segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Corinthians com cara de São Paulo.
Corinthians e São Paulo sempre tiveram estilos diferentes, mas as quatro últimas rodadas do Brasileirão transformaram o Corinthians numa reedição do que foi o São Paulo nos títulos de 2006, 2007 e 2008. Um time aplicado e de muita força defensiva, que pratica um futebol sem brilho mas eficiente. Ontem, por exemplo, o Corinthians teve apenas uma chance de gol, que Liédson conferiu. Uma. Mas o recado parece claro: como o São Paulo ganhou em 2006, 2007 e 2008, e o Corinthians só perde o desse ano se der muito mole, esta é a fórmula. 
A rapaziada lá do Rio não deve ter se surpreendido com a origem do gol de Liédson. Quem perdeu a bola boba no meio-campo, permitindo o contra-ataque aproveitado com uma aula de futebol do Alex, foi o Coutinho, um botinudo que começou sua carreira no Vasco e desde cedo a gente via que seria um razoável volante pra segunda divisão. Jogador de futebol que honra a camisa que veste e, mais que isso, honra a profissão que escolheu, tem que correr o tempo todo, não pode se entregar até que o jogo acabe, etc, etc, etc. Isso a gente sabe, e é o mínimo. Mas quando fica só nisso, temos um Coutinho qualquer. Dá no que deu. 
Quando o Inter enfrentou o São Paulo, no Morumbi, elogiei a atuação do zagueiro Rodrigo Moledo, que eu não conhecia. Acho que ele leu aquele post e ontem decidiu retribuir, oferecendo o gol que o Flamengo não sabia de onde tirar. O time jogou mal como fez no campeonato inteiro, com cinco ou seis partidas de exceção, mas ontem pelo menos brigou. Felipe começou pessimamente, saindo mal em todas os cruzamentos para a área, mas acabou sendo o cara mais importante da partida, com duas ou três defesas muito boas e uma espetacular, numa conclusão do Leandro Damião. O jogo de ontem deixou duas coisas claras. A primeira é que o Flamengo não é um time de futebol, é um bando. (No futebol, muitas vezes o bando ganha.) A segunda é que, se ficar com a vaga na Libertadores e continuar jogando desse jeito, se não reforçar pontos que chegam ao ridículo, como o miolo de zaga, a armação das jogadas e o comando do ataque, são grandes as chances de termos um Tolima da vida afundando o rubro-negro já na fase pré-grupos. 
Tudo que precisaria ser dito sobre a vitória do Vasco pode ser lido no post de quinta-feira, cujo título é “Um time honrado”. Basta rolar o blog um pouquinho pra baixo, e tá tudo lá. 
Assunto para o ídolo do Jaime, o PVC. Com o que aconteceu em 2009, em 2010 e agora em 2011, acredito que o Brasileirão esteja batendo um recorde: no mundo inteiro, é o único campeonato por pontos corridos que tem trinta e oito rodadas e que, por três anos seguidos, só foi decidido na última. A qualidade técnica pode não ser nada do outro mundo, mas não há campeonato mais bacana que esse.

3 comentários:

  1. quando e onde vai ser o blogboteco fechando a temporada 2011?

    ResponderExcluir
  2. O Corinthians ta afm de ser campeao. o Alex nao aguenta 90 mas quando entra tem jogado bem corrido bem..... vamso ver como vai ser domingo q vem..... acho q meu time leva vantagem pq pega um Palmeiras querendo sim estragar a festa porem se levar 1x0 foda-se .... o flamengo precisa pelo menos de um empate pra ser garantir na Libertadores. isso vai fzr eles jogarem com algo alem do estragar a festa..... acho q o Profechô vai tentar salvar o ano nesse jogo.... quanto ao Meu querido Tite espero q nao estrague o dele

    ResponderExcluir
  3. Hahaha acho que é a primeira vez neste ano que não vejo o comentário do Magalha começando com "Fora Tite Filho da Puta" ahaha mas ai se perde domingao...

    Ainda não caí nessa de gritar é campeão antes da hora, já previa uma vitória vascaína no clássico contra o Flu, mas estou esperançoso de que pelo menos um empate o time consiga trazer pra casa, não precisa muito só um último esforço pra esse ano pra fechar bacana o campeonato. Ficaremos na torcida.

    Apesar de eu ser corinthiano e saber que será um jogo difícil pro Corinthians domingo, sei que o Vasco tem uma missão mais dificil ainda... afinal pega um flamengo com objetivos no campeonato, diferente do palmeiras q não tem mais nada a esperar. Hoje vou ver o Vasco jogar na Sulamericana... Acho q vou secar um pouquinho e torcer para La U!!!

    ResponderExcluir