sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Time grande que se preza não pode ter como meta apenas chegar à Libertadores.
O torcedor do Flamengo está numa encruzilhada. Se o clube não ficar com uma das vagas na Libertadores, periga de acontecer uma debandada geral, que vai nos obrigar a começar tudo do zero. E se ficar com a vaga – sabe Deus como –, corremos o risco de neguinho achar que o time é bom, contratar um reserva pra lateral esquerda e partir para mais uma temporada de fracassos e explicações hipócritas de um técnico arrogante. 
Entre os times que um dia se julgaram capazes de ganhar o Brasileirão 2011, o Flamengo tem seguramente o meio-campo menos criativo de todos. Junte a isso mais uma atuação desastrosa do Ronaldinho Gaúcho e pronto: nenhuma conclusão no segundo tempo. Pior: além de não produzir lá na frente, a autossuficiência de Ronaldinho tem provocado prejuízos lá atrás. O segundo gol do Coritiba, no último domingo, começou numa bola que ele matou mal e deixou de graça pro contra-ataque. O pênalti de ontem a favor do Figueirense começou num passe displicente que ele deu na meia-esquerda. Uma lástima. 
O que me incomoda nessa história de Libertadores é a esperteza dos nossos milionários treinadores. O Figueirense chegar à Libertadores é algo digno de comemoração, mas Flamengo, São Paulo e os outros grandes não podem se conformar com isso. Futebol é título, vaga na Libertadores é conversa pra boi dormir. A não ser que o senhor Vanderlei Luxemburgo assine um documento garantindo que, caso a vaga na Libertadores venha, o título da Libertadores virá também. É isso? Se não for, o que ele está fazendo é colar na testa de todos nós, rubro-negros, o carimbo de trouxas.

8 comentários:

  1. Murta
    Sempre achei que essa supervalorização da Libertadores é ridícula! É um torneio importante sim, mas times grandes realmente não podem passar um ano todo só jogando por uma vaga! E acho mais ridículo ainda qdo o time vence a Copa do Brasil e depois joga o Brasileiro como se o ano já estivesse ganho, como aconteceu com o Corinthians em 2009! Nesse aspecto, a campanha do Vasco desse ano é um exemplo de seriedade.

    ResponderExcluir
  2. O carimbo de trouxa, Jorge, já temos. Ano passado, o profexô encerrou o ano dizendo que o Flamengo ganharia o Brasileirão 2011. Você ganhou? Pois é, nem ele.
    Impressionante como de uns tempos pra cá o Vanderlei não consegue ganhar mais nada. Alguém se lembra qual o último título de expressão dele? Estadual não vale. Acho ele um sangue-suga, empresário travestido de técnico. E o Ronaldinho, que papelão ontem hein? Acho que o Willians dominou bolas mais difíceis e acertou mais passes que o sujeito. Cadê aquele príncipe árabe que o levaria para a Grécia por EUR 30 MM? Com o dinheiro montamos um time inteiro. Com reservas e tudo! Isso se a diretoria fosse séria, né, mas isso é outro assunto.
    E que venha a vaga na Libertadores para tomarmos mais uma chinelada internacional de uma La U, ou coisa que o valha.

    ResponderExcluir
  3. Murta. Chega! Esse time não pode ser do Flamengo. Já tivemos times ruins pra caralho, mas um sem raça como este, tô pra ver igual.
    Já disse 1 milhão de vezes que não entendo pôrra nenhuma de futebol, mas eu entendo de Flamengo. Sou catedrático, formado nas arquibancadas do Maraca e uma porrada de ida naquela merda que eles chamam de engenhão. Como é que pode o Flamengo ter o melhor ataque da competição (maior número de gols) se o Flamengo não tem ataque? Só você mesmo pra explicar esta merda.
    Uma vez eu li uma notícia sobre a Formula 1, que dizia que um carro era favorito para ganhar a corrida porque o freio dele era melhor. Ora, caralho, numa corrida, tem que ter o melhor freio ou o melhor acelerador? Larguei essa merda de F1.
    Voltemos ao time de bosta do Flamengo. Por mim, Felipe pode ir embora. O Paulo Victor ainda não é melhor do que ele, mas vai ser rapidinho. A zaga inteira é uma merda e o tal do Pirulito é um boardline, fronteiriço. Já viu os faniquitos que ele dá? A gente já se fodeu com expulsão dele e vai se foder mais, caso ninguém ensine o básico de comportamento àquele bosta.
    Leo Moura pode se aposentar. Obrigado pelos serviços prestados. O babaca do Junior Cesar não sabe marcar, não sabe driblar e não sabe cruzar. Ele e o babaca do Juan estão ali, pau a pau.
    O Williams devia ir pro AA e depois pro dente -de-leite da escolinha de futebol. Vá se foder também. O Ayrton só pode jogar com aquelas tornozeleiras magnéticas, porque é um asassino em potencial. Thiago Neves cai o tempo todo ou escolhe o lado errado pra dar o drible. Esse babaca é tricolor, vai por mim. Ronaldinho Gaúcho é outro que não dá mais nada. nem o Circo de Soleil quer o cara. Tá matando bola na canela dentro da área e armando contra-ataque a cada jogo. O custo x benefício é uma lástima. Taí a Traffic que já pipoca no pagamento dele.
    O ataque não tenho nada a falar, porque não tivemos este ano. Tem que comprar a porra toda ou trazer neguinho da base, sei lá.
    O fato é que, com Libertadores ou sem Libertadores, esse time do Flamengo não merece pôrra nenhuma.
    Mas estamos aí. Flamengo até morrer!
    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Durante algumas partidas deste campeonato, achei que o Flamengo tinha chances de ser campeão, e tenho que reconhecer que fui muito ingênuo ou burro, pois não foi somente com a pífia apresentação de ontem que mostra que o time é uma MERDA, que o super poderoso melhor técnico do mundo, isso é como ele se acha, mostrou seus delírios com Deivid, Wellington, Pierro etc., suma, que vai pra puta que pariu, e ontem esse filho da puta ainda iria colocar o Pierro, só não colocou pelos gritos de burro, burro.
    Qualquer clube tem que ter como meta o título, seja municipal,estadual,nacional e mundial, portanto vibrar em ficar em quarto colocado para disputar a Libertadores e dá os vexames que o Flamengo deu, é melhor se estruturar.
    O pior de tudo isso é que além de não estar jogando nada, nesses últimos jogos a garra do manto rubro-negro SUMIRAM.
    Se o príncipe que quer levar o Ronaldinho existe, vendam logo antes que ele vire sapo e desista e veja como não está jogando nada, e sem este técnico IMBECIL EM TODOS OS SENTIDOS, vamos começar do zero, com Muralha, Tomás entre outros.
    Agora vou torcer para o rival, fazer o que né.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Vini,

    Perfeito. Apesar de ter perdido André Santos, Christian e Douglas logo depois da conquista da Copa do Brasil, o Corinthians tinha um time muito arrumado e era fortíssimo candidato ao Brasileirão de 2009. Mas se desinteressou por causa dessa praga de “vaga na Libertadores”.
    E precisamos mesmo reconhecer a seriedade do Vasco. Tomara que sirva de exemplo para os futuros ganhadores da Copa do Brasil.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Thomas,

    No ano passado Vanderlei assumiu o Flamengo com o discurso de “impedir o rebaixamento e pegar uma das vagas na Sul-Americana”. O time era péssimo, mas apesar do trabalho sofrível dos técnicos anteriores – Rogério Lourenço e Silas –, em nenhuma rodada do campeonato estivemos na zona do rebaixamento. Ou seja: apesar do Val Baiano, do Diogo, do Corrêa, do Christian Borja e de outras pragas, Luxemburgo já chegou jogando pra plateia.
    No final da temporada mandou embora um monte de gente, contratou outro monte, recebeu jogadores caríssimos, aí passou o ano reclamando das arbitragens e sem conseguir montar um time. O Flamengo pode ganhar aqui ou ali, pode fazer um ou outro jogo bom, mas não tem padrão, não tem consistência, não tem o mínimo de regularidade. Quanto à vaga na Libertadores, eu estava conversando hoje à tarde com o Jaime, pelo msn, sobre isso. Ano passado a torcida do Grêmio lotou os bares de Porto Alegre pra secar o Goiás na final da Sul-Americana, para que o quarto colocado no Brasileirão também tivesse vaga na Libertadores. O Goiás perdeu, fizeram uma imensa festa na cidade. Pra quê? Entraram na Libertadores com um time fraquíssimo e caíram já nas oitavas, naquela maldita quarta-feira em que todos os brasileiros foram eliminados. Perderam as duas partidas, se não me engano, para o Universidade Católica.
    Nós, brasileiros, temos a tradição de desprezar os segundos colocados – como prova a eterna zoação em cima do Vasco. Até pouco tempo, técnico que chegava em segundo era devidamente execrado. Mas com essa história de vaga na Libertadores, nossos treinadores encontraram um jeito de justificar seus salários indecentes valorizando não apenas o segundo, mas também o terceiro e o quarto lugares. Bobos somos nós.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Valois,

    A bronca é justa. O Vasco também não tem um grande time, mas parece que pratica outro esporte. Os caras correm o tempo inteiro, marcam, se ajudam, atuam de forma compacta. Quantas vezes o Flamengo tem um lateral a seu favor e não aparece ninguém pra receber a bola? É primário. E aí me parece que falta comando tático. Em português claro: falta técnico. Também não gosto do Luxemburgo, mas até recentemente achava melhor continuar com ele do que começar tudo de novo. Agora já estou mudando de opinião.
    O Flamengo ganhou títulos importantes com Carlinhos de técnico, Andrade era nosso treinador em 2009, Cristóvão é quem dirige o Vasco. Tá mais do que na hora de questionar os luxemburgos e felipões da vida.
    Se o técnico não consegue fazer o Flamengo jogar com um mínimo de coração, que a fila ande.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Jó,

    Seu protesto reforça a resposta anterior: o grande problema de caras como o Luxemburgo e o Felipão é que eles chegam em seus clubes mandando e desmandando.
    Pegue o Felipão, por exemplo. No ano passado, depois da triste eliminação para o Goiás na semifinal da Sul-Americana, Felipão transformou o Campeonato Brasileiro numa espécie de peneira, em que ele ia observar quem servia ou não para o time. Fez o mesmo que Vanderlei: mandou gente embora, sugeriu contratações, disse que com Maicon Leite e mais um centroavante – acabou vindo o Wellington Paulista – seria campeão brasileiro. Tá suando sangue pra não cair pra segundona.
    Luxemburgo, idem. Observou, cortou, exigiu, acreditou nos inacreditáveis Welinton, Renato Abreu e Cagalhão Parrudo. Aí montou um time de bosta e só sabe reclamar do juiz. Ridículo.
    O Flamengo pode até não jogar bem, mas tem que jogar. E o Flamengo do Vanderlei não joga.

    Abraço.

    ResponderExcluir