quinta-feira, 24 de maio de 2012

Ainda bem que meu time tá fora, porque essa Libertadores tá de matar. 
Ano passado, Ronaldo Fenômeno participou da transmissão, pela Globo, de uma das muitas partidas entre Barcelona e Real Madrid. O início do jogo estava embaçado, com o Real marcando muito, totalmente concentrado, e o Barça sem conseguir entrar. Mas lá pelos trinta minutos do primeiro tempo a coisa foi voltando ao normal, e começou o baile. Ronaldo, que sabe das coisas, foi certeiro: “Ninguém consegue jogar o tempo todo do jeito que o Real Madrid começou a partida.” O curioso é que, por mais que vejam jogos aos domingos e às quartas e que discutam futebol a semana inteira, nossos narradores, comentaristas e – sobretudo – torcedores não conseguem entender isso. Volta e meia você escuta esse tipo de papo: mas por que não manteve o ritmo? Por que recuou? Por que mudou o que estava dando certo? Ora, simplesmente porque é impossível. Desfalcado de seus três melhores jogadores na temporada – Deco, Fred e Welington Nem – o Fluminense entrou ontem contra o Boca correndo uma barbaridade, marcando no campo todo, sem deixar o Boca respirar. Não havia outra opção, mas ninguém suporta aquilo por muito tempo. Ou o Flu fazia o resultado no período de sufoco, ou não ia aguentar. Não aguentou. Fora isso, outro detalhe a considerar é a escolha do elenco montado pelo clube. Na verdade, esse tal elenco cantado em prosa e verso (os derramados elogios de Paulo César Vasconcelos na final do estadual contra o Botafogo chegaram a irritar, de tão exagerados e repetitivos) tem um problema que ontem foi fatal: a fragilidade física dos dois principais nomes. Vejamos de outra forma. Vamos imaginar que um time qualquer – o Bangu, por exemplo – contrate Adriano, Jóbson, Carlos Alberto e Ronaldinho Gaúcho para uma competição relativamente curta. O time vai seguindo, chega à semifinal e ganha. Só que, aí, os caras resolvem comemorar. Setenta e duas horas consecutivas de festa na casa do Adriano emendados com um pagode no Candongueiro varando a madrugada, daí para os embalos chez Ronaldinho Gaúcho etc. Chega o dia da final, o time está um bagaço e perde. Vai reclamar de quê? Ao armar o time com esses caras, o Bangu não sabia que isso ia acontecer? Todo mundo sabe que Fred e Deco são jogadores que não têm mais a condição física necessária para o tipo de futebol que se pratica hoje, e montar um time apoiado no talento dos dois é uma temeridade. Aí vêm os jogos decisivos, os caras ficam de fora e não há o que fazer. Além disso, tem o Thiago Neves, né? Ele ontem confirmou o que eu sempre pensei dele: é um extraordinário jogador para a disputa de campeonatos estaduais. 
Já elogiei várias vezes, aqui no blog, a disposição e o espírito de luta de Corinthians e Vasco. Não são dois times exatamente talentosos e ambos estão com problemas sérios no comando do ataque. O Corinthians, desde que Liédson parou de jogar; o Vasco, desde sempre, já que Alecsandro nunca jogou. Logo aos três minutos a gente teve uma amostra do que seria a partida. Houve uma falta a favor do Vasco a dois palmos da linha do meio-campo e bem junto à lateral, mas mesmo assim Juninho foi pra cobrança e os zagueiros vascaínos correram pra grande área. Assistindo ao jogo, relaxadão após a classificação do Palmeiras para a semifinal da Copa do Brasil, Felipão deve ter tido seguidos orgasmos. No segundo tempo, como sempre acontece – ver parágrafo acima – a marcação deu uma afrouxada, as chances começaram a surgir e o jogo foi de uma tensão deliciosa, cujo auge aconteceu naqueles rápidos segundos em que, após a pixotada do Alessandro, Diego Souza partiu em direção à área carregando a classificação vascaína nos pés. É verdade que o Cássio deu uma aula de como um goleiro deve se portar numa situação daquelas, mas o Diego Souza – a versão cruzmaltina do Thiago Neves – poderia ter escolhido qualquer tipo de conclusão, mas tinha a obrigação de botar aquela bola no fundo da rede. Repito a pergunta que já fiz aqui: por que será que não se dribla mais goleiro aqui no Brasil? Hoje vou torcer muito pro Santos, porque se a semifinal for entre Santos e Corinthians, vai ser espetacular. 
Deus me livre de praga de rubro-negro. No primeiro turno do Brasileirão de 2009, o Coritiba humilhou o Flamengo com uma goleada de cinco a zero. No final, o Flamengo foi campeão e o Coritiba foi rebaixado. Não muito depois de comandar o América do México na eliminação do Flamengo da Libertadores em 2008, sapecando três a zero no Maraca, Cabañas foi baleado na cabeça. Só voltou a jogar bola agora, num time da segunda divisão do futebol paraguaio. No início desse ano, Alex Silva deixou o Flamengo na mão às vésperas da partida contra o Real Potosí pela fase pré-grupos da Libertadores. Na última semana, jogando pelo Cruzeiro, Alex Silva sofreu uma contusão que deve deixá-lo fora dos campos até o ano que vem. Soube que houve festa em metade da cidade do Rio de Janeiro quando o Emelec fez aquele gol nos acréscimos, contra o Olimpia, eliminando o Flamengo da atual Libertadores. A réplica veio ontem, com a sofrida queda de Vasco e Fluminense no mesmo dia, um imediatamente após o outro e com uma boa dose de crueldade, pelos gols sofridos nos últimos minutos. Festa na outra metade da cidade.

5 comentários:

  1. Murta, aquele gol até eu faria!

    ResponderExcluir
  2. Bom... desculpa Murta .. nao consegui falar isso na sua cara mas o futebol carioca ja era.... nao da mais pra viver de nostalgia do tempo em q a Globo vendia o Carioca como o melhor futebol do mundo.... os caras vao pa la ja pensando em se encostar.... Diego Souza, Alecsandro, Thiago Neves, Deco, Fred, Ronaldinho.... todos ja aposentaram a chuteira e aderiram ao Chinelinho.... o Deco implorou pra joga rno Corinthians e nao veio.. sera mesmo q o motivo era grana? o Adriano so veo pq o Ronaldo pediu e mesmo assim foi provado q nao adianta.... ta na hora do futebol Carioca levar as coisas mais a serio... E claro q da sempre pra contar com a sorte ou qualquer outra coisa pra uma bola daaquela q o Diego Souza chutou pudesse ter entrado.. mas as vzs as coisas falham e vc precisa de mais do q isso pra chegar la....

    Quanto ao jogo do meu time acho q o Corinthians e um time sólido do meio pra Zaga mas ineficiente do meio pro ataque.... a bola chega na entrada da area e ninguem sabe o q fzr com ela.. dai toca ate perder... isso tem q ser arrumado.... como te falei hj.. nao entendi o time usar como estrategia de jogo chuveirinho e nao ter o Elton nem no banco como opcao.... Chegamos ate aqui pela eficiencia pura mas agora ao contrario dos times cariocas tamso com a eficiencia tatica muito em alta... ta falntando alguem irresponsavel pra decidir....
    PS: Galera q torce pro São Paulo... a Band ta passando o jogo de vcs sempre ao vivo.... #ficadica

    ResponderExcluir
  3. Camilinha:
    Você faria sim, e aposto que o Martin também. A sorte do Corinthians é que era o Diego Souza.
    Beijo.

    Magalha:
    Muito mais do que qualquer um, eu sou o primeiro a criticar as coisas erradas do futebol do Rio, e sobretudo as do Flamengo. Mas essa história de que morreu, já era, aí eu confesso que não sei. Parece aqueles papos de que o samba acabou, o samba morreu, aí daqui a pouco vem um sambista da pesada, lança um disco que é uma obra-prima e todo mundo grita "Viva o samba".
    Acho precipitado dizer que acabou um futebol que nos últimos três anos conquistou dois Brasileirões - segundo você mesmo reconhece, um campeonato mais difícil que a Libertadores.
    Fred e Deco vieram acabar a carreira no Flu? Talvez. Mas o que fizeram Ronaldo Fenômeno e Roberto Carlos no Corinthians? Ou mesmo, pra falar do time atual, o Liédson? Ah, mas o Liédson foi Campeão Brasileiro. Fred e Deco também.
    Acho esse tipo de raciocínio muito influenciado pelo resultado, e aí é aquilo que o Bernardinho diz: quando ganha, tudo é lindo; quando perde, nada presta.
    Não seria exagero dizer, em 2007, com Betão, Zelão e a segunda divisão, que o Corinthians tinha acabado. E outro dia eu estava aqui, conversando com Kride e Gobato e elogiando o que o Corinthians tem feito e o que o Corinthians virou.
    Acabar é morrer. Pra mim, o futebol carioca tá só doente - e tem cura.
    Quanto ao time do Corinthians, me parece que o maior problema é mesmo a impressionante queda de rendimento do Liédson, que deixou o time capenga ali na frente. Cobrindo o buraco na próxima janela, o time volta a ser forte como aquele que ganhou nove jogos em dez no Brasileirão do ano passado.
    Quer dizer, isso se a Inter de Milão não levar o Paulinho. Se levar, vai ter que quebrar a cabeça pra remontar o time.
    Abração.

    ResponderExcluir
  4. o homi se irritou!!!
    acho q escrevi mal entao... quando disse morreu disse q essa administração antiquada e gestão do futebol carioca dependente d uma imagem nostálgica morreu.... nao sei se vc concorda enfim
    quando ao resto nao acho q se compara o Fred e Deco com R9 ... o resto acho q da mas dai ta mais q provado q nao funciona... ate pq Roberto Carlos foi embora e fomos campeões ...
    bjus

    ResponderExcluir
  5. Que mané me irritei nada, rapaz. Apenas contra-argumentei. A gestão do futebol carioca de forma geral, e a do Flamengo em particular, é absolutamente caótica e ultrapassada. Mas eu insisto que é estranho vir com esse papo depois de uma quarta-feira em que Vasco e Fluminense foram eliminados com gols nos últimos minutos de jogo, gols que talvez nem mesmo o Boca e o Corinthians esperassem. No mais, vamos em frente.
    PS: Seria uma insanidade completa comparar Fred ou Deco com Ronaldo, e eu jamais faria isto. Mas fiquemos com os fatos: Fred e Deco foram campeões brasileiros. Ronaldo, não.
    Abraço.

    ResponderExcluir