segunda-feira, 18 de junho de 2012

Por que será que Luís Fabiano anda tão nervoso? 
Artigo primeiro: mesmo sendo profissional e ganhando rios de dinheiro, jogador de futebol não pode ser obrigado a ter sangue de barata. Se a gente briga até em pelada, imagine em jogo valendo três pontos e com casa cheia. Artigo segundo: uma das bobagens que virou mito no futebol é essa história de que reclamar não adianta. Adianta sim senhor. Juízes não voltam atrás no que marcam, ok, mas pelo tom das reclamações eles sacam se erraram ou não, e tendem a compensar o erro. O problema é que, como quase tudo no futebol, reclamar exige malandragem, e malandragem demais atrapalha. Outro dia escrevi aqui que não vejo mais os juízes marcarem pênaltis no Fred, de tanto que ele se joga e esperneia. Da mesma forma, de tanto reclamar de tudo e de todos, Luís Fabiano também começa a ficar marcado. Acho que ontem ele tinha razão em pedir amarelo pro Ronaldinho – se bem que ele, Luís Fabiano, merecia mesmo era o vermelho pela falta que fizera –, mas perdeu o controle e se mostrou pouco malandro. Apesar de marrento e fominha, tenho a impressão de que em algum lugar bem escondido lá no fundo de sua mente, Luís Fabiano sabe que está devendo e que só pagará a dívida se ajudar o São Paulo a chegar a um título importante. O problema é que ele não pode ajudar o time se não estiver em campo, né? 
O jogo do Corinthians contra a Ponte Preta e o time que o Santos escalou contra o Flamengo deveriam servir como argumentos definitivos para que alguma coisa seja feita, com urgência, no calendário do nosso futebol. A Libertadores tá ficando e vai ficar cada vez mais verde e amarela, os torcedores brasileiros abraçaram a competição pra valer, mas a gente não pode se conformar em ver os melhores times do país desprezarem o campeonato mais importante do país. Argentinos, chilenos, uruguaios, todos disputam simultaneamente, e sem grandes sofrimentos, a Libertadores e seus campeonatos nacionais, o que torna óbvia a constatação de que o que nos empareda são os nossos campeonatos estaduais. Enquanto não repensarmos isto, vamos continuar vendo o Corinthians com um ponto ganho em quinze possíveis e o Santos mandar a campo um assustado bando de garotos imberbes. 
Mais um tema recorrente: a estranheza do Internacional. Sábado, jogando em casa contra o bipolar time do Botafogo, o Inter poderia ter definido a partida tranquilamente no primeiro tempo. Mas não. Logo se instala uma lerdeza, um distanciamento, um tédio. No segundo tempo o Botafogo voltou mordendo e virou o jogo com uma facilidade que, nas décadas de setenta e oitenta, forasteiro algum encontrava no Beira-Rio. O Inter tem um bom elenco, três ou quatro jogadores talentosos, mas essa coisa de se achar o Manchester United dos pampas o transformou num time pedante e frio, de quem ninguém mais tem medo. 
O único assunto aqui é o futebol. Por isso, o blog se recusa a fazer qualquer tipo de comentário a respeito do que houve ontem no Engenhão.

5 comentários:

  1. o inter tem o filhodumaputa do dagoberto. esqueceu? o luis fabiano tem q ir pra pqp. se bem q jogar com o maicon e fernandinho e mais uns 2 ou 3 deve deixar qqer um nervoso mesmo. mas a torcida já não tá mais com muito saco com ele. por acaso vc anda assistindo jogo do campeonato uruguaio, chileno...?

    ResponderExcluir
  2. Murta. O que está acontecendo no Flamengo? Eu sei que, aqui, vc só escreve sobre futebol. Então manda um email e me explica, pq tá ficando difícil. Abraço.

    ResponderExcluir
  3. O Luis Fabiano foi "burro"? talvez. Mas prefiro mil vezes um comando de ataque com ele do que com varios bunda-moles que eu já vi jogar, como o próprio vagabundo dagoberto, citado acima pelo jaime. Está ruim com o Luis Fabiano? Seria mil vezes pior sem ele. Um dos maiores centroavantes da história do tricolor era bem mais esquetado que o Luis Fabiano, o grande Chulapa, que até chute na cara do nosso atual técnico já deu.
    Abração:

    PS: Deixo aqui uma duvida liguistica. Qual é o plural de bunda-mole?

    ResponderExcluir
  4. johnny: o plural é marlos

    ResponderExcluir
  5. O Corinthians tem o seu time "A" e seu time "Z" tomano cu aquilo nao pode acontecer... na boa.. nao da pra falar q o time nao tem interesse... o Filho da Puta do Douglas ta a6 meses no clube e ainda ta gordo... o time nao tem um volante pra substituir a Ralf e Paulinho, o time nao tem lateral esquerdo reserva, o time nao tme lateral direito... aquele Elton é um merda o Marquinhos q e um zagueiro regular o car afode o cara colocando de volante... e a dupla de zaga e uma piada... na boa... ta na hora de rever essas contratacoes ai... o Paulistinha acabou a novela com a portuguesa passou e nenhum volante chegou... veio o tal do Anderson q jogou 15 min num jogo e 15 no outro.. o Romarinho q ninguem sabe o q sera... Willian so joga 45 min (quando o time ja ta cansado) o Liesdson q ta sem joelho pra jogar... ta foda... complicado jogar assim.... se rola rum desmanche no time "A" vamos de "Z" nesse campeonato

    ResponderExcluir