quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Será que abandonar o Brasileirão é mesmo uma boa ideia?
Segunda-feira houve a tradicional festa reunindo a Y&R de São Caetano e o Marketing de Casas Bahia e Pontofrio. Enquanto os corajosos artistas amadores das duas empresas não iniciavam o show de talentos, eu conversava com a Dani Bello – gente finíssima e santista da melhor qualidade – sobre Santos e Barcelona. A Dani lançou uma tese interessante: será que a estratégia adotada pelo Inter no ano passado e pelo Santos esse ano é a mais adequada? 
Não lembro como São Paulo e Inter agiram nas conquistas de 2005 e 2006, mas o que a Dani questionava era o completo desinteresse pelo Campeonato Brasileiro, deixando o time por muito tempo afastado do clima de competição. Não se trata de um juízo de valor, de achar esse ou aquele título mais importante, mas sim da perda do ritmo e da pegada. 
Vamos focar no Santos. Desde que venceu a Libertadores, no dia 22 de junho, o Santos só se interessou por um jogo de futebol quando ele estava bom de ser jogado. Ou seja: foram quase seis meses de treino. E como já dizia mestre Didi, treino é treino, jogo é jogo. Enquanto isso, além de ser aquele timaço todo, uma semana antes o Barcelona estava em contato com uma das partidas de futebol mais competitivas da temporada, contra o Real Madrid no Santiago Bernabeu. 
Claro que é bobagem tentar explicar por que o Santos perdeu – o mais provável é que perdesse de qualquer jeito –, mas poderia pelo menos ter jogado. No entanto, o que se viu foi um time juvenil em campo, frouxo, em ritmo de treino e cheio de amor pra dar. Onde já se viu: jogo valendo taça mundial, os caras faziam falta e iam lá passar a mão na cabeça do adversário e ajudá-lo a se levantar? Ora, façam-me o favor. Isso me lembra a indignação do Edmundo com o fairplay do Rivaldo na lamentável final de noventa e oito contra a França. 
Se continuar disputando o Brasileirão pra valer, o time que for decidir o Mundial pode perder jogadores importantes por contusão, pode chegar à final cansado, pode tudo. Mas pelo menos vai estar com a cabeça na pressão, vai ter acabado de sair de um sufoco lá no Presidente Vargas contra o Ceará à beira do rebaixamento, vai estar no clima competitivo. 
Do jeito que estamos fazendo, nossos times ficam parecidos com o personagem principal do filme “O Dorminhoco”, do Woody Allen. Dormem durante seis meses, acordam na hora da decisão e vão pro campo sem entender nada. E tome chocolate.

5 comentários:

  1. o São Paulo em 2005 não se dedicou muito ao brasileirão. acabou em 11º, masssss jogou o campeonato inteiro com 3 zagueiros e no mundial adivinhem? entrou com 3 zagueiros. formação q todo elenco estava acostumado. foi lá, fez um gol e acabou o jogo. vai chutando aí, vai fazendo gol impedido aí q o tempo tá passando. o lugano ergueu o merda criado em prédio do gerard e não deu a mão pro cara levantar. não teve invenção. jogou do mesmo jeito e qdo precisou fazer o gol, fez. qdo precisou se defender, se defendeu muito bem. 1x0, tricampeão do mundo. e foda-se q era o liverpool não o barcelona. a taça tá lá na sala do clube. acho q o santos poderia ter tentado esse gol. o arrombado sempre jogou com 2 linhas de 4. fecha nessas linhas e bola no neymar. vai pra cima dos caras, mete correria. se o puyol jogasse no flamengo ele iria pra cima, porra. não sou santista, mas não dá pra se conformar com uma derrota assim. sem tentar nada. tomar 4x0 e "tudo bem. é o barcelona". pau no rabo do barcelona. era o santos, caralho! brasil, porra! o vasco perdeu, o cruzeiro perdeu, o palmeiras perdeu, mas ninguém tomou um totó. e nenhum desses times tinha um neymar e ganso em campo. o cara cagou no pau. efim... o assunto do post era outro. acho muito difícil alguém entrar com o time titular o brasileirão inteiro. se machuca o neymar? imagina oq o boneco de posto iria ouvir?! acho q tem q ir escolhendo os jogos, mas sempre mantendo foco no mundial e ir treinando como vai jogar lá. sem mudar o jogo na hora do jantar.

    ResponderExcluir
  2. Eu, Santista que sou, concordo com absolutamente tudo. de fato o Santos teve todos esses problemas, mas não acho que o (maior) responsável tenha sido o fato de ter saído do Brasileirão. Aliás, tudo o que conseguimos jogando o Brasileirão foi perder uma peça importante: o Adriano. O que faltou, em verdade, foi o Léo estar com 5 anos a menos, o Ganso jogando como na copa do Brasil, o Elano jogando como jogava antes de perder aquele pênalti bisonho e antes de tomar chifres da Nivea Stelman. E, acima de tudo, faltou coragem. Se tivesse tudo isso seria um jogo bem diferente. O placar? Provavelmente teria sido 3 X 0 zero para eles ou 4 X 1…Mas o jogo seria diferente. (marcelo Henriques)

    ResponderExcluir
  3. jaime, o fato de ser "esse time do barcelona" muda completamente tudo. Absolutamente tudo isso que o São paulo fez para ser campeão do mundo, seria Peanuts para esse Barcelona. Não dá pra ignorar isso. Foi chato tomar 4? foi ridículo ter amarelado? foi pífio ter mudado a escalação? Sim, sim e sim. Mas o contrário não mudaria nada, assim como o São Paulo, fazendo tudo que fez para ser campeão do mundo, tomaria um coco desse Barça. Hoje, não existe time no mundo para bater esses caras. Daqui há 3, 4, 5 anos talvez. (marcelo henriques)

    ResponderExcluir
  4. mh, eles perdem. eles não ganham sempre. pq o santos não tentou? é isso. não dá pra aceitar q nunca o santos ia ganhar deles. entrando com um quilo de bosta no calção e uma ideia genial tomada do dia pra noite vai perder sempre mesmo. aprende a colocar seu nome no post, porra!

    ResponderExcluir
  5. ah MH sem essa... foi vergonha sim... esses caras tinham q apanhar no aeroporto.... timanocu um time q fz corpo mole o Brasileirao todo e dai no jogo q vale tudo olha o outro time jogar... sem essa... no terceiro gol dos caras da pra ver o coitado do goleiro se jogado e o resto do time olhando... olhando o q o Barca ia fzr... o Messi joga muito... e joga pq
    volta pra marcar... atacate aqui tem mania de mao na cintura no meio campo... papinho furado... o Gabriel ,meu filho, ficou o sabado todo querendo fzr o cabelo igual do Neymar ... acordou cedo domingo pra ver o jogo... tanto eu quanto ele aos 20 min do priemeiro tempo levantamod e fomos no mercado... na boa deu vergonha sim... e mais ainda pq os caras nao deram sangue... nao sou de torcer nem contra nema a favor de time algum q nao seja o MEU... mas queria q o seu fosse campeao...
    acho sim puta palahacada esse lance de jogador chinelinho do caralho ficar com essa de q... so jogo se eu qzr... Jaime se o Neymar machucasse ... foda-se ... entra outro... eu acho q time bom tem q entrar em campeonato pra ganhar tudo...
    sera q se o Dorival tivesse sido respeitado no episodio do Neymar as coisas nao seriam diferentes? nao sei.. no final o cara ta pouco se fodendo.. o Ganso e o Neymar ja tao de olho na Europa... dai nao primeiro semestre nao vao se "machucar" pq dai vao jogar na europa no segundo semesmtre.. e foda-se o resto....

    ResponderExcluir