terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Santos e Barcelona: o que mais me impressionou.
Nessa altura do campeonato, tudo já foi dito sobre o baile catalão em Yokohama. Mas como não consegui escrever ontem, aproveito pra destacar três coisas que me impressionaram na decisão de domingo – além de tudo o que todo mundo já está cansado de ver e que todo mundo já previa. 
A primeira aconteceu bem antes do jogo começar, na entrevista coletiva em que o meia Fábregas afirmou que a melhor maneira de neutralizar Neymar era jogar do jeito que o Barcelona joga sempre e ficar o maior tempo possível com a bola. Dessa frase a gente tira algumas lições, sendo que a mais importante, embora óbvia, é essa: o Barcelona tem um jeito de jogar. É com ele que o Barcelona joga bem ou joga mal, é com ele que o Barcelona ganha, empata ou perde. Não tem mistério. Não tem essa de inventar escalações ou mudar o esquema em cima da hora, pra surpreender o adversário e aplicar “nós táticos” – baboseiras nas quais os treinadores brasileiros, esses enganadores de marca maior, são mestres. A outra coisa que salta da declaração do Fábregas, tão óbvia quanto a primeira mas que muita gente parece não absorver, é que ficar o maior tempo possível com a bola é, antes de tudo, a melhor maneira de se defender. Quando o Barcelona toca, toca, toca e não agride, ele não está com dificuldade para atacar: na verdade, ele está se defendendo. Agora, para isso é preciso de algo que tem sido desprezado aqui no Brasil: saber jogar. Raça, dedicação, entrega, força de marcação, essas coisas são fundamentais. Mas, acima de tudo, futebol é para ser jogado por quem sabe. Comparar chega a ser um despropósito, mas não há um Durval no Barcelona. Não há um Willians do Flamengo. Não há um Edinho do Fluminense. Não há um Xandão do São Paulo. Uns mais, outros menos, no Barcelona todo mundo sabe jogar bola, se bem que o Messi, o Xavi e o Iniesta exageram. 
A segunda coisa impressionante aconteceu por volta dos trinta minutos do primeiro tempo, quando Elano estava à beira do campo para entrar no lugar do Danilo, houve um escanteio a favor do Barcelona e Muricy decidiu retardar a substituição, pelo fato de Danilo ser mais alto que Elano. Hahahahahaha! Muricy deve ter achado que, assim como é pra ele, escanteio para o Barcelona é uma oportunidade sagrada de levantar bola na área. E o que fez o Barcelona? Bidu: alguém tocou curtinho, o outro recebeu, virou de costas pra linha de fundo e teve início mais um toca-toca. Muricy, o gênio dos três zagueiros, deve ter achado aquilo um desperdício e uma irresponsabilidade. 
A terceira coisa impressionante e que me deixa feliz toda vida: gostaria que alguém me respondesse quem é o “homem de referência” do Barcelona. Quem é o cara que no futebol brasileiro virou imprescindível, aquele grosso e desajeitado que “empurra a bola pra dentro”. Quando joga o David Villa, ou o Alexis Sanchez, o Barcelona até tem um atacante mais avançado, mas não dá pra chamar nenhum dos dois de “homem de referência”. Pelo contrário: os dois caem para os lados, voltam pra buscar jogo, saem pra tabelar e sabem lançar um companheiro. E quem empurra a bola pra dentro é qualquer um. É todo mundo. 
É muito bacana ver o Barcelona ganhando tudo e massacrando todos, jogando de um jeito totalmente antiquado. Sem chutão, com a bola no chão, com toques curtos e de pé em pé. Futebol de resultados é aquele que ganha, certo? Então, futebol de resultados é aquilo lá.

16 comentários:

  1. se a imbecilidade do muricy se resumisse só a esse lance do escanteio tava bom. o cara sacou um 3 zagueiros no jantar, um dia antes do jogo. nunca jogou desse jeito (e q 3 zagueiros, hein?). teve treino de madrugada, o elano faltou e acordou no banco. isso não ia resolver, mas vai q... é o jeito q o time jogou o ano todo. já falamos mil vezes q no futebol o pior pode ganhar. se sai um gol pro santos? 1x0 e vai tocar bola no no alambrado. não dá pra simplesmente achar ou aceitar q ia perder de qqer jeito. o barcelona perde pro getafe. o santos teve seu dia de getafe. mas poderia ter um dia getafe inspirado/cagado. perder de 1x0, tudo bem. 4x0 a culpa é do filhodumaputa. o safado qdo viu o totó q tava tomando ficou sentadinho no banco. isso ele faz sempre. só aparece na boa. safado, sem vergonha, maldito. oq o barcelona faz já virou escola da espanha. o sub20 joga do mesmo jeito e a seleção principla tb. quero ver como vamos resolver isso em 2014. murta, é férias do blog ou teremos um post do mercado da bola antes do ano novo? tem cada coisa acontecendo... oq tem de empresário amigão levando jogador de um lado pro outro, jogador valendo mais q panicat em semana de fórmula 1 no brasil...

    ResponderExcluir
  2. Murta, ninguém comentou que os jogadores do Barcelona correram 53% a mais que os do Santos. Só o Xavi correu 14km... A corrida é o segredo, o resto é firula. Entendeu Jaime?

    ResponderExcluir
  3. enfia a corrida no teu cu. o murtinho q mandou.

    ResponderExcluir
  4. Tivemos 2 times brasileiros decidindo o Mundial com o Barcelona. O inter ganhou e bem em 2006. E sabem o que mais... MUDOU SUA FORMA DE JOGAR para enfrentar o Barcelona (... e estou convencido de que foi por isso que ganhou desta potência...). E no intervalo tirou o único meia armador do time o Alex (hoje no Corintians) e ficou com 3 volantões (Edinho hoje no Flu, Wellington Monteiro e Vargas (ex boca). Todos os 3 são primeiros volantes que saem pouco com a bola. E no Barça ... Ronaldinho Gaúcho, o melhor do Mundo no momento, tão espetacular na época quanto o Messi hoje... mas só ele? Claro que não... tinha os mesmos Xavi e Iniesta, mais o Deco no auge, 5 anos menos que hoje (vige...), o Puyol (hoje velho mas na época no auge, o Rafa Marques (hoje o Piquet é menos jogador), o Motta hoje na inter milão, o Zambros.... da seleção italiana... Só craques como hoje e adeptos como hoje do jogo jogado ... E o inter deu uma aula de futebol, inclusive nos 10 minutos finais quando fez o gol e não permitiu sequer esboço de reação. SEM UM ÚNICO CRAQUE e 3 quebradores de bola como muitos querem sempre desmerecer (o autor da matéria citou "... sem Edinho..." pois com 3 Edinhos este mesmo Barça levou um "totó". Teve um momento no segundo tempo que o inter ficou 5 minutos com 9 em campo e suportou bem ... E como que isto aconteceu ... Com a mão do Abel Braga-também muitas vezes criticado, e ajudado por vários jogadores como Fernandão que se sacrificou ... Por fim, com filosofia ou não de jogo, o Braça tem gente de R$ 30 milhões no banco... Com ou sem filosofia, com ou sem treinador, eles sempre estarão entre os melhores... Tem jogador de excessão, conseguem manter e quem envelhece vem gente igual na reposição. E o Santos? Manteve o Neymar, mas por quanto tempo? PARABÉNS ao Santos, seus diretores, seu EXTRAORDINÁRIO treinador multicampeão que tentou o que sabia e o que aceitou de sugestões com humildade, seus BRAVOS jogadores que em momento algum desistiram mesmo correndo o risco de serem goleados. O SANTOS é um patrimônio nacional. Perdeu para um time muito superior ... Perdeu mas morreu tentando! Parabéns ao Internacional que venceu, convincentemente, esta potência chamada Barcelona no jogo mais importante do Mundo!!! Parabéns a todos os jogadores que chegaram em um grande clube, o sonho que realizaram e que todos nós catedráticos de sofá nem perto chegamos. Parabéns aos Dungas, Gilbertos Silva, Dinhos, Edinhos, Caçapavas, ... Sem vocês muita estrela não teria brilhado!!!

    ResponderExcluir
  5. Ô Jaiminho, reagindo desse jeito, vc tá parecendo o Murici...

    ResponderExcluir
  6. Puxa vida, meu caro anônimo. Como não reconheci o estilo, creio que é a primeira vez que você aparece por aqui. Seja bem-vindo. Preciso reconhecer que foi uma estreia marcante, embora haja alguns pontos merecedores de questionamento.
    Que o Inter ganhou do Barcelona em 2006, taí a história pra não nos deixar em dúvida. Mas daí a dizer que o time deu uma aula de futebol e que o time espanhol levou um totó naquele dia, a distância é enorme. E passa longe da verdade.
    O Inter ganhou porque, felizmente, no futebol o mais fraco pode vencer, mesmo sendo mais fraco e jogando pior. Arma-se um contra-ataque com um Gabiru da vida e pronto. Faz-se história. Futebol é diferente de tudo, e muito mais apaixonante, justamente por dar a nulidades como Edinho e Wellington Monteiro a possibilidade de vencer um Mundial Interclubes. Sim, times e seleções podem ganhar jogos e títulos com cabeçudos e botinudos em campo, mas aí eu prefiro voltar à filosofia do Barça. No futebol, perde-se ou ganha-se jogando bem ou mal, jogando bonito ou feio, jogando pra frente ou na retranca. Já que é assim, por que então não tentar jogar sempre bem, bonito e pra frente? Também discordo da ideia de que Muricy tenha feito o que podia e que o Santos morreu tentando. Coisa nenhuma. Muricy fez um monte de bobagens no domingo e o Santos sequer entrou em campo – o que, absolutamente, não faz com que o clube deixe de ser o patrimônio nacional que realmente é.
    De todo modo, no futebol, como na vida, tem gosto pra tudo, e é preciso respeitar quem prefere ir ao estádio ou ligar a tevê pra ver o Edinho ou o Gilberto Silva. Acabei de ler, por exemplo, que o reforço que o Flamengo quer para a disputa da Libertadores é o Bolívar. Vai entender.
    Grande abraço e apareça sempre.

    ResponderExcluir
  7. Sem dúvida nenhuma, esse Barcelona está dentro do Hall dos grandes times da historia do futebol. E que bom que pode ver.
    O que é engraçado de ver, desde julho dessse ano, torcedores, jornalistas, apresentadores, palpiteiros de plantão colocarem o Santos no mesmo nível do Barcelona. Nunca achei isso. E confirmei quando assisti, no Pacaembu, o primeiro jogo da final entre Corinthians e Santos, pelo campeonato paulista de 2011. Lá no famoso tobogão, percebi que naquele 0x0 o time santista era um time normal, com um grande craque em formaçao, mas já brilhando. O time perdia na marcação corintiana e olhava pra frente, nessa dava um chutão na balo de qualquer jeito para Neymar, e ele sim, se diferenciva do resto. O time do Santos é mais um time igual a todos os outros clubes brasileiros, e nunca no nivel de um Barcelona. E foi assim que mostrou o resultado do jogo, a superioridade dos europeus.
    O Muricy mostrou bem a diferença do time santista para o catalão, quando perguntado por um reporte japones depois da primeira partida do Santos no Mundial:-Se o Neymar não poderia ajudar na marcação durante o jogo. A resposta do Muricy foi curta e grossa: "O Neymar tem liberdade para jogar e não para marcar". O Barcelona mostrou que nenhuma "estrela" foge do compromisso de marcar, buscar a bola e armar a jogada. Este Barcelona já jogou em todas as disposições táticas. Ja iniciou partida com linha de três defensiva, sem nenhum zagueiro e e no jogo domingo foi ofensivo, sem nenhum atacante de ofício. Sim o Barcelona é o melhor do Mundo e ainda não existe nenhum clube que está no mesmo nível.

    ResponderExcluir
  8. Murta, como sempre seu comentário foi brilhante e o Jaime fantástico como sempre.
    Não há muito o que escrever, apenas o óbvio....o Barcelona é o melhor time que vi jogar até hoje, sem dúvida. Os caras não tem adversário, um meio campo fantástico, um treinador inteligente, tudo perfeito. Não se vê os jogadores reclamando um do outro, abrindo os braços por conta de uma jogada que não deu certo....isso é muito bacana. Quanto ao Santos, bem, na minha modesta opinião, foi um time covarde, com um técnico medroso e ridículo. Qualquer time brasileiro perde pro Barça, mas perder desse jeito ficou feio e como escreveu o Rodney, realmente é um time comum com dois ótimos jogadores, Neymar e Ganso....e só. Outra, para esta pequena torcida santista....por favor esqueçam o Corinthians, limitem-se a torcer para o comum time de vocês e apladir o Barcelona que joga o como se deve jogar o futebol. Mais um detalhe, o Parreira, que não sou muito fã, diga-se de passagem, fez algo parecido com o Corinthians em 2002, guardadas as devidas proporções. Priorizava a posse de bola e disse que o gol era um detalhe. A imprensa...torcida....muita gente malhou o cara.....e ele não estava tão errado não né!!!
    Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  9. Sugiro que você reveja o jogo inter x Barça 2006 e vou chamar a atenção para alguns detalhes: 1-o Barça não teve chances de gol (3 bolas chegaram ao gol do inter com perigo, 2 de faltas e um chute do Deco de muito longe). Isto é fato. 2-nos 10 minutos finais do jogo quando se esperava uma reação do Barça, o que se via é o inter com o Yarlei e o butinudo Rubens Cardoso (você escalaria o Rubens Cardoso em um time teu?) dando sim uma aula de como se joga quando se está ganhando e isto é também "fato". 3-neste período de uns 5 minutos a tv mostrava a cara de quase todos os jogadores do Barça (Ronaldinho, Deco, July, Puyol, Beleti ...) totalmente pasmados, entregues ao grande jogo do Inter, parados com decepção estampada no rosto, “nocauteados de pé”. 4-o jogo foi parelho do início ao fim com 2 excessões: quando o inter ficou com 9 em campo por uns 5 minutos o Barça cresceu e ameaçou mas chegou só uma vez perto do gol e no final do jogo quando o inter deu um "totó" no Barça e eles enlouqueceram e até jogaram (o Belete) assintosamente a bola para fora num destes lances como inequívoca demonstração de destempero e reconhecimento da sua impotência. Dizer que o Barça foi muito superior é faltar com a verdade. Foi jogo parelho. Dizer que o inter só teve um contra-ataque é faltar com a verdade pois o inter jogou o tempo todo com 2 atacantes (o pato (45 min iniciais) substituido pelo Luis Adriano no segundo tempo e o Yarlei nos 90 min foram sempre atacantes e ai reside o que decidiu o jogo ... estude isto e verás a inteligência do Abel) e ainda o Fernandão que chegava pois ele é meia atacante e era o Fernandão que marcava o volante Mota e não era um dos 2 atacantes que ficavam lá encima (estude isto também e verás a mágica que aconteceu...). O inter e seu treinador ABEL deram sim uma aula de esquema tático que amordaçou o grande Barça (e este esquema foi só neste jogo... o inter não jogava assim... ). Este mesmo time do inter com um montão de "butinudos" incluindo Edinho, Monteiro, o botinudo Indio que o Palmeiras deu para o Juventude e terminou no inter, o botinudo Rubens Cardoso, o execrável Gabiru, o Ceará que ninguém tinha ouvido falar que o inter acolheu a seu pedido de oportunidade muito bem aproveitada, o botinudo Fabinho, o ainda hoje desconhecido Luis Adriano (sabes quem é este botinudo; pois jogou contra o Barça) e até o botinudo Bolivar que chegou a campeão da América... e tantos outros. Este time de botinudos não ganhou um título esporádico onde uns pernas de pau podem fazer o "crime" como dissestes. Eles foram campeões brasileiros de 2005 (pontos corridos e não era só uma partida não !!!), ou será que você acha que foi o Corintians o campeão de 2005? O que preferes, a conquista no campo ou no tapetão; nem vou falar do jogo direto entre o timinho de botucudos contra o grande Corintians em SP de Nilmar, Tevez, etc., em uma das mais estravagantes garfadas do futebol brasileiro e claro, um show de tática dos botucudos em especial do Edinho que anulou o Tevez = veja este jogo também, vale a pena ...). Em 2006 foram campeões da Libertadores sobre o grande São Paulo que tinha os 2 volantes mais habilidosos e chegadores do Pais=Mineiro e Josué (reveja os jogos, em especial o do Morumbi ...), estes botinudos foram vice-campeões do Brasil em 2006 num fato inédito para quem estava indo para o mundial, mesmo tirando pé para o Mundial (pontos corridos também e não somente uma partida passível de "crime"), em 2006 campeões do Mundo, em 2007 campeões da Recopa, em 2008 único time brasileiro campeão da Sul-Americana (sobre um monte de times e não somente passível de "crime", final com o Estudientes que em 2009 foi campeão da Libertadores e quase ganhou o Mundial também encima do grande Barça em outro jogo parelho onde o Estudientes estava ganhando o jogo até os 40 do segundo tempo...). Isto é um time completo: defesa, meio e frente. Gente que sabe jogar e que ganha jogos. ... continua...

    ResponderExcluir
  10. .... continua... Perguntastes o que prefiro ver e te repico a pergunta: o que preferes ver: um time destes como o inter de 2005 a 2008 com muita gente que chamas de "nulidades" e que insistes em desmerecer mas que ganharam "tudo" ou os outros brasileiros da época muito mais recheados de craques mas que não ganharam nada ? Por que você acha que hoje o inter tem 110.000 sócios pagantes? Gostei de ver o Zico, Sócrates, Falcão, Cerezo, Junior, Leandro e Cia. Mas este grupo fantástico não foi campeão do Mundo, e futebol também é resultado. Um time com 10 Zicos não ganha nada. Talvez em 1982 se tivesse uma dupla de volantes com Falcão e um botinudo ???? E resultado se consegue mesclando gente como o Dunga, Gilberto Silva com Romário e Bebeto e não somente com os últimos. A crítica é muito fácil e cruel. Tem tanta gente que escreve que alguns jogadores não jogariam nem no seu time da Várzea; que erram passes de 2 metros (isto sempre os botocudos pois os "bons" quando erram são perdoados e erram mais que os botucudos mas ninguém nota embora as estatísticas mostrem isto com clareza). O Santos é campeão do continente Americano e vice-campeão do Mundo. Fez o seu melhor num dia em que o Barcelona estava muito feliz e ganharia de qualquer um até da nossa famosa seleção de 82. Bobeia ganhava até do time de "botineiros" do inter 2005 a 2008. Eu me nego a ver o futebol assim, com tanta raiva e com tamanha crítica. Gastas muito tempo criticando e acrescentas muito pouco de algo útil, de exame tático. Preferes dizer coisas como "o Santos não entrou em campo" ou "... o treinador errou sim ...". Isto não diz nada! No caso do inter x Barça entrastes em debate sobre um jogo que não vistes ou que dormistes no meio. Examinas quase só com emoção e parcialidade e ai te tornas incompetente nos comentários. Inclusive quando na sua resposta escrevestes "nulidades como ...", garanto a você que se você tivesse tanto sucesso na tua profissão como os 2 citados como nulidades na profissão deles, você seria um cara realizado, muito mais do que deduzo és hoje pois quem tem sucesso não tem a preocupação de desmerecer os outros como me passastes a idéia nas tuas 2 intervenções. O Santos de hoje é um grande time e tenho sim orgulho de vê-lo lutando como fez domingo passado. Foram muito infelizes em alguns lances, mas, eu vi sim "luta até o final". Por fim, poderia ser cruel e te comparar com grandes comentaristas e te classificar com alguns adjetivos que gostas de usar. Até seria fácil pois tenho tuas afirmativas por escrito que não poderias negar. Mas sei que fazes o teu melhor e se tens um blog é porque tens méritos, mesmo que tenha outros que tenham mais méritos que você. Tem gente ai, acho, que nasceu mais para "porteiro de boate" do que para jogador de futebol, conseguiram estraordinários feitos no puro esforço contrariando a lógica e você só se realiza se "esculhambar" o cara? Por fim uma concordância: ... é, tem gosto prá tudo ... vá entender!?

    ResponderExcluir
  11. Incrível. Muricy ganha absolutamente tudo no Brasil (além da libertadores), ai perde um mundial para o maior time do universo e vira IMBECIL...coisa de brasileiro. (marcelo henriques)

    ResponderExcluir
  12. Muricy foi campeão brasileiro em 2005 pelo inter (no campo é claro), foi campeão paulista e vice-campeão da libertadores com o São Caetano, foi 3 x campeão brasileiro com o São Paulo, foi campeão libertadores com o Santos ... Eu reverencio.

    ResponderExcluir
  13. anônimo marcelo henriques, opa. pera.... nao foi campeão brasileiro de 2005 nem no campo. o dia q só dependeu dele, ele perdeu do parana clube rebaixado. o jogo q metaram a mão não iria mudar em nada... se ganha aquele jogo era líder. não foi vice da libertadores com o são caetano. foi o picerni.

    ResponderExcluir
  14. e como técnico do São Paulo ganhou 3 brasileiros (campeonato longo q se ganha com um bom elenco e pode ser vencido com uma única jogada: chuveirinho na área ou até com a titibilidade) e perdeu outros 14 campeonatos (campeonatos mais curtos que precisam de uma equipe bem treinada, capaz de surpreender com alguma jogada diferente). 14 campeonatos perdidos. 14!!! alguns de forma medonha. ex: 4x0 do sao caetano, em casa. e o mais proximo q são caetano chega do barcelona é o fato de ter um bairro com esse nome na cidade. sem contar sua brilhante passagem pelo palmeiras. pegou o time líder do campeonato e entregou a equipe fora da libertadores. ele não é esse gênio todo q se vende e q muitos acreditam...

    ResponderExcluir
  15. Resposta ao Jaime: devolva os 11 jogos originais que o Sveiter anulou e o campeão foi o inter em 2005. Não interessa se o inter perdeu a última partida tanto que deu volta olimpica no Paraná... Qto ao Muricy, além de tudo que foi dito, foi esquecido o título de campeão brasileiro de 2009 com o Flu.

    ResponderExcluir