi. Bruno Moreira. Carol e Rodney. Dani e Vinicius. Daniel França. Fausto, Fê e Júlia Serejo. Felipe Rocca. Josi Guedes. Krika. Laerte. Letícia e Tiago. Luís Felipe. Luiz Eduardo Loureiro. Magalha e Gabriel. Mococa. Reinaldo Brasil. Renato Martorelli. Saulo. Serginho. Tony Oliveira. Vanessa Forti. Vivi. Bando de loucos e varridos, parabéns pra todos vocês. 
Não quero comprar briga com Magalha, Luiz Eduardo e Laerte, mesmo porque, dificilmente esses caras hoje vão brigar com alguém, mas acho que é preciso um certo cuidado nessa campanha contra o Tite. Não costumo atribuir méritos excessivos aos treinadores, porque acho que eles não os têm e que todos são superestimados, mas é preciso reconhecer algumas coisas. A primeira e fundamental: o time do Corinthians não é essa coca-cola toda e chega a ter algumas peças bem fracotes. Entretanto, é um time. Um conjunto. Joga compactado. Briga o tempo todo. Deixa o coração em campo. Maior prova disso é que, mesmo atuando mal nas últimas cinco rodadas, o Corinthians conseguiu treze pontos em quinze. Se fosse um time com craques de cabo a rabo, não diria nada. Mas como não é, algum mérito nessa história o Tite tem. 
A revista Piauí publicou, se não me engano em abril desse ano, um texto do diplomata Marcos de Azambuja em que ele cita uma passagem magnífica do médico e memorialista mineiro Pedro Nava. Azambuja conta que, certa vez, Pedro Nava foi a um enterro no Cemitério São João Batista, no Rio. Com medo de se perder naquele labirinto de alamedas e chegar atrasado à cerimônia, pediu a um funcionário da Santa Casa que o conduzisse ao local exato do sepultamento. No caminho, Nava se distraía lendo as lápides sempre fartas em elogios aos mortos: ali só havia soldados cheios de bravura, marinheiros corajosos, magistrados impolutos, esposas amantíssimas, mães extremosas, médicos incansáveis e professores desprendidos. Até que Pedro Nava não se conteve e perguntou ao funcionário: aqui neste cemitério, onde é que vocês enterram as pessoas que não prestam? Com certeza absoluta, Sócrates nunca fez parte do time dos que não prestam. Era craque, jogava com muita inteligência e elegância, e tecnicamente foi superior, inclusive, ao seu irmão Raí, ídolo maior do timaço armado por Telê Santana no São Paulo. Titular absoluto de um dos times mais sensacionais que eu já vi jogar – a seleção brasileira de oitenta e dois – e cabeça de um dos movimentos mais bacanas da história do futebol, a Democracia Corintiana, Sócrates entra fácil na lista dos quarenta melhores jogadores brasileiro dos últimos quarenta anos. Concordando com Pedro Nava, meu pai costumava dizer que, aqui no Brasil, todo mundo que morre vira bom. Esse, definitivamente, não foi o caso do Sócrates, que foi bom sempre.
O fato de morar em São Caetano do Sul há mais de seis anos, o que me livra de ter que aturar os torcedores dos outros clubes cariocas em dias mais negros do que rubro-negros, me permite um distanciamento interessante pra quem se mete a escrever um blog sobre futebol. Não vacilei em elogiar o Botafogo num determinado momento do campeonato e há menos de quinze dias não tive pudor em escrever um post em homenagem à honradez desse time do Vasco. É sobre isso que quero voltar a falar – o Vasco –, porque acho que neguinho já anda extrapolando. Nada mais justo do que reconhecer a bravura e a seriedade daqueles caras, mas não dá pra dizer que esse time fez história, que foi um ano glorioso e coisas semelhantes. O Vasco em dois mil e onze conquistou a Copa do Brasil, igualando-se, por exemplo, ao Criciúma, o Juventude, o Santo André, o Paulista de Jundiaí e o Sport Recife. Claro que se trata de um torneio menor. Vamos pôr cada coisa em seu lugar. O time do Vasco merece ser reconhecido e elogiado, mas fazer história é outro papo. 
Em mais um lampejo surpreendente, o genial Vanderlei Luxemburgo decidiu mandar a campo um temível setor direito composto por Fierro e Negueba. Quase que o projeto vai pro cacete. No intervalo, o gênio corrigiu a invencionice tirando os dois inúteis, e ajudado pelo cansaço do Vasco, o Flamengo conseguiu fazer um bom jogo. A zaga esteve firme, Thiago Neves se movimentou bastante, Ronaldinho deu muito trabalho. Até o Cagalhão Parrudo entrou bem na partida, fez boa jogada no lance do gol e mostrou que em dois mil e doze pode render mais. De preferência, bem longe da Gávea. 
Já deixei clara aqui minha implicância com o goleiro Fernando Henrique, que enganou por um bom tempo no Fluminense e acaba de ser rebaixado com o Ceará. A cada bola que defende, Fernando Henrique se benze três ou quatro vezes, agradecendo a Deus por ter pulado no canto certo. E agora? Como acho difícil que o Pai, o Filho e o Espírito Santo tenham paciência para assistir àqueles joguinhos safados da segundona, quem vai proteger o goleiro-beato do Ceará?

7 comentários:

  1. Quando eu faco minhas provinhas de corrida costumo dar um gaz no comeco e administrar as gordurinhas no final..... tds os tecnicos d ecorrida dzm q isso nao e o correto... e sim fzr uma corrida progressiva..... acho q esse ano meu time adotou essa mesma tatica... fzmos um primeiro turno fudido e dai administramos o resto.... nao da pra negar q o Time foi o unico q lutou do comeco ao fim por esse titulo.... tv momentos em q o Palmeiras lutava junto, o Flamengo, o Sao Paulo e por ultimo o Vasco.... mas nenhum tv folego como nos.... merito do corinthians sim e merito do tite, porem ariscado..... ano passado tinhamos o campeonato na mao e dai num jogo idiota botamso tudo a perder....... acho q esse ano a sorte ajudou numas bolas na trave ou gols perdidos pra q aos 45 do segundo meu timepudesse virara partida...... o bom disso tudo e q fomos campeoes e foda-se..... o ruim e q pode ser q o Tite ache q isso e o melhor jeito de se jogar ....... esperar pra ver.
    Quanto ao Dr. so tenho uma coisa a dzr..... lembro bem de numa noite de 82 eu sentar na mesinha da Copa na casa da minha avo e numa tv de 14" PB assistir um jogo do Corinthians ..... naquela noite virei corinthiano e dali por diante nas peladas nunca briguei pra jogar com a camisa 10 , minha favorita sempre foi a 8

    ResponderExcluir
  2. Jaime, de férias forçadas do futebol,5 de dezembro de 2011 às 05:29

    parabéns pro campeão. quando ninguém entrega, ganha quem tem que ganhar. se eles não tivessem começado com isso, hj estariam comemorando o hexa. gostei desses clássicos no final do campeonato, mas uma coisa passou batida: pra sorte da cbf o campeonato não acabou na penúltima rodada. pq corinthians e flamengo não tiveram clássicos regionais? santos e botafogo no lugar de figueirense e inter seria o mais correto, não? enfim. passou. a taça tá lá na sala de troféus, merecidamente. outra coisa: o tal discurso do "contra tudo e contra todos", "a gente só torce pro nosso time"... todo mundo torce contra todo mundo, sempre. isso faz o futebol ser oq é. só não se esqueçam da camisa manchester united/corinthians, de 99. quanto ao meu time, seria muita sacanagem aquele bando de vagabundo conseguir uma vaga na libertadores. não merecia de jeito nenhum e quase que deu certo. vamos esperar o ano q vem. tudo tem q começar do zero. o sócrates era um cara legal. tava ficando gagá, mas era legal. podia ter morrido outro cara no lugar dele. a lista de opções é grande. agora é esperar 2012, comprar o pacote de novo, xingar, ficar puto, cartaz, bigode, cerveja, risada, lega pra caralho é futebol porra!!! tomanocu quem acorda de madrugada pra ver se a merda do time de vôlei vai pra porra da olimpíada, um dia antes de final de brasileirão. murta, blog boteco de fim de ano? temos q comemorar oq foi esse ano com o seu blog. foi fantástico soltar o verbo aqui toda quinta e segunda, dei risada pra caralho, conheci gente, li merda pra caralho q vc escreveu, seu vendido! parabéns, meixtre. local e data por favor. magalha, a operação spray fica pro ano q vem.

    ResponderExcluir
  3. Como é bom queimar a língua nessas horas, Murta como já conversamos, ainda bem que nnao somos comentaristas e sim torcedores, pq podemos falar mal a vontade dos técnicos e jogadores dos nossos times e dos times adversários. Eu sempre quis acreditar no Tite, gosto do jeito dele, mas como mtos eu via mtas cagadas em algumas decisões dele, não aceitei algumas derrotas, mas sim, acho que ele fez um trabalho excelente pelo grupo q ele tem nas mãos, aliás isso é um fator que pesou muito, ter o grupo nas mãos, ele conhecia todos os jogadores e o q podiam fazer pelo time, muitos deles BEM limitados diga-se de passagem ( Moradei, Edenilson, Danilo e companhia ) Fiquei feliz com certeza pelo título, mas o que acho mais legal é a postura que o Corinthians está tendo de manter o técnico no cargo deixar o cara fazer um trabalho completo, mesmo que esse cara seja um treinador que não seja unanimidade. Dando o braço a torcer o Tite foi mto bem nesse ano, como disse o magalha contamos com a sorte em alguns momentos, sim, mas mtos times contam com isso sempre, e nesse campeonato mesmo tivemos tbm nossos momentos de puro azar. Valeu, foi legal escrever aqui no blog sobre o campeonato, logo começam os campeonatos regionais, libertadores, copa do brasil e brasileirão novamente pra falarmos muito mais sobre isso que é o futebol. Quanto ao sócrates, ainda ontem me impressionei com o q o cara fazia em campo com a bola, não tive a oportunidade de ver o cara jogando mas como todo bom corinthiano aprendi a admirar os ídolos do meu time.. e com ele não foi diferente. Agora é seguir em frente e aproveitar o título.

    ResponderExcluir
  4. Murta, como vinha escrevendo aqui, "mais 03 pontos" e assim o Corinthians foi caminhando. Acho que o momento crucial foi aquele jogo 0 x 0 com o São Paulo, achei que o Tite ia perder o rumo. Aquela história, teve neguinho que meteu a lenha, que o time jogou na dafesa, como time pequeno, etc...mas se tivesse perdido alí acho que a vaca tinha ido pro brejo. Neste momento defendi o Tite. Naquele momento o time tinha que jogar assim mesmo, na defesa, assim como em outro jogos decisivos, Cruzeiro em Sete Lagoas, Ceará, Figueirense são alguns jogos que o time jogou pro gasto e ganhou. Acho que estamos vivendo uma carência de bons técnicos, então, para arriscar, que fique o Tite mesmo, lembrando que, precisa melhorar muito e não vender jogadores importantes como Ralf e Paulinho por exemplo.
    Quanto ao Sócrates, lamentei muito, cresci vendo a genialidade do cara em campo, admiro jogadores que jogam de cabeça erguida, com inteligência, para mim foi o melhor jogador que vi jogar com a camisa do Corinthians. Uma pena realmente....me faz lembrar das tardes de domingo no Pacaembú. Conseguia tirar sorrisos do rosto do meu velho pai, que sempre estava bravo, mas quando o Magro tocava na bola o velho sorria....Deixa saudades...daquele time da Democracia Corinthiana...da Seleção de 82...que também para mim, foi o maior e melhor time que vi jogar.
    Me diverti muito este ano no Blog, comentários inteligentes e divertidos. Não poderia deixar de citar o Jaime, o são paulino mais maluco que conheci....rssss....dei muitas risadas com seus comentários e com os do Magalha.
    Precisamos marcar o Blog Boteco, seria um prazer conhecer a todos e reavivar algumas "discussões" aqui do Blog.
    Grande abraço a todos.

    ResponderExcluir
  5. Murta!!! blog Boteco no Bar do Nico (pra dar polemica)!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. texto brilhante, como sempre. Quanto ao campeonato, foi medíocre, com um bando de times medíocres e um campeão igualmente sofrível. Sorte dos Corintianos. Azar do futebol. (Marcelo Henriques)

    ResponderExcluir
  7. Murtinho, obrigada pela lembrança, este fim de semana foi de muita festa! Mas, tenho sim que concordar que o time do Corinthians não é o dos melhores que já vi jogar (com minha grande experiência no assunto hahaha), chegando a ser uma tortura assistir um jogo em certos momentos do campeonato. Porém, entre tropeços e escorregões, com uma tática fraca mas que parece dar resultado, chegamos lá. Agora é comemorar e esperar o ano que vem. E Vai Corinthians!

    ResponderExcluir